Empreendedorismo e Inovação Gestão de Projetos

Técnicas de Gerenciamento de Projetos Propostas Pelo PMI em Organizações do Terceiro Setor

Resumo

Este artigo apresentará o resultado de uma pesquisa de maturidade em gerenciamento de projetos, realizada em instituições do terceiro setor, apresentando também uma proposta de Metodologia para Gerenciamento de Projetos, desenvolvida no PMI Rio, especificamente para utilização em organizações do Terceiro Setor. A Metodologia tem como base o PMBOK – Project Management Body of Knowledge, manual de referência do PMI (Project Management Institute). Também serão apresentadas as iniciativas do PMI Rio junto ao Terceiro Setor, incluindo programa de capacitação, seminário, cartilha e publicação da metodologia.

Introdução

O significado do termo “Terceiro Setor” traz na sua origem a idéia de organizações sem fins lucrativos, de natureza não governamental, cuja essência se encontra nas idéias de contribuição voluntária, doação e filantropia, típicas de ações realizadas anteriormente por setores como a igreja e instituições de caridade.

Com o surgimento da representatividade de algumas organizações internacionais junto às Nações Unidas a partir da década de 60, o termo “Organizações Não Governamentais” passou a ser usado com maior freqüência para representar essa categoria de instituições. Essas organizações eram em sua maioria européias e suas propostas estavam relacionadas à formulação de projetos de desenvolvimento para o Terceiro Mundo, através de programas de cooperação internacional. Essa nova realidade fomentou o surgimento de várias ONGs ao redor do mundo, inclusive no Hemisfério Sul, a partir da década de 70.

Leia Mais: