Empreendedorismo e Inovação Sustentabilidade

Sustentabilidade No Agronegócio o Desafio Está Lançado!

Nos dias 22 e 23 de março, em Curitiba, a Profa. Dra. Ana Paula Arbache, ministrou curso de Sustentabilidade Ética, Social e Ambiental no Programa de Formação em Gestão Sindical e em Gestão de Pessoas no Segmento Rural Patronal. A convite do Prof. Francisco Bittencourt responsável pela coordenação do Programa que é organizado pela Federação da Agricultura do Paraná e sob coordenação local do Prof. José Gabardo.
As contribuições e limites do agronegócio para o País, bem como a atuação dos Sindicatos Patronais e Usinas de Cana-de-Açucar e Álcool, foram objeto dos debates. O diálogo fértil entre os participantes, demonstrou a necessidade de maior colaboração e estabelecimento de parceiras no setor, principalmente aquelas que podem tornar a cadeia produtiva, mais limpa e sustentável. Entre os projetos desenvolvidos pelo integrantes do curso, destacamos:

a) Projeto Consciência Alimentar: Treinamento e conscientização para merendeiras. Maior participação da família no projeto e cursos de consumo consciente. Parceira com órgãos que trabalham com cozinha econômica e reaproveitamento de alimentos.
b) Mulheres no Campo em Ação: Identificação que lideranças femininas que possam mobilizar suas comunidades. Valorização do papel da mulher no sindicalismo e na sucessão de famílias no campo.
c) Compostagem Residencial: Parceria público-privada para favorecer a coleta do lixo doméstico e criação de uma Usina de Compostagem.
d) Educação Ambiental: educar para sustentar: divulgação de educação ambiental nas escolas, em sites e campanhas que favoreçam a reciclagem, a coleta seletiva. Parcerias público-privadas para condução do projeto e premiação do desempenho.
e) Central de Compostagem Rural: Buscar parcerias para implantação do projeto. Desenvolver campanha em diferentes canais de comunicação. Conscientizar o produtor rural e a população da preservação do meio ambiente, por meio do descarte correto dos resíduos.
f) Projeto Cisterna: Os sindicatos podem propor a criação de um projeto para captura da água da chuva para vila rural. Utilizar a água da chuva para produção de hortaliças orgânicas, que serão comercializadas na feira organizada pelo próprio sindicato.
g) Associação de recolhimento de óleo queimado de máquinas agrícolas e oficinas mecânicas. Parcerias com cooperativas, prefeituras, comerciantes de óleo.
h) Sustentabilidade Sindical: Firmar parcerias com Senar, Emater, Bancos, Universidades, Convênios com Comércio Local, Planos de Saúde entre outros. Com a prestação de um serviço de excelência tornar e manter o Sindicato sustentável.

Em breve será postado um texto com as discussões em torno do tema. Segue abaixo o registro dos momentos do curso!

Ana Paula Arbache

Ana Paula Arbache

Pós-doutora em Educação pela PUC/SP. Doutora em Educação pela PUC-SP. Mestre em Educação pela UFRJ. Certificada pelo Massachusetts Institute of Technology/MIT- Challenges of Leadership in Teams (2015), Leading Innovative Teams (2018). Docente dos cursos de MBA e Pós MBA da Fundação Getúlio Vargas. Orientadora e avaliadora de trabalhos de pós-graduação. Sócia Diretora da Arbache Innovtions, responsável pelas ações de Gestão de Pessoas, Liderança, Governança Corporativa, Sustentabilidade Ética, Social e Ambiental e Elaboração e Aplicação Jogos de Negócios. Pesquisadora e autora das obras: A Educação de Jovens e Adultos Numa Perspectiva Multicultural Crítica (2001), Projetos Sustentáveis Estudos e Práticas Brasileiras (2010), Projetos Sustentáveis: Estudos e Práticas Brasileiras II (2011), Sustentabilidade Empresarial no Brasil: Cenários e Projetos (2012), A crise e o impacto na carreira (2015), O RH Transformando a Gestão – Org. (2018). Certificação em Coaching e Mentoring de Carreira para Executivos. Mentora do Capítulo PMI/SP. Curadora e Colunista do blog arbache.com/blog e Página Mundo Melhor de Empoderamento Feminino Arbache innovations. Fundadora do Coletivo HubMulheres. Palestrante em encontros nacionais e internacionais.

Deixe seu comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.