Coaching

Sua Carreira é Seu Maior Patrimônio Profissional

carreira patrimônio

Por Prof. Fábio Botteon

Você já se perguntou qual é a casa dos seus sonhos sob o ponto de vista profissional? Onde você pretende chegar? Quanto deseja trabalhar e ganhar? Como está sua carreira? Muitos profissionais investem tempo e dinheiro em formação técnica-profissional e nadam a vida inteira morrendo na praia. Outras pessoas aparecem, como um piscar de olhos, no mercado de trabalho e assumem cargos elevados e de alta rentabilidade.

Atualmente as empresas sofrem um grande e real problema no cenário de atração, seleção e retenção de pessoal. Vive-se um dilema entre dois pólos; o pólo empresarial que necessita de líderes e de funcionários motivados para o trabalho e o pólo profissional com pessoas com ideais, ansiosas por crescer, se desenvolver e galgar posições privilegiadas no mundo dos negócios. Esses pólos levam a decisões perigosas, tomadas de decisão em curto prazo, criação de chefes inexperientes e promoção rápida de colaboradores. Muitos desses profissionais têm grandes talentos, porém são imaturos do ponto de vista comportamental e comercial. O desenvolvimento emocional é considerado um dos fatores importantes quando se trata de conduzir equipe, formar novas lideranças e se desenvolver no mundo dos negócios.

A carreira de um profissional depende de vários fatores, porém é o produto de uma sequência de atitudes, habilidades e comportamentos, associada com vivências e atividades relacionadas ao trabalho, no decorrer da vida profissional de um indivíduo. A carreira contempla necessidades, motivos, perspectivas e desejos individuais que necessitam estar alinhados com cultura das empresas as quais os colaboradores almejam exercer seu trabalho.

A gestão de carreira é uma atividade necessária para pessoas que desejam identificar e desenvolver suas habilidades, atitudes e comportamento dentro do cenário atual de constantes mudanças que o mundo corporativo nos expõe. Ela trabalha para gerenciar os ideais, analisar e desenvolver o estilo pessoal, identificar interesses, valores e habilidades para o exercício da atividade de trabalho a que se propõe um indivíduo.

O gestor de carreira realiza um trabalho de mentoring para definir o objetivo da carreira e criar a estrutura para que o funcionário atinja suas metas dentro de um planejamento real de tempo para a ascensão na sua carreira. Para isso você precisa de mentores, networking e principalmente de um plano de desenvolvimento que possibilite que as empresas possam ter a certeza que você faz parte dela ou reconhecer a sua existência nesse oceano de currículos que chegam a todo momento nos departamentos de recursos humanos das empresas.

Gerenciar a carreira vai muito além de ter uma formação ou experiência profissional. Ela navega por mares que vão desde a orientação profissional, elaboração de um currículo adequado, acompanhamento da carreira, recolocação profissional até mesmo no desenvolvimento pessoal de cada pessoa na sua atividade laboral.

Com um gerenciamento de carreira você pode alcançar elevados ganhos associados com um menor tempo de trabalho. Toda pessoa precisa ter uma missão e criar uma visão real de futuro, mas para isso terá que romper paradigmas, anular crenças limitantes e principalmente ampliar sua autopercepção. Atualmente o gestor de pessoas tem papel importante na gestão de carreira dos funcionários das empresas, bem como o papel de mentoring frente ao desenvolvimento de cada um na sua escolha profissional, seja você um recém formado ou um profissional já inserido no mercado.

O sucesso profissional é algo real, palpável e presente em todos nós, porém necessita de ser identificado, planejado e acima de todo desenvolvido. Pense nisso e reveja como está sua carreira, como você pode se desenvolver e acima de tudo em que lugar do mercado de trabalho você precisa chegar para que seus sonhos se alinhem com sua realidade.