Gestão de Projetos Inovação

Software de recrutamento e seleção: 4 vantagens da sua utilização

software de recrutamento e seleção

Um software de recrutamento e seleção pode ser a solução que o seu RH precisa para se tornar mais assertivo e estratégico em suas ações. Essa tecnologia oferece as ferramentas e insumos necessários para um processo seletivo simplificado, ágil e econômico. 

O setor de Recursos Humanos precisa estar alinhado com as metas da empresa, e com as demandas do novo mercado de trabalho. Ou seja, este deve buscar talentos que sejam capazes de atuar em um cenário de incertezas e instabilidade, e que possuam competências estratégicas para alavancar os resultados da organização. 

E a melhor forma de visualizar essas informações atualmente é através de softwares e ferramentas de recrutamento. Entenda mais sobre os benefícios da utilização desses recursos no texto a seguir.

Você pode se interessar também: 

Como funciona um software de recrutamento e seleção? 

O principal objetivo de um software de recrutamento é a otimização do processo, assim como a apresentação de dados que permitem tomadas de decisão mais estratégicas para o RH. 

Uma ferramenta de seleção de pessoas pode ter várias e distintas funcionalidades. O mais importante neste caso é avaliar quais são os principais objetivos que seu negócio busca resolver com a utilização deste recurso. 

Por exemplo, a necessidade da sua empresa pode ser a identificação de perfis comportamentais que estejam alinhados com as metas do negócio. Logo, o software de recrutamento deve contar com um mapeamento de competências, que ofereça relatórios com dados para análise da aderência dos candidatos. 

Existem ainda diversos outros recursos que podem contribuir para a otimização do processo seletivo. Veja alguns dos principais e avalie quais deles são mais interessantes para o seu negócio: 

  • Filtros inteligentes que fazem triagem dos candidatos de acordo com suas competências e qualificações.
  • Integração com portais de divulgação de vagas.
  • Painel com relatórios de dados do desempenho dos candidatos.
  • Testes e jogos onlines.
  • Armazenamento de dados do recrutamento
  • Feedbacks para os candidatos. 

Vantagens da utilização de softwares de recrutamento e seleção 

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, e para sobreviver em meio a este cenário tão volúvel a empresa precisa estar preparada para lidar com as adversidades. Para que isso seja possível, é preciso contar com um capital humano capaz de entregar aquilo que a empresa necessita para atingir suas metas. 

Logo, o RH tem o desafio de alinhar os talentos com as metas da empresa, ou seja, ele precisa ser mais estratégico em suas ações. E tudo isso começa através de um recrutamento assertivo, capaz de selecionar os talentos certos para as vagas certas. 

E é exatamente isto que o software de recrutamento e seleção vai proporcionar: tomadas de decisão mais assertivas. Veja quais são as principais vantagens de sua utilização: 

Otimização de tempo

Há alguns anos o setor de RH precisava de dias, e até meses para fazer a triagem dos currículos recebidos durante o processo seletivo. Entretanto, os softwares atualmente utilizam inteligência artificial para fazer essa seleção, logo o gestor recebe apenas currículos com perfis mais próximos daquele procurado para a vaga em questão. 

Ou seja, otimiza-se o tempo do recrutamento, e o RH pode focar em etapas mais estratégicas do processo, como nas entrevistas e dinâmicas de grupo, por exemplo. 

Identificação de talentos alinhados com as metas da empresa

Um dos maiores obstáculos para o RH durante o recrutamento é a dificuldade para avaliar as competências comportamentais do candidato em um curto espaço de tempo. Afinal, como identificar o modo como este profissional vai se comportar nas mais diversas situações da rotina organizacional? 

A resposta para essa pergunta é: através do suporte de softwares de recrutamento e seleção. Estas ferramentas oferecem testes, e até jogos, como é o caso da Arbache Innovations, que simulam situações adversas reais da rotina das empresas, onde o candidato deve tomar decisões para superá-las. 

Ao final dessas simulações, o gestor terá acesso a dados que indicarão as competências de destaque e os pontos fracos de cada candidato. Logo, é possível avaliar de forma mais objetiva quais profissionais possuem comportamentos estratégicos para a sua empresa. 

Armazenamento de dados do processo seletivo

Com o software de recrutamento e seleção, o RH terá acesso a qualquer momento ao histórico de todos os processos seletivos da empresa. Essa informação pode ser muito útil no futuro para a organização. 

Afinal, já foi realizado todo um processo e análise de candidatos e perfis, e muitos deles podem estar alinhados com as metas da empresa. Mesmo que não selecionados em um primeiro momento, estes candidatos já analisados podem ser interessantes para a empresa no futuro, e você tem o benefício de já conhecê-lo, o que agilizaria o processo de seleção. 

Processo moderno e dinâmico 

A utilização de softwares de recrutamento vai contribuir para a modernização do processo, o que por sua vez ajuda na atração de melhores candidatos para a vaga. Além disso, o uso de dinâmicas modernas faz com que os profissionais tenham mais engajamento com o processo.

Na Arbache são criados ferramentas gamificadas digitais e on Line que são utilizadas por grandes empresas recrutadores no Brasil – essas ferramentas alimentam um painel de gestão de people anlyytcs capaz de gerar tomadas de decisão de precisão e bons resultados para as organizações.

Acesse o site da Arbache e entenda melhor como a gamificação pode ajudar no recrutamento da sua empresa.