Empreendedorismo e Inovação

Ser curioso impulsiona a criatividade na gestão de negócios

Os empreendedores mais curiosos tendem a ser mais criativos. A curiosidade ajuda a buscar informações e florescer novas ideias na mente do profissional para solucionar problemas e aproveitar oportunidades no mercado.

A curiosidade pode nos ajudar a desenvolver a criatividade na criação e gestão de negócios, pois pessoas mais curiosas tendem a ser mais criativas. O profissional curioso está sempre em busca de compreender todas as situações que acontecem na empresa, sejam elas habituais ou não. Por isso, ele consegue contribuir com novas ideias e agregar valor ao negócio!

Abuse da curiosidade e da criatividade nos negócios!

Já dizia Albert Einstein: a criatividade é a inteligência brincando e se divertindo! Quando passamos por alguma situação difícil na carreira ou precisamos enfrentar algum desafio, a criatividade é a aliada perfeita. Precisamos usá-la para encontrar as melhores soluções para os problemas. 

Pesquisas confirmam que as pessoas não nascem necessariamente criativas, mas podem desenvolver essa competência com o tempo. Ela pode ser alimentada e crescer no decorrer do tempo, conforme os desafios e as necessidades encontradas na carreira.

Mas, para isso, é preciso assumir riscos e perseverar, mesmo diante de dificuldades e falhas. Além, claro, de ter curiosidade para aprender e cultivar as habilidades necessárias para chegar a produtos ou serviços finais inovadores e diferenciados.

Fato é que a curiosidade, a criatividade e a agilidade mental são essenciais e determinantes para o sucesso profissional dos empreendedores. A tendência é que as pessoas que dominam essas competências sejam mais flexíveis e capazes de se adaptar às novas tecnologias e tendências mais facilmente. E não só isso: com a facilidade de lidar com o novo, esses empreendedores tiram maior proveito de oportunidades que surgem no mercado!

Busque entender tudo que está à nossa volta

A curiosidade alimenta a criatividade através da busca por resolver problemas da melhor maneira possível. O nosso cérebro é desafiado a encontrar soluções válidas, que viabilizem o negócio agregando valor real aos clientes e transformando o mercado.

De acordo com um estudo feito por Howard Gardner – um psicólogo cognitivo e educacional, ligado à Universidade de Harvard e conhecido em especial pela sua teoria das inteligências múltiplas -, a inteligência humana possui sete modelos distintos. O intuito delas é buscar a compreensão das aptidões de cada um, promovendo relações que potencializam a capacidade humana com uma aplicação útil a todos os negócios. 

De todas as inteligências estudadas, a que mais trabalha as oportunidades é denominada “interpessoal”.  Ela tem como principal função a curiosidade e a busca contínua por estabelecer novas relações no ambiente profissional. 

Podemos concluir, sem dúvida alguma, que a criatividade é uma das competências mais importantes no mundo do empreendedorismo. Usando a curiosidade e o desejo de aprender e adquirir novos conhecimentos sobre nossos negócios, carreiras e mercados, podemos potencializá-la. E, a partir dela, conseguimos superar obstáculos e encontrar novas formas de inovar, criar e pensar!