Carreira Mentoring

Seja o proprietário de sua carreira. “É o olho do dono que engorda o negócio!”

É o olho do dono que engorda o negócio”! Muitos de nós conhecemos essa frase do senso comum, que enfatiza a necessidade de se estar dia-a-dia acompanhando o negócio, para que ele possa crescer e dar lucros.

Podemos utilizá-la para fazer uma transposição didática ao que se chama de “Proprietário de Carreira”, ou melhor, o indivíduo como proprietário de sua carreira. Ao adotar o senso de propriedade, o individuo traça com clareza às suas metas e trajetórias, enxergando com maior facilidade os riscos e oportunidades que nela estão inseridos, bem como aquelas que possam atender às suas aspirações e propósitos.

Ao assumir a responsabilidade e ao adotar o sentido de dono, o indivíduo poderá definir bem a estratégia a ser seguida, como também alinhá-la aos seus valores e crenças buscando para o seu caminho profissional, o equilíbrio esperado entre a vida pessoal e a vida profissional.

As novas gerações estão bastante ligadas à essa ideia de construção de carreira, a partir de experiências que possam dar sentido ao propósito de vida que os profissionais almejam. Ao trazer para si o controle de suas carreiras, é possível buscar aquilo que realmente dá significado e motiva para continuar o seu caminho.

Hoje, os profissionais das novas gerações não buscam apenas recompensa financeira, status e poder, muito mais que isso, eles querem experiências de vida, mentores que lhe ensinem muito mais que tarefas, oportunidades de crescimento pessoal e desafios que lhes mantenham motivados e que lhe permitam preencher seus propósitos.

A necessidade de conciliar a vida pessoal com a vida profissional e de tornar compatíveis, o seu propósito e as oportunidades de carreira, faz com o indivíduo monitore constantemente às suas metas e reveja o seu caminho. Dessa maneira, estando atendo, ao que pode impactar negativamente ou positivamente ao que deseja.

O senso de propriedade dá ao indivíduo maior controle do processo decisório frente ao destino de sua carreira, para alguns profissionais isso é claro e fácil de se conviver. No entanto, para outros,  isso é um dilema, uma vez que, a carência do autoconhecimento, da falta de definição das metas profissionais e o desconhecimento de seu propósito de vida, tornam nebuloso o caminho a ser seguido, com isso, eles deixam nas mãos de terceiros o seu próprio destino.

Para os que não querem deixar o “seu negócio nas mãos dos outros”, vale à pena buscar o acompanhamento de profissionais, coachees e mentores que estão preparados para acompanhar trajetórias de carreira.
Conheça nossos mentores na Plataforma Arbache de Mentoring in: https://arbache.com/mentoring/

Seja proprietário de sua carreira:

  1. Busque o autoconhecimento;
  2. Conheça suas competências;
  3. Defina suas metas frente ao seu ciclo de vida;
  4. Compatibilize suas metas profissionais com o seu propósito de vida;
  5. Avalie com realismo e factibilidade as metas traçadas;
  6. Enxergue os riscos e oportunidades em sua trajetória;
  7. Elabore seu PDI (Plano de Desenvolvimento Individual);
  8. Monitore estrategicamente a sua rota de carreira;
  9. Receba feedbacks (eventos que aconteceram no passado) e avalie feedwards (Comportamentos que devem ser retirados ou mantidos no futuro);
  10. Faça reflexões constantes de seu PDI (retire, modifique, mantenha ou atualize suas metas);
  11. Celebre com quem você ama as suas conquistas, isso lhe dará motivação para os próximos passos.

Fontes:

CEB CORPORATE LEADERSHIP COUNCIL. The New Path Forward: Creating Compelling Careers for Employees and Organizations. Disponível em: <https://www.cebglobal.com/insights/chro.html>. Acesso em: out.2017.

HELVEY, K.. Haward Businees Review. Disponível em: <https://hbr.org/2016/05/dont- underestimate-the-power-of-lateral-career-moves-for-professional-growth>. Acesso em: out.2017.

Ana Paula Arbache

Formação: Doutora em Educação pela PUC/SP com tese desenvolvida em ética, PUC/SP. Mestre em Educação/Cultura UFRJ.
Experiência Acadêmica: Docente, ministrando aulas na UFSJ e UFRJ. Coordenadora de Projetos Nacionais e Internacionais (1995-2000). Docente dos Cursos de MBA /FGV e MBA/BSP. Orientadora e Avaliadora de Trabalhos de Pós Graduação.
Experiência Profissional: Sócia Diretora da Arbache – Serviços Educacionais e Treinamento, responsável pelas ações de Gestão de Pessoas, Governança Corporativa, Sustentabilidade Ética, Social e Ambiental e desenvolvimento e aplicação de Jogos de Negócios. Atuação em consultorias e treinamentos em empresas globais. Coach de Lideranças e de Carreira. Pesquisadora CNPQ e Autora dos Livros: A Formação Do Educador De Pessoas Jovens E Adultas Numa Perspectiva Multicultural Crítica,Projetos Sustentáveis: estudos e práticas brasileiras I e Projetos Sustentáveis Estudos e Práticas Brasileiras II. Palestras realizadas em Congressos Internacionais e Nacionais.

Deixe seu comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Entre em contato conosco

 

Mensagem enviada com sucesso

Em breve retornaremos o contato.

◄ Voltar

Outros projetos da Arbache Tec

Telefone para contato
+55 11 97289-0180
Nosso e-mail
contato@arbache.com
Todos os direitos reservados @arbache 2017