Carreira Mentoring

Seja o proprietário de sua carreira. “É o olho do dono que engorda o negócio!”

É o olho do dono que engorda o negócio”! Muitos de nós conhecemos essa frase do senso comum, que enfatiza a necessidade de se estar dia-a-dia acompanhando o negócio, para que ele possa crescer e dar lucros.

Podemos utilizá-la para fazer uma transposição didática ao que se chama de “Proprietário de Carreira”, ou melhor, o indivíduo como proprietário de sua carreira. Ao adotar o senso de propriedade, o individuo traça com clareza às suas metas e trajetórias, enxergando com maior facilidade os riscos e oportunidades que nela estão inseridos, bem como aquelas que possam atender às suas aspirações e propósitos.

Ao assumir a responsabilidade e ao adotar o sentido de dono, o indivíduo poderá definir bem a estratégia a ser seguida, como também alinhá-la aos seus valores e crenças buscando para o seu caminho profissional, o equilíbrio esperado entre a vida pessoal e a vida profissional.

As novas gerações estão bastante ligadas à essa ideia de construção de carreira, a partir de experiências que possam dar sentido ao propósito de vida que os profissionais almejam. Ao trazer para si o controle de suas carreiras, é possível buscar aquilo que realmente dá significado e motiva para continuar o seu caminho.

Hoje, os profissionais das novas gerações não buscam apenas recompensa financeira, status e poder, muito mais que isso, eles querem experiências de vida, mentores que lhe ensinem muito mais que tarefas, oportunidades de crescimento pessoal e desafios que lhes mantenham motivados e que lhe permitam preencher seus propósitos.

A necessidade de conciliar a vida pessoal com a vida profissional e de tornar compatíveis, o seu propósito e as oportunidades de carreira, faz com o indivíduo monitore constantemente às suas metas e reveja o seu caminho. Dessa maneira, estando atendo, ao que pode impactar negativamente ou positivamente ao que deseja.

O senso de propriedade dá ao indivíduo maior controle do processo decisório frente ao destino de sua carreira, para alguns profissionais isso é claro e fácil de se conviver. No entanto, para outros,  isso é um dilema, uma vez que, a carência do autoconhecimento, da falta de definição das metas profissionais e o desconhecimento de seu propósito de vida, tornam nebuloso o caminho a ser seguido, com isso, eles deixam nas mãos de terceiros o seu próprio destino.

Para os que não querem deixar o “seu negócio nas mãos dos outros”, vale à pena buscar o acompanhamento de profissionais, coachees e mentores que estão preparados para acompanhar trajetórias de carreira.
Conheça nossos mentores na Plataforma Arbache de Mentoring in: https://arbache.com/mentoring/

Seja proprietário de sua carreira:

  1. Busque o autoconhecimento;
  2. Conheça suas competências;
  3. Defina suas metas frente ao seu ciclo de vida;
  4. Compatibilize suas metas profissionais com o seu propósito de vida;
  5. Avalie com realismo e factibilidade as metas traçadas;
  6. Enxergue os riscos e oportunidades em sua trajetória;
  7. Elabore seu PDI (Plano de Desenvolvimento Individual);
  8. Monitore estrategicamente a sua rota de carreira;
  9. Receba feedbacks (eventos que aconteceram no passado) e avalie feedwards (Comportamentos que devem ser retirados ou mantidos no futuro);
  10. Faça reflexões constantes de seu PDI (retire, modifique, mantenha ou atualize suas metas);
  11. Celebre com quem você ama as suas conquistas, isso lhe dará motivação para os próximos passos.

Fontes:

CEB CORPORATE LEADERSHIP COUNCIL. The New Path Forward: Creating Compelling Careers for Employees and Organizations. Disponível em: <https://www.cebglobal.com/insights/chro.html>. Acesso em: out.2017.

HELVEY, K.. Haward Businees Review. Disponível em: <https://hbr.org/2016/05/dont- underestimate-the-power-of-lateral-career-moves-for-professional-growth>. Acesso em: out.2017.

Ana Paula Arbache

Formação: Doutora em Educação pela PUC/SP com tese desenvolvida em ética, PUC/SP. Mestre em Educação/Cultura UFRJ.
Experiência Acadêmica: Docente, ministrando aulas na UFSJ e UFRJ. Coordenadora de Projetos Nacionais e Internacionais (1995-2000). Docente dos Cursos de MBA /FGV e MBA/BSP. Orientadora e Avaliadora de Trabalhos de Pós Graduação.
Experiência Profissional: Sócia Diretora da Arbache – Serviços Educacionais e Treinamento, responsável pelas ações de Gestão de Pessoas, Governança Corporativa, Sustentabilidade Ética, Social e Ambiental e desenvolvimento e aplicação de Jogos de Negócios. Atuação em consultorias e treinamentos em empresas globais. Coach de Lideranças e de Carreira. Pesquisadora CNPQ e Autora dos Livros: A Formação Do Educador De Pessoas Jovens E Adultas Numa Perspectiva Multicultural Crítica,Projetos Sustentáveis: estudos e práticas brasileiras I e Projetos Sustentáveis Estudos e Práticas Brasileiras II. Palestras realizadas em Congressos Internacionais e Nacionais.

Deixe seu comentário

Clique aqui para publicar um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Entre em contato conosco

 

Mensagem enviada com sucesso

Em breve retornaremos o contato.

◄ Voltar

Outros projetos da Arbache Tec

São Paulo, SP:
Rua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 445 - Pinheiros
CEP: 05415-030
Maringá, PR:
Rua Vitor Meirelles, 45 - Zona 5 - Ed. Ilhas Gregas
Sala 207 - CEP: 87015-080
Telefone para contato
+55 11 4130-9707
Nosso e-mail
contato@arbache.com
Todos os direitos reservados @arbache 2017