Empreendedorismo e Inovação Mercado

Segmento Premium – Casa e Luxo: Relação Entre Moda e o Conforto Doméstico e Nicho de Mercado

Por Cecília Malacrida.

Há exatos 30 anos, Ralph Lauren anunciava a sua entrada no mundo da decoração de interiores. A única surpresa foi o tempo que ele levou para abraçar esse nicho de mercado, sendo a relação moda e decoração de ambiente tão venerável. Como se “veste” a casa moderna? A linha de decoração chamada coleção, oferece de tudo queé necessário para decorar uma casa. Seguindo o marketing de Lauren, deve ser um ambiente completo para morar.

Hoje em dia, é possível usar um vestido Lauren, calçar sandálias Lauren, tomar banho com sabonete Lauren, secar-se com uma toalha Lauren, andar sobre um tapete Lauren, deitar-se entre lençóis Lauren e beber leite em um copo também Lauren.

Extravagancia? É meio incerto que este modelo seja o próximo centro de marketing de um estilo de vida. A coleção “ home” tem uma clientela limitada, tem produtos geralmente caros, e é vendida especialmente em lojas de departamento de luxo , em cidades como: Paris, Chicago e Nova York. Mas muitas grifes de luxo estão aproveitando para diversificar e aumentar o seu mix de produtos. Isto significa mais vendas e com certeza, mais lucro.

No Brasil este conceito de conciliar moda e casa também vem encantando os consumidores, que procuram além de estar visualmente na moda, estender isto ao conforto de suas casas.

Particularmente sou totalmente favorável; Afinal, como responsável por uma linha de produtos para home, sei o quanto uma mesa bem montada, um ambiente perfumado e caprichosamente decorado, fazem a diferença. Mesclar elegância com sofisticação e conforto é uma arte. Estamos há um Mês para Natal, e quem não se sente bem tendo uma casa bem “vestida”? Decoração de Natal é algo que encanta e contagia a todos, pois nos remete a troca de presentes, a ceia, ao encontro com a família. É sem dúvida uma excelente oportunidade para brincar com a imaginação e ter uma casa super no capricho e mesmo aqueles que não possuem taças de cristais tchecos ou porcelanas húngaras, podem ter um ambiente para o final do ano mais charmoso e receptivo!