Carreira

Profissional do futuro: quais serão suas principais características e habilidades?

habilidades do profissional do futuro

O mercado de trabalho é um ambiente extremamente competitivo, e a tendência é que o grau de exigência para se inserir e/ou se manter no meio aumente ainda mais.

Introdução

Um questionamento se faz necessário : afinal, o que se espera do profissional do futuro? O que é preciso para se destacar na sua carreira? 

O primeiro e mais importante passo é entender quais serão as características e habilidades mais valorizadas. A partir desse conhecimento você deve identificar quais são as suas competências já existentes e desenvolver aquelas que você ainda não possui. 

No texto a seguir listamos quais são as principais características que o profissional do futuro deve ter. Confira! 

Você pode se interessar também:

Cenário do mercado de trabalho

O ambiente de trabalho é extremamente mutável e é fundamental que o profissional esteja alinhado com essas atualizações. Com o mercado cada vez mais competitivo, é exigido que as entregas sejam ainda mais pautadas na agilidade, pensamento crítico e inovação. 

Um aspecto muito importante a ser levado em consideração no momento é a respeito da virada que o mercado dará pós coronavírus. Afinal, estamos passando por um momento de grande instabilidade, e a única coisa que podemos afirmar com certeza é que teremos um impacto na economia que afetará todos, de uma forma ou de outra. 

Logo, o profissional do futuro deve começar sua preparação agora mesmo. É preciso estar preparada para atender às demandas de um mercado que será ainda mais exigente, competitivo e desafiador. 

Características e habilidades do profissional do futuro 

É muito provável que, com a crise aguda do coronavírus muitas empresas sejam obrigadas a adotarem novas estratégias para sobreviverem. Isso se dará principalmente pela alta competitividade que teremos, além da escassez de recursos e necessidade de enxugar custos. 

E a pergunta é: você está preparado para atender às necessidades dessa nova realidade do mercado? Comece a se preparar descobrindo algumas das habilidades que serão importantes para o profissional do futuro. 

Competências digitais 

A crise do Covid-19 fez com que o mundo inteiro migrasse – relacionamentos, trabalhos, estudos, compras, entre outros aspectos – para o ambiente on line. 

As competências digitais, os novos modelos de comunicação, as novas formas de se relacionar e agir, além do novo modelo de gestão das pessoas e de liderar negócios foi capturado pelos recursos on line, para que o mundo pudesse continuar em movimento. 

Por isso, competência digital será um grande diferencial. Esses modelos podem dar o tom para o movimento das empresas pós crise.

Pensamento ágil, ou mindset de crescimento

Assim que tudo se normalizar o mundo dos negócios precisará responder com agilidade, para estabilizar seus negócios e voltar a crescer. 

Portanto, profissionais chamados turnaround estarão no centro dessa atuação. Eles são robustos, ágeis, resilientes, possuem visão sistêmica, correlacionam possiblidades, criam soluções inovadoras, são profissionais com altíssima performance e estão preparados para ambientes incertos e desafiadores. 

Assim, estar alinhado com essas competências será uma condição importante para a manutenção do seu emprego.

Criatividade e Inovação

Assim como os empreendedores, aprender a experimentar novas soluções, dar lugar à criatividade, saber prototipar algo que realmente irá ser demandante para o mercado,  será importante para se diferenciar no mundo dos talentos. 

Também é válido estar sempre em ação, com atitude positiva e estabelecendo empatia com o seu usuário, mirando na solução de sua “dor”. 

O empreendedor é proativo, flexível, compromissado, tem segurança psicológica, uma vez que o risco é seu fiel companheiro. Outra competência importante é que o empreendedor seja capaz de ativar a inteligência coletiva do seu time e engaja-lo por meio de propósito.

Leia também: Carreiras do futuro: seu emprego está a salvo?

Como se preparar para ser o profissional do futuro? 

O profissional do futuro é aquele que está preparado para se adaptar às circunstâncias do mercado de trabalho. Portanto, é fundamental que você olhe sua carreira de forma estratégica para garantir a empregabilidade daqui para frente. 

Logo, é fundamental que você comece a se preparar o quanto antes. Como primeiro passo você deve se propor às seguintes reflexões: 

  • O que você tem atualmente para oferecer ao mercado de trabalho? 
  • Qual é exatamente a área/segmento/posição que almeja?
  • Quais são os conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA) que possui atualmente e quais são aquelas que precisa desenvolver para conquistar seu objetivo de carreira? 

Conclusão

O autoconhecimento é fundamental para iniciar a mudança na sua gestão de carreira. E você não precisa identificar essas competências estratégicas para sua carreira sozinho. 



Avatar

Carolina Rossi

Ana Paula Arbache

Ana Paula Arbache

Pós-doutora em Educação pela PUC/SP. Doutora em Educação pela PUC-SP. Mestre em Educação pela UFRJ. Certificada pelo Massachusetts Institute of Technology/MIT- Challenges of Leadership in Teams (2015), Leading Innovative Teams (2018). Docente dos cursos de MBA e Pós MBA da Fundação Getúlio Vargas. Orientadora e avaliadora de trabalhos de pós-graduação. Sócia Diretora da Arbache Innovtions, responsável pelas ações de Gestão de Pessoas, Liderança, Governança Corporativa, Sustentabilidade Ética, Social e Ambiental e Elaboração e Aplicação Jogos de Negócios. Pesquisadora e autora das obras: A Educação de Jovens e Adultos Numa Perspectiva Multicultural Crítica (2001), Projetos Sustentáveis Estudos e Práticas Brasileiras (2010), Projetos Sustentáveis: Estudos e Práticas Brasileiras II (2011), Sustentabilidade Empresarial no Brasil: Cenários e Projetos (2012), A crise e o impacto na carreira (2015), O RH Transformando a Gestão – Org. (2018). Certificação em Coaching e Mentoring de Carreira para Executivos. Mentora do Capítulo PMI/SP. Curadora e Colunista do blog arbache.com/blog e Página Mundo Melhor de Empoderamento Feminino Arbache innovations. Fundadora do Coletivo HubMulheres. Palestrante em encontros nacionais e internacionais.

Deixe seu comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.