RH

Competências, comportamentos e desempenho: conceitos chaves para as organizações e os recursos humanos do profissional do futuro (parte 1)

Gaps de competência na equipe

Competências são um dos temas mais discutidos quando tratamos de recursos humanos. Elas interessam às organizações e aos indivíduos, visto que envolvem comportamentos humanos e desempenho, e são uma das chaves para as organizações e seus RHs formarem profissionais do futuro.

Introdução

O que se propõe neste texto é definir o que são competências e qual a sua relação com comportamentos e desempenho. Para que elas servem, por que é importante discuti-las frente às mudanças e transformações que vivemos e quais são necessárias para um “profissional do futuro”.

Todas as discussões estão apoiadas em documentos e estudos de autores que abordam a temática. Eles indicam a importância de criar uma nova cultura organizacional, capaz de gerar um ambiente fértil para o desenvolvimento de competências comportamentais que façam com que profissionais e líderes atendam ao que a ONU chama de “o futuro do trabalho” (UNITED NATIONS, 2020).

Competências: um conceito em construção

Não por acaso, a discussão a respeito de competências é foco de diversos autores e tem sido tema-chave para pesquisas em universidades e organizações.  Os estudos e debates ganham mais enfoque ao adicionarmos as premissas do Mundo VUCA (volátil, incerto, complexo e ambíguo) e da Quarta Revolução Industrial, ou “Indústria 4.0”.  

Elas trazem à tona os seus impactos e demandas, mudando radicalmente o mundo do trabalho no século XXI (SCHWAB, 2016). A partir daí, considera-se então a urgência de repensarmos as competências comportamentais necessárias para que indivíduos e organizações atuem com prontidão e competitividade nesse novo cenário.

Não há uma definição única para designar competências, pois muitos consideram esse um conceito em construção (Souza, 2018). No entanto, há consenso entre autores que entendem a competência como um conjunto de atributos: conhecimentos, habilidades e atitudes. Esses atributos, juntos, são acionados para realizar alguma atividade, função ou tarefa, como indica Carbone et al, (2016, p. 43):

“ […] competências humanas como combinações sinérgicas de conhecimento, habilidades e atitudes, expressas pelo desempenho profissional dentro de determinado contexto organizacional, que agregam valor a pessoas e organizações.”

Conclusão

Para fins de esclarecimentos, vale entender cada um desses atributos sucintamente:(a): conhecimentos correspondem às informações acumuladas pelos indivíduos e que são acionadas para a aplicação de um determinado comportamento; (b): habilidades representam a aplicação produtiva do conhecimento armazenado pelo indivíduo; (c): atitudes indicam sentimentos ou a predisposição do indivíduo a ter uma determinada conduta (CARBONE et. al., 2006).

Competências de um profissional do futuro: Conhecimento - saber, Habilidade - Saber fazer, Atitude - Querer fazer.

No senso comum, a forma simplificada desse entendimento é: “conhecimento é saber, habilidade é saber fazer e atitude é querer fazer”.

Veja mais sobre profissional do futuro.

Siga a Arbache no Instagram

Ana Paula Arbache

Ana Paula Arbache

Pós-doutora em Educação pela PUC/SP. Doutora em Educação pela PUC-SP. Mestre em Educação pela UFRJ. Certificada pelo Massachusetts Institute of Technology/MIT- Challenges of Leadership in Teams (2015), Leading Innovative Teams (2018). Docente dos cursos de MBA e Pós MBA da Fundação Getúlio Vargas. Orientadora e avaliadora de trabalhos de pós-graduação. Sócia Diretora da Arbache Innovtions, responsável pelas ações de Gestão de Pessoas, Liderança, Governança Corporativa, Sustentabilidade Ética, Social e Ambiental e Elaboração e Aplicação Jogos de Negócios. Pesquisadora e autora das obras: A Educação de Jovens e Adultos Numa Perspectiva Multicultural Crítica (2001), Projetos Sustentáveis Estudos e Práticas Brasileiras (2010), Projetos Sustentáveis: Estudos e Práticas Brasileiras II (2011), Sustentabilidade Empresarial no Brasil: Cenários e Projetos (2012), A crise e o impacto na carreira (2015), O RH Transformando a Gestão – Org. (2018). Certificação em Coaching e Mentoring de Carreira para Executivos. Mentora do Capítulo PMI/SP. Curadora e Colunista do blog arbache.com/blog e Página Mundo Melhor de Empoderamento Feminino Arbache innovations. Fundadora do Coletivo HubMulheres. Palestrante em encontros nacionais e internacionais.

Fernando Arbache

Fernando Arbache

Mestre em Engenharia Industrial PUC/Rio. Independent Education Consultant working with MIT Professional Education. Graduado em Engenharia Civil, UFJF. Data and Models in Engineering, Science, and Business/MIT, Cambridge, MA (USA). Challenges of Leadership in Teams/MIT, Cambridge, MA (USA). Data Science: Data to Insights/MIT, Cambridge, MA (USA). AnyLogic Advanced Program of Simulation Modeling/Hampton, NJ (USA). Experiência Acadêmica: Educational Consultant working with MIT. Instructor in Digital Courses at MIT Professional Education in Digital Transformation and Leadership in Innovation. Atuou cimo coordenador da FGV em cursos de Gestão. Atuou como professor FGV, nas cadeiras e Logística, Estatística, Gestão de Riscos e Sistemas de Informação. Professor da HSM Educação, IBMEC e FATEC. Livros escritos: ARBACHE, F. Gestão da Logística, Distribuição e Trade Marketing. São Paulo: Ed. FGV, 2004. ARBACHE, F. Logística Empresarial. Rio de Janeiro: Ed. Petrobras, 2005. ARBACHE, A. P. e ARBACHE, F. Sustentabilidade Empresarial no Brasil: Cenários e Projetos. São José do Rio Preto- SP: Raízes Gráfica e Editora, 2012. Pesquisa: Desenvolvimento de modelos de mapeamento de Competências Comportamentais e Técnicas, por meio de gamificação com uso de Inteligência Artificial, utilizando Deep Learning e Machine Learning (http://www.arbache.com/mobi). Programa de Inovação com 75 cooperativas de diversas áreas de atuação e aproximadamente 500 participantes, com Kick-off no MIT PE (http://www.arbache.com/inovacoop). Desenvolvimento de Inteligências nos dados e métricas - Big data e precisão nas tomadas de decisões na gestão de pessoas. Experiência Profissional: CIO (Chief Innovations Officer) da empresa Arbache Innovations especializada em simulação, inovação com foro em HRTech e EduTech – empresa premiada no programa Conecta (http://conecta.cnt.org.br) como uma das 5 entre 500 startups mais inovadoras da América Latina. Acelerada pela Plug&Play (https://www.plugandplaytechcenter.com) em Sunnyvale, CA – Vale do Silício entre novembro e dezembro de 2018. Desenvolvimento de parceria com o MIT – Massachusetts Institute of Technology para cursos presenciais e digitais – http://www.arbache.com/mitpe, https://professional.mit.edu/programs/digital-plus-programs/who-we-work & https://professional.mit.edu/programs/international-programs/who-we-work

Deixe seu comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.