Coaching

Preparando-se para as ondas e os “caixotes” da vida

Business man in suit walking with surfboard on the beach

Preparando-se para as ondas e os “caixotes” da vida

“Diga-me, e eu me esqueço. Ensine-me, e eu me lembro. Envolva-me, e eu aprendo”
Benjamin Franklin

Nos dias de hoje somos testados a todo o momento. São inúmeras decisões que devem ser tomadas em apenas poucos segundos. Somos levados pelas “ondas da vida” procurando sempre nos salvar e sobreviver. Quem nunca levou um “caixote”(1) ao pegar uma onda e acabou estirado na praia e repleto de areia?  Naqueles momentos que somos envolvidos pela onda não podemos fazer nada, são segundos nos quais perdemos o controle sobre nossas ações. Não insistimos, deixamos a onda nos levar, nos dominar, até nos jogar na beira da praia. Ela é mais forte  e naquele momento o melhor a fazer é deixar-se levar. Você concorda com isso?

Pois bem, em nossa vida profissional não é muito diferente, somos envolvidos em “caixotes” não esperados.  Falamos tanto em planejamento para compra de um apartamento, troca de um carro, casamento e filhos, porém, quase nunca paramos para planejar a construção de nossa carreira. Que rumo tomar, onde estou e aonde quero chegar. Definir uma direção, definir um plano, disponibilizar recursos necessários para conquistar as metas almejadas e eliminar os possíveis obstáculos ou limitações. Considerar os aspectos éticos, avaliar e dimensionar os impactos e riscos daquela decisão.

Muitas das vezes delegamos a terceiros a responsabilidade e decisão de nossa carreira, somos direcionados a departamentos que não nos atraem, a posições que não nos atraem e não nos completam . Na maioria das vezes e, principalmente no início da carreira, seguimos na direção determinada por outros.

A empresa mais importante neste contexto profissional é você. A responsabilidade pela mudança deve ser assumida por você.

Analise o ambiente interno  (você) , conheça e reconheça seus pontos fortes e seus pontos a melhorar. Não se engane, seja sincero consigo mesmo, consulte seus valores, veja o que lhe traz satisfação. Uma vez conhecidos os pontos inerentes ao ambiente interno (você), conheça, olhe com atenção o ambiente externo, o mercado, quais oportunidades e ameaças te cercam.  Use seus pontos fortes para neutralizar as ameaças e para alavancar nas oportunidades. Não perca  oportunidades por não trabalhar seus pontos menos fortes , não fique vulnerável, reaja.

O coaching, segundo a Sociedade Brasileira de Coaching, da qual faço parte, tem como definição básica:

Processo que visa aumentar o nível de resultados positivos de indivíduos, times ou empresas por meio do uso de técnicas e ferramentas por um profissional habilitado (o Coach), em parceria com o cliente ou coachee.(Matta;Victoria,2016,p.61)

Este processo é extremamente eficiente para elevação do desempenho, aumento da autoconsciência, foco em resultados, otimização das estratégias , sentimento e decisão, bem como focar fortemente em ação e aprendizado , com melhoria contínua e consequente  aumento de conquistas e resultados.(Matta;Victoria, 2016, p.61)

Perceba que não estamos falando em um caminho ou uma técnica unilateral, estamos falando de um trabalho em conjunto. Tal qual o técnico do atleta que o treina e permanece ao seu lado incentivando a conquista.

Em diversas oportunidades  durante nossa vida pessoal e profissional encontramo-nos diante situações de decisão e, posso lhe garantir, por experiência própria,  que sem acesso a alguma ferramenta de apoio à tomada de decisão,  o caminho escolhido ou imposto pela situação tem grande chance de não trazer a realização pessoal e profissional esperada e almejada.

Dê a você mesmo uma oportunidade, procure um apoio, deixe um Coach compartilhar com você a metodologia que o tornará mais forte para tomar para si a condução e direção de sua vida profissional.

Luiz Manoel Chiara

Luiz Manoel Chiara é consultor, Auditor da Qualidade, Coach e Mentor possui 35 anos de experiência nas áreas de Qualidade , Comercial , Marketing, Gestão Empresarial, Governança em Empresas Familiares, Sucessões empresarias. Mestrando em Direção Estratégica de Empresas Familiares pela Universidad Europea – Espanha. Perito Judicial. Foco nas áreas de Desenvolvimento Humano, Planejamento de Carreiras ,Planejamento Estratégico e Negociação Empresarial. Atuação nos segmentos: Naval, Petróleo, Engenharia Biomédica, Hospitalar e Indústria automobilística.

Deixe seu comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Entre em contato conosco

 

Mensagem enviada com sucesso

Em breve retornaremos o contato.

◄ Voltar

Outros projetos da Arbache Tec

Telefone para contato
+55 11 97289-0180
Nosso e-mail
contato@arbache.com
Todos os direitos reservados @arbache 2017