Gestão de Pessoas

Pratique a inteligência emocional para colher melhores resultados

A inteligência emocional é responsável por nos ajudar a reconhecer nossas próprias emoções e sentimentos diante de situações diversas e tomar melhores decisões a partir disso. Essa prática nos permite lidar melhor com eventuais problemas em nossos projetos, negócios e atividades. 

A pessoa que domina a inteligência emocional entende com mais facilidade o comportamento dos outros e consegue usar isso de forma positiva para solucionar problemas, afastando-se da esfera emocional e olhando a situação de forma ampla, calma e racional. Devemos sempre buscar isso para encontrar as melhores soluções para cada situação em nosso dia a dia de trabalho.

Conceito e importância: entenda como aplicá-la no dia a dia

O termo inteligência emocional é usado para descrever a complexa habilidade de compreender e regular os impulsos emocionais. Ela ajuda o profissional a entender como esses impulsos persistem frente a situações-limite e a ser resiliente em relação às expectativas não atendidas ou a situações de frustrações e desânimo (RICHIMOND, 2008).

É um conceito bem utilizado na Psicologia para descrever a capacidade que as pessoas têm de reconhecer e avaliar tanto os seus próprios sentimentos quanto das pessoas ao redor, além de entender e achar a melhor maneira de lidar com eles.

Todos os eventos, acontecimentos e ações provocam alguma reação nas pessoas, e cada uma tem uma forma de lidar com isso. Por isso, é importante utilizar a inteligência emocional de maneira favorável. Entender o comportamento de todos no ambiente profissional é essencial para aplicar a inteligência emocional e motivar a equipe a lidar com os clientes, concorrentes e mercados complexos.

A partir do momento em que metas profissionais são criadas, é preciso que a inteligência emocional seja desenvolvida, justamente para que o profissional aprenda a canalizar toda a sua energia mental para conquistar os objetivos traçados. Ela dá suporte a julgamentos e percepções, auxiliando no entendimento de possíveis situações de risco e oportunidades que podem surgir no caminho.

Além disso, por meio dela é possível identificar com clareza o que deve ser considerado e o que deve ser descartado, fazendo com que o profissional deposite a sua energia mental somente para o que é necessário.

Segundo Pearman (2002), o profissional que consegue unir personalidade, inteligência emocional e performance tem tendência a ter mais engajamento no trabalho, encorajamento diante de situações desafiadoras, entendimento claro das expectativas, força e motivação para lidar com problemas e erros – qualidades essenciais na busca por sucesso profissional. Os melhores líderes sabem unir essas três características e, principalmente, praticar a inteligência emocional ao colocá-las em prática.

Tempos de crise

Vivemos em um mundo cheio de incertezas, no qual o mercado está sofrendo alterações o tempo inteiro e, consequentemente, novas habilidades são exigidas para que os profissionais se adequem às novas realidades. O mundo está sendo transformado pela inovação e exige que as pessoas pensem de forma ágil e sejam adaptativas, flexíveis, engajadas, criativas e transparentes.

As organizações precisam de colaboradores resilientes e que pratiquem inteligência emocional para enfrentar de maneira ágil as possíveis mudanças, de forma que as entregas e os resultados das equipes sejam menos impactadas por elas. Assim, negócios e projetos têm mais chance de atingir os seus objetivos.

Quer desenvolver mais a sua inteligência emocional? Aqui vão algumas dicas:

  1. Tenha uma visão sistêmica sobre seu trabalho e mente aberta

Em tempos de crises e em situações que envolvem riscos, é essencial que líderes e profissionais entendam que imprevistos vão acontecer. Para superá-los, é preciso ter uma visão ampla dos desafios e oportunidades que surgirão ao longo do tempo, além de entender a melhor forma de lidar com cada situação.

Entenda de forma ampla a operação de seu negócio e tudo que envolve seus projetos, para que você seja menos afetado(a) por situações inesperadas ou mudanças de cenário.

  1. Busque exercitar o seu autoconhecimento

A capacidade de conhecer as próprias emoções e a forma como elas se expressam diante de eventos positivos e negativos está diretamente relacionada à inteligência emocional. Para conseguir lidar da forma que deseja com os problemas e superá-los, é importante se conhecer, pois assim você pode desenvolver mecanismos e processos pessoais de enfrentamento a reações negativas e improdutivas.

  1. Empatia

A empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro para entender suas ações e sentimentos, bem como suas visões, crenças, etc. Ela é fundamental para a gestão e liderança de pessoas, pois permite que o gestor interprete as emoções e ações do outro e se adapte para guiar as ações das pessoas da forma mais assertiva para a equipe e o negócio.

Desenvolvendo a empatia, o profissional fortalece a sua inteligência emocional e é capaz também de compreender não só as necessidades, limitações e falhas dos colegas de equipe, mas também as suas habilidades e qualidades diversas.

  1. Seja resiliente

Todos enfrentam dificuldades em suas carreiras, projetos e negócios. Para superá-las e manter o foco e direcionamento mesmo após reveses e impactos emocionais negativos, é preciso desenvolver a resiliência. Ela também está relacionada à inteligência emocional e ajuda o profissional a persistir em busca do que deseja, mantendo-se firme após impactos e desafios.