RH

People Analytics: o que é?

A gestão de pessoas está chegando a novos patamares, muito graças a evolução tecnológica, da computação avançada, do Big Data e deste fenômeno chamado People Analytics.

O people analytics é o reconhecimento de que os colaboradores são os ativos mais valiosos de qualquer organização, e sendo assim, precisam ser geridos de uma forma inteligente que possam manter este grupo engajado, comprometido, produtivo e, acima de tudo, felizes com suas posições.

Então, vamos entender que bicho é esse chamado People Analytics:

People Analytics: o que é?

People Analytics é o uso de dados para entender os comportamentos dentro do ambiente de trabalho que tornam as pessoas eficientes, felizes, criativas, especialistas, líderes, seguidores e enfim.

A empresa coleta dados de diversas fontes e assim pode mensurar quais os problemas atingem o seu corpo de ativos humanos, podendo corrigir de modo mais efetivo esses erro, tornando o processo mais eficaz e com custos mais baixos se comparado com o modelo tradicional de treinamento de RH, que muitas vezes é mais ineficiente e não evita problemas frequentes como o turnover.

Empresas que usam os dados para criar, e guiar, seus processos têm equipes mais unidas, conseguem aprimorar o atendimento ao cliente, estão sempre atualizados às tendências e inovações do mercado, criam planos de desenvolvimento de carreiras mais efetivos, tomam decisões mais rápidas, entre outros benefícios.

Coleta de dados, interpretação da coleta, cruzamento dos dados e investigação de relações de causa e efeito entre variáveis e planejamento são as etapas do people Analytics. Por onde começar o processo na sua empresa? Confira abaixo:

People Analytics na sua empresa.

  • Escolha ferramentas de análise:

O primeiro passo é descobrir onde você precisa buscar os dados, alguns exemplos são: nas redes sociais, com pesquisas de satisfação de clientes, no plano de metas dos colaboradores, em pesquisas de clima interno, em avaliações de feedback e etc.

Pense em todos os dados que podem fazer a diferença para a sua corporação e defina como mensurá-los, crie uma planilha e deposite ali todos os dados colhidos, assim o cruzamento e análise dos dados ficaram mais fáceis.

  • Comunique os funcionários:

Manter a transparência é sempre necessário na gestão de pessoas, por isso, é fundamental que você crie um plano de comunicação sobre a implementação do sistema de ferramentas analíticas, explicando o conceito de people analytics e exaltando sempre os pontos positivos da metodologia para a empresa e para os colaboradores.

  • Comece o processo pensando em um problema:

Qual o principal problema que atinge sua empresa no momento? Falta de retenção de talentos? queda no número de clientes? Defina o que está prejudicando mais o negócio para focar a primeira coleta de dados do People Analytics. Fazer um piloto irá ajudar a organização a entender como funciona a coleta e análise de informações e como criar uma estratégia com os resultados do processo.

As ferramentas de gamificação que mensuram conhecimento técnico e perfil psicológico podem ser grandes aliados para a coleta e o cruzamento de dados, ajudando-o a traçar o perfil do colaborador ideal para cada setor da sua empresa. Conheça os produtos Arbache innovations que pode te ajudar no people analytics.

Avatar

Luiz Gustavo

Publicitário de formação e produtor de conteúdo da Arbache innovations.

Deixe seu comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.