Carreira Coaching

“Para de Voar e Volta Para a Base!”! Você Sabe o Que é Presenteísmo? Isto Afeta Minha Carreira?

Já ouviu falar nas expressões: “Você está aqui só de corpo, por que a alma já foi para o céu a muito tempo! “Você está com cara de paisagem, já chegou no Paraíso?”.

Muitos profissionais para não perderem um dia de trabalho, acabam por exercer suas funções mesmo sentindo pequenos males e preocupações sejam de cunho financeiro ou familiar. A “cabeça está cheia” e, quando chega ao trabalho, estas preocupações acabam por ‘tomar toda a produtividade” do profissional – a este tipo de situação podemos denominar como de “presenteísmo”.

Diferente do “absenteísmo” (quando o profissional falta ao trabalho), o presenteísmo pode ser mais danoso, colocando em risco não somente a produtividade do profissional, mas de toda a equipe envolvida. Além de limitar a atuação do profissional, pode contaminar o clima organizacional e trazer consequências nada agradáveis.

Muitos são os motivos para ir trabalhar, mesmo sem ter condições para isto. Mesmo doente, ou com preocupações, o profissional prefere ir trabalhar, pois tem medo de perder o emprego ou por ter um grande volume de atividades pendentes. Quando está em casa, acaba trabalhando mesmo doente, para não ter a sensação de ficar atrasando o serviço.

O estresse e a depressão são fatores associados ao “presenteísmo”. Geralmente, afeta profissionais que possuem cargos que exigem alto nível de comprometimento e confiança, especialmente lideranças. Hoje, grande parte dos líderes ainda não estão preparados para conviver com relações de trabalho que possam ter um grau elevado de exigências e acabam por tornarem mais suscetíveis a “ciladas” como do presenteísmo.

Um outro indicador é o baixo investimento das empresas em treinamentos voltados para o capital humano e, somando aos dois primeiros e não menos importante, está o cuidado com a saúde do profissional.

Vale destacar alguns fatores que podem levar ao profissional a situações de presenteísmo, como o consumo exagerado álcool e cigarro, ansiolíticos, sedentarismo, doenças da modernidade como a obesidade mórbida e a hipertensão arterial.

Há empresas que já estão alertas em relação ao presentejeísmo, promovendo ações preventivas, como programas de nutrição para seus colaboradores, blitz da saúde, bem como promoção de seminários e trabalhos de coaching ligados a gestão de carreira para futuros líderes.

 

Ana Paula Arbache

Ana Paula Arbache

Pós-doutora em Educação pela PUC/SP. Doutora em Educação pela PUC-SP. Mestre em Educação pela UFRJ. Certificada pelo Massachusetts Institute of Technology/MIT- Challenges of Leadership in Teams (2015), Leading Innovative Teams (2018). Docente dos cursos de MBA e Pós MBA da Fundação Getúlio Vargas. Orientadora e avaliadora de trabalhos de pós-graduação. Sócia Diretora da Arbache Innovtions, responsável pelas ações de Gestão de Pessoas, Liderança, Governança Corporativa, Sustentabilidade Ética, Social e Ambiental e Elaboração e Aplicação Jogos de Negócios. Pesquisadora e autora das obras: A Educação de Jovens e Adultos Numa Perspectiva Multicultural Crítica (2001), Projetos Sustentáveis Estudos e Práticas Brasileiras (2010), Projetos Sustentáveis: Estudos e Práticas Brasileiras II (2011), Sustentabilidade Empresarial no Brasil: Cenários e Projetos (2012), A crise e o impacto na carreira (2015), O RH Transformando a Gestão – Org. (2018). Certificação em Coaching e Mentoring de Carreira para Executivos. Mentora do Capítulo PMI/SP. Curadora e Colunista do blog arbache.com/blog e Página Mundo Melhor de Empoderamento Feminino Arbache innovations. Fundadora do Coletivo HubMulheres. Palestrante em encontros nacionais e internacionais.

Deixe seu comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.