Empreendedorismo e Inovação

Para competir no século XXI, projetos sustentáveis é a melhor estratégia para os negócios!

Não há como passarem despercebidas, duas últimas notícias que podem alterar o rumo dos negócios. Para as organizações que querem sobreviver às grandes transformações do século XXI e suas diferentes demandas, bem como para líderes e profissionais que querem atuar e prosperar nessa nova Era, é preciso saber os desdobramentos que essas notícias trazem para o ambiente dos negócios.

Para além dos documentos e promessas mundiais de organizações não governamentais e políticos, que veem buscando instalar na governança mundial diretrizes e investimentos voltados para o crescimento econômico com desenvolvimento sustentável, como foi o caso da Agenda 2030 e os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, entre outros, o que estamos vivenciando agora, é um fluxo contrário, nascido da sociedade e se consolidando pelos novos sujeitos consumidores e trabalhadores do século XXI, e, tenha certeza, isso faz muita diferença!

As notícias são as seguintes: nas últimas eleições para o Parlamento Europeu o Partido Verde ganha espaço com um aumento de 3% no número de cadeiras, muitos acreditam que o Partido capitalizou com a proliferação de protestos, por medias contra a mudança climática. Na Alemanha, não por acaso, o Partido Vede é a segunda principal força com esse resultado, seguidos na Finlândia, França e Portugal. A segunda noticia, Greta Thunberg, autista, vegana, ativista pelo clima e indicada para o Prêmio Nobel, com os seus 16 anos de idade, foi sozinha ao Parlamento Sueco em 2018 alertar para a crise climática, oito meses depois, março de 2019, seu protesto se tornou planetário, alcançando mais de 1,5 milhão de estudantes de mais de 100 países, que, junto com ela,  se engajaram na marcha histórica pelo clima (#schooltrike4climate). Greta e seus seguidores lutam por ações concretas por parte dos países, para reduzirem as emissões de gases de efeito estufa.

Mas qual a relação dessas notícias para os meus negócios, projetos e carreira?

A primeira notícia, mesmo “localizada’ no Parlamento Europeu”,  já demonstra um movimento das “ruas para as instituições”,  uma demanda que emerge da sociedade e que dá voz e voto para políticos que tem o mesmo propósito, aumentando assim,  o potencial de concretização de políticas e legislações voltadas para o tema e isso tem impacto direto nos negócios do bloco. Esse movimento demonstra um crescimento, por conta dos protestos já ocorridos e que buscam por medidas concretas em torno das mudanças climáticas, o que pode vir a crescer, e muito, quando analisamos a segunda notícia!

A segunda notícia mostra Greta e sua legião de seguidores em 100 Países do globo. O alcance do movimento da pequena notável,  é próprio do perfil dos sujeitos do século XXI. Eles são nativos digitais, movidos por propósitos e causas humanitárias e sustentáveis, não são ligados a patrimônio, se engajam por meio de multidões mobilizadas pelas redes sociais de modo global e veloz e buscam o equilíbrio entre vida pessoal e profissional. O que isso nos diz! Greta e seus seguidores serão (ou já são) os consumidores desse século, os futuros talentos das empresas e, se não encontrem ambientes aderentes aos seus anseios e valores, serão os empreendodores, criando empresas capazes de competir globalmente, por meio de projetos sustentáveis de produtos e serviços e  acessando seus seguidores para que possam consumidor produtos sustentáveis e alinhados às suas causas e à sua visão compartilhada de mundo.

Mais estratégico do que nunca, é preciso conhecer e fazer com que,  negócios e projetos, sejam capazes de estarem em sintonia com esses consumidores, aqueles que não estiverem atentos a essa tendência, ou melhor movimento,  perderão espaços para quem já entrega hoje e para os futuros empreendedores, produtos e serviços com esse alinhamento.


Referências Bibliográficas:

ARBACHE, Ana Paula. Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS): O caminho percorrido a partir dos currículos de formação de lideranças (MBAs), para a prática da governança das empresas. 2017. 33 f. (Artigo Final) Pós Doutorado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017. 

ARBACHE, Ana Paula et al. Sustentabilidade empresarial no Brasil: cenários e projetos. Ana Paula Arbache (Org.). São José do rio Preto: Raízes Gráfica e Editora, 2012.

BARBOSA, Vanessa. Quem é Greta Thunberg, pequena indomável do clima indicada a Nobel da Paz. IN: https://exame.abril.com.br/mundo/quem-e-greta-thunberg-pequena-indomavel-do-clima-indicada-a-nobel-da-paz/ (Acesso em Março de 2019)

NEVES, Lucas. Ultradireita e verdes saem vencedores de eleição para o Parlamento Europeu. https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2019/05/ultradireita-e-verdes-saem-vencedores-de-eleicao-para-o-parlamento-europeu.shtml. (Acesso em Junho de 2019)

Ana Paula Arbache

Ana Paula Arbache

Pós-doutora em Educação pela PUC/SP. Doutora em Educação pela PUC-SP. Mestre em Educação pela UFRJ. Certificada pelo Massachusetts Institute of Technology/MIT- Challenges of Leadership in Teams (2015), Leading Innovative Teams (2018). Docente dos cursos de MBA e Pós MBA da Fundação Getúlio Vargas. Orientadora e avaliadora de trabalhos de pós-graduação. Sócia Diretora da Arbache Innovtions, responsável pelas ações de Gestão de Pessoas, Liderança, Governança Corporativa, Sustentabilidade Ética, Social e Ambiental e Elaboração e Aplicação Jogos de Negócios. Pesquisadora e autora das obras: A Educação de Jovens e Adultos Numa Perspectiva Multicultural Crítica (2001), Projetos Sustentáveis Estudos e Práticas Brasileiras (2010), Projetos Sustentáveis: Estudos e Práticas Brasileiras II (2011), Sustentabilidade Empresarial no Brasil: Cenários e Projetos (2012), A crise e o impacto na carreira (2015), O RH Transformando a Gestão – Org. (2018). Certificação em Coaching e Mentoring de Carreira para Executivos. Mentora do Capítulo PMI/SP. Curadora e Colunista do blog arbache.com/blog e Página Mundo Melhor de Empoderamento Feminino Arbache innovations. Fundadora do Coletivo HubMulheres. Palestrante em encontros nacionais e internacionais.

Deixe seu comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.