Carreira Coaching

Os Processos de Coaching e Mentoring, Não Resolve a Vida de Ninguém: Sem o Compromisso Ético, Não Há Resultados Positivo.

Profa. Dra. Ana Paula Arbache

É comum deparar com depoimentos de alguns profissionais, que relataram que já fizeram um processo de coaching, mas, devido a diferentes problemas, não colocaram seus road maps em ação.

“Eu fiz o processo de coaching, mas não fiz nada do que estava escrito no meu road map! Eu tive um problema pessoal e desisti, não valeu para nada e, agora, eu quero retornar, pois preciso dar um jeito na minha carreira!” [Extrato de depoimento de uma profissional de vendas – São Paulo, Março 2014]

O que isto significa?

Não há uma fórmula mágica, nem uma ligação direta entre um processo de coaching ou mentoring e o sucesso. Isto é ilusão!

Por quê é uma ilusão?

Dos relatos apresentados por alguns profissionais que passaram por estes processos, muitos deles relevaram que, sem foco, ou sem o momento certo para aplicar as metas estabelecidas, tudo se dilui em curto prazo.

As considerações decorrentes desta “verdade”, trazidas pelos profissionais são recorrentes: carência de organização entre vida pessoal e profissional, atribulações no trabalho e na empresas, falta de estímulo para fazer a mudança, medo de mudar e não ter apoio, falta de recursos financeiros para investir em nas metas estipuladas pelo road map, e, até a preguiça e a falta de capital emocional para dar ritmo ao que foi definido em um road map, são as versões apontadas.

Estes fatores, influenciam tanto na vida pessoal, como na vida profissional dos sujeitos. É fácil, quando se tem experiência na aplicação dos processos de coaching e mentoring, enxergar aqueles profissional, que estão realmente comprometidos com estes fins. A conduta é diferente e, consequentemente, a performance também. Os resultados chegam muito rápido e positivam a experiência dos processos, como por exemplo:

“Conforme conversamos no aconselhamento, preparei a apresentação para o meu líder de equipe e ele pediu que eu fizesse a apresentação para os sócios nos EUA” [Extrato de depoimento de profissional em processo de coaching – São Paulo – fevereiro de 2014]

“Eu fiz me preparei para a entrevista seguindo todos os passos que definimos, segui os pontos positivos e estratégicos que mapeamentos no meu currículo e o entrevistador disse que sou um forte concorrente para a vaga”. [ Extrato de depoimento de profissional em processo de mentoring – São Paulo – março de 2014]

O importante é ressaltar que não há fórmula para o sucesso, sem antes se comprometer com ele. Os processos de coaching e mentoring, quando bem realizados, podem orientar boas práticas e atitudes que servirão de guia para o alcance de uma meta estabelecida. No entanto, isto acontece a partir da parceria entre, um profissional competente que oferece estes processos, e o profissional que se propõe a executa-lo.

É uma via de mão dupla, onde a parceria se fortifica e se retroalimenta das ações de ambos. O primeiro, o coach e/ou mentor de abastecer o processo com escuta refinada e orientações estratégicas (no caso do mentoring), o segundo alimentando o processo com as ações solicitadas ao longo do mesmo.

Para isto é preciso tempo e dedicação, é preciso sair da zona de conforto e firmar um compromisso ético “consigo” mesmo. A verdadeira magia destes processos, não são os processos por si só, e sim, a descoberta do compromisso ético que cada um dos profissionais que recorrem a tais processos devem assumir, para garantir a eles e a quem os ama, uma boa colheita de resultados!

Ana Paula Arbache

Ana Paula Arbache

Pós-doutora em Educação pela PUC/SP. Doutora em Educação pela PUC-SP. Mestre em Educação pela UFRJ. Certificada pelo Massachusetts Institute of Technology/MIT- Challenges of Leadership in Teams (2015), Leading Innovative Teams (2018). Docente dos cursos de MBA e Pós MBA da Fundação Getúlio Vargas. Orientadora e avaliadora de trabalhos de pós-graduação. Sócia Diretora da Arbache Innovtions, responsável pelas ações de Gestão de Pessoas, Liderança, Governança Corporativa, Sustentabilidade Ética, Social e Ambiental e Elaboração e Aplicação Jogos de Negócios. Pesquisadora e autora das obras: A Educação de Jovens e Adultos Numa Perspectiva Multicultural Crítica (2001), Projetos Sustentáveis Estudos e Práticas Brasileiras (2010), Projetos Sustentáveis: Estudos e Práticas Brasileiras II (2011), Sustentabilidade Empresarial no Brasil: Cenários e Projetos (2012), A crise e o impacto na carreira (2015), O RH Transformando a Gestão – Org. (2018). Certificação em Coaching e Mentoring de Carreira para Executivos. Mentora do Capítulo PMI/SP. Curadora e Colunista do blog arbache.com/blog e Página Mundo Melhor de Empoderamento Feminino Arbache innovations. Fundadora do Coletivo HubMulheres. Palestrante em encontros nacionais e internacionais.

Deixe seu comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.