Carreira

Os diferentes tipos de carreira: propósito e empregabilidade na gestão de sua carreira

A carreira é entendida como a evolução das experiências profissionais ao longo do tempo. Não é somente uma ocupação, e sim, um modo mais complexo de entender o trajeto que envolve processos de autor-conhecimento, orientado pelos propósitos de vida e de objetivos profissionais.

Atualmente, a gestão da carreira é um tema relevante. Isto ocorre devido ao papel importante que o profissional deve assumir para garantir sua empregabilidade. Para além do salário, o profissional deve buscar experiências e vivências que possam dar maior significado à sua carreira. Os movimentos que devem ser feitos ao longo do tempo, devem agregar competências, desafios, oportunidades para que o desenvolvimento do profissional possa, de fato, acontecer.

Adicionalmente, o profissional deve estar em o contato com ambientes cada vez mais voltados para o mundo digital e tudo o que lhe corresponde. Na era cognitiva o que mais se busca são profissionais que sejam capazes de inovar, serem criativos, responderem com agilidade as demandas solicitadas por esse mundo digital.

Ao assumir a gestão de sua carreira, o próprio profissional deve buscar um caminho que possa gerar maior assertividade em relação à sua empregabilidade.

Algumas dicas são importantes e auxiliam no processo de gestão de carreira:

  • Programas de mentoring com a elaboração de planos individuais de desenvolvimento, capazes de orientar trilhas de conhecimentos necessários para o ambiente de negócios o qual o profissional atua,
  • Eventos para um maior contato com profissionais de diferentes áreas e conhecimento de experiências e casos, que possam gerar melhores resultados e, consequentemente, maior reconhecimento em sua área de atuação.

Conheça abaixo os tipos de carreira que orientam trajetos profissionais.

Figura 1 – Tipos de Carreiras
Fonte: Moraes (2017, p.36)

A Plataforma de Mentoring Arbache possui mentores capazes de auxilia-lo na gestão assertiva de sua carreira, conheça o perfil de nossos mentores em: https://arbache.com/mentoring/

Referências Bibliográficas.

MORAES, E. R. Gestão de Carreira, Remuneração e Benefícios. In: COSTA, D. A. D. (COORD.). MBA Executivo em Economia e Gestão: recursos humanos. São Paulo: FGV, 2017, p.34, 36. Apostila

Ana Paula Arbache

Formação: Doutora em Educação pela PUC/SP com tese desenvolvida em ética, PUC/SP. Mestre em Educação/Cultura UFRJ.
Experiência Acadêmica: Docente, ministrando aulas na UFSJ e UFRJ. Coordenadora de Projetos Nacionais e Internacionais (1995-2000). Docente dos Cursos de MBA /FGV e MBA/BSP. Orientadora e Avaliadora de Trabalhos de Pós Graduação.
Experiência Profissional: Sócia Diretora da Arbache – Serviços Educacionais e Treinamento, responsável pelas ações de Gestão de Pessoas, Governança Corporativa, Sustentabilidade Ética, Social e Ambiental e desenvolvimento e aplicação de Jogos de Negócios. Atuação em consultorias e treinamentos em empresas globais. Coach de Lideranças e de Carreira. Pesquisadora CNPQ e Autora dos Livros: A Formação Do Educador De Pessoas Jovens E Adultas Numa Perspectiva Multicultural Crítica,Projetos Sustentáveis: estudos e práticas brasileiras I e Projetos Sustentáveis Estudos e Práticas Brasileiras II. Palestras realizadas em Congressos Internacionais e Nacionais.

Deixe seu comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Entre em contato conosco

 

Mensagem enviada com sucesso

Em breve retornaremos o contato.

◄ Voltar

Outros projetos da Arbache Tec

Telefone para contato
+55 11 97289-0180
Nosso e-mail
contato@arbache.com
Todos os direitos reservados @arbache 2017