Empreendedorismo e Inovação

Open Innovation: como fazer e a chave do sucesso

A competição cada vez mais acirrada obriga as empresas a buscar melhorias contínuas em produtos, serviços e processos para atender melhor seus clientes e demais stakeholders. Aumentar a produtividade e agregar valor é palavra de ordem, mas como podemos fazer isso? Vamos falar sobre open innovation, ou inovação aberta.

A inovação aberta é um processo de inovação no qual diferentes organizações ou setores de uma mesma organização buscam desenvolver novas ideias e implementá-las, promovendo a inovação em conjunto e aproveitando os conhecimentos e expertises de profissionais e empresas diversas. 

Dessa forma, é possível oferecer melhores produtos e serviços aos seus clientes e aprimorar os processos usados por colaboradores de forma mais rápida e barata, aumentando a eficiência das ações das empresas.

Open Innovation na prática

Antigamente, era comum que as organizações guardassem os seus segredos a “sete chaves”, com medo de que outras tivessem as mesmas ideias e, consequentemente, as aplicassem também em seus negócios. Entretanto, com o desenvolvimento e crescimento do mercado, elas passaram a ter interesse em uma abordagem nova: é possível desenvolver relações ganha-ganha na inovação, tendo foco na comunicação e maior participação dos stakeholders do negócio.

Foi nesse contexto que Henry Chesbrough, professor da Universidade de Berkeley, criou a open innovation. Segundo ele: “inovação aberta é o uso de fluxos de conhecimento internos e externos para acelerar a inovação interna e expandir os mercados para o uso externo de inovação, respectivamente”.

Conhecimento nunca é demais, e a ideia de compartilhá-lo com demais organizações surge como um princípio que traz inúmeros benefícios. Além de economizar tempo, diminui o custo em diversas etapas do processo – tendo em vista que os envolvidos compartilham o seu conhecimento e trocam experiência a fim de criar novas conexões. Outro fator é o aumento da possibilidade de o produto/serviço ser aprovado pelo público.

Para aplicar a inovação aberta com sucesso na empresa, é necessário investir em estabelecer uma cultura de inovação internamente. Isso pode ser feito a partir da otimização de novos processos e práticas e da experimentação, que nos permite entender o que é viável ou não e o que realmente atende aos interesses dos clientes.

É importante também que ferramentas tecnológicas atualizadas sejam implementadas, pois além de trazer agilidade, elas são responsáveis por otimizar os processos e tornar a empresa e os produtos e/ou serviços oferecidos mais competitivos.

Inovação aberta X inovação fechada

Ao analisar os termos “inovação aberta” e “inovação fechada”, é natural pensar que são conceitos opostos, mas devemos entendê-los como complementares. A inovação aberta é realizada com o intuito das empresas de ampliar os seus conhecimentos e inovar a partir de informações e competências externas que se complementam às suas. 

A inovação fechada, na qual a empresa possui seus próprios departamentos e espaços de pesquisa e desenvolvimento e inova internamente, sem contato com o mercado, outras organizações ou stakeholders externos, é uma fonte essencial para a inovação aberta.

O conhecimento e know-how gerado por recursos e processos de inovação internos e a cultura criada nesse movimento permitem que a inovação aberta seja desenvolvida com sucesso.

Sucesso na implementação

A inovação aberta já é parte da cultura e do dia a dia de grandes empresas, que mudam continuamente a forma como o mercado e organizações se movimentam e tomam decisões. O foco é na tecnologia e na implementação de novas ideias que condizem com o avanço e atualização do mercado – sempre focando em sanar as necessidades do consumidor.

Nos anos 2000, a P&G passou a realizar pesquisas externamente e obteve resultados expressivos. À época, apenas 15% das suas ações eram feitas com parceiros externos. Posteriormente, esse valor subiu para 50% e trouxe US$3 bilhões em novas receitas.

Outro bom exemplo, a Samsung, utiliza esse recurso desde a década de 90. A “Iniciativa Next” foi desenvolvida para criar um ecossistema de inovação que visa transformar softwares e serviços em conjunto com algumas startups que escalam e transformam ideias em negócios que solucionam ao menos parte dos problemas globais.

O mundo corporativo vê cada vez com mais clareza o potencial de promover crescimento que a colaboração tem a oferecer, e isso vem aumentando no contexto da pandemia da Covid-19. A inovação aberta tem sido essencial para promover em escala global a troca de conhecimentos, tecnologias e práticas e o crescimento econômico. Esse não é um movimento passageiro e vai crescer cada vez mais.

E aí, vamos inovar juntos?