Carreira Coaching

O Que Você Quer Ser Quando Crescer? Depende Do Mapa De Gestão Da Minha Carreira!

Conforme publicado neste blog, iniciamos hoje  uma série  de artigos relacionados  ao  tema CARREIRA. Serão postagens semanais às terças-feiras. Desejamos à todos, uma boa leitura!

Há um tempo atrás, responder esta questão para parentes e amigos era mais fácil. No entanto, para muitos jovens profissionais, a tomada de decisão para definir uma carreira, não é tão simples assim.

A resposta para pais e amigos poderia vir de uma ideia romântica e enganosa da profissão que iria seguir e, sem critérios bem definidos e longe de estudo apurado do seu perfil profissional, estes sujeitos caiam no mercado de trabalho sem rumo e objetivo.

Deixado ao acaso e ao desejo das circunstâncias, muitos deles, caminham pelo mercado de trabalho, sem a menor noção de onde querem chegar profissionalmente e como querem chegar lá?

O tempo passa e a correnteza acaba desviando estes profissionais do caminho das realizações e conquistas, que poderiam levá-lo ao sucesso profissional.

Construir um futuro, a partir do exercício de uma carreira, não é algo vivenciado por grande parte de profissionais que temos encontrado, seja nos cursos de MBAs, seja nas empresas e nos grupos de trabalho.

Este futuro o qual falamos é um futuro conscientemente planejado, mapeado e gerenciado, nas etapas evolutivas da carreira. Pois, este planejamento, irá demonstrar os vários caminhos disponíveis para que o profissional possa chegar onde deseja profissionalmente, seja em um cargo mais estratégico, ou seja em um cargo operacional em uma empresa que tenha progressão de carreira em  Y, seja um executivo transnacional, ou seja um líder de projetos sociais. Os objetivos são traçados pelos profissionais e o mapa é escrito para atingir este fim.

Não há mistério e as surpresas do caminho passam a ser gerenciadas, há uma maior apuração das possíveis perceptivas e rotas, para que o objetivo possa ser alcançado. Isto não implica que não haverá a interferência de variáveis externas, mas sim, de um maior gerenciamento dos riscos que estas possam trazer e das possibilidades que poderão surgir a partir das mesmas.

A falta de conhecimento da gestão de uma carreira poderá efetivar equívocos, que podem significar atrasos em curto e médio prazo. Também poderá ter como conseqüência o desperdício de recursos financeiros, tempo e oportunidades que poderiam alavancar o objetivo seguido.

A medida que o mercado se modifica e se torna plano e o acesso aos diferentes canais de informações se tornam democratizados, não há mais como se eximir de fazer um bom plano de carreira, mapeando e traçando as etapas evolutivas deste caminho. Há diversos modos de começar este trabalho, o primeiro deles é se questionar: Quais os meus pontos fortes que devo explorar? Como poderei neutralizar os pontos que não são tão fortes assim? Como utilizar estes pontos fortes em prol da realização do meu objetivo?

Ana Paula Arbache

Ana Paula Arbache

Pós-doutora em Educação pela PUC/SP. Doutora em Educação pela PUC-SP. Mestre em Educação pela UFRJ. Certificada pelo Massachusetts Institute of Technology/MIT- Challenges of Leadership in Teams (2015), Leading Innovative Teams (2018). Docente dos cursos de MBA e Pós MBA da Fundação Getúlio Vargas. Orientadora e avaliadora de trabalhos de pós-graduação. Sócia Diretora da Arbache Innovtions, responsável pelas ações de Gestão de Pessoas, Liderança, Governança Corporativa, Sustentabilidade Ética, Social e Ambiental e Elaboração e Aplicação Jogos de Negócios. Pesquisadora e autora das obras: A Educação de Jovens e Adultos Numa Perspectiva Multicultural Crítica (2001), Projetos Sustentáveis Estudos e Práticas Brasileiras (2010), Projetos Sustentáveis: Estudos e Práticas Brasileiras II (2011), Sustentabilidade Empresarial no Brasil: Cenários e Projetos (2012), A crise e o impacto na carreira (2015), O RH Transformando a Gestão – Org. (2018). Certificação em Coaching e Mentoring de Carreira para Executivos. Mentora do Capítulo PMI/SP. Curadora e Colunista do blog arbache.com/blog e Página Mundo Melhor de Empoderamento Feminino Arbache innovations. Fundadora do Coletivo HubMulheres. Palestrante em encontros nacionais e internacionais.

Deixe seu comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.