Liderança

O líder do século XXI: Temas que o líder precisa saber.

Liderança

Muitas literaturas que abordam a temática da liderança, ainda estão referenciadas pelo contexto do século XX. Ao utilizarmos essas referências, estamos desconsiderando as mudanças que o final do século XX e o início do século XXI, trouxeram para a humanidade. Nesse sentido, trago uma série de artigos que abordam o cenário do século XXI, conceitos chaves, os novos sujeitos e a formação de líderes para times inovadores. Os artigos estão baseados em referências bibliográficas atuais e abordadas em cursos realizados recentemente no MIT Professional Education, nos quais o tema de liderança para times inovadores foram o seu foco. Segue abaixo o primeiro dessa série.

Ao tratarmos do tema dando a devida relevância para esse novo contexto, estamos trazendo a liderança para um cenário, que realmente impacta na sua essência e função. As transformações advindas das revoluções tecnológicas da chamada “revolução industrial 4.0, ou “revolução 4.0” (SCHWAB, 2018), com as suas tecnologias como, a realidade aumentada, internet das coisas (IOT), automação, Big Data, Deep Learning, Inteligência Artificial, impressão 3D, entre outras modificaram o modo como vivemos e como trabalhamos. Adicionado a isso, temos as demandas do mundo VUCA ou VICA -Veloz, Incerto, Complexo e Ambíguo – MICHAEL (2018), que tornam a realidade ainda mais intensa, disruptiva e demandante de um entendimento mais aprofundo,  de como os seres humanos lidam e convivem com essa nova realidade, uma vez que tira da zona de conforto e rompe com verdades consolidadas, nada é como era antigamente!

Tanto a Revolução 4.0, quanto o mundo VUCA, conduziram para o nascimento das  organizações exponenciais, chamadas de Exos (ISMAIL et al, 2015), essas organizações nasceram e se consolidam no mercado nessa Era, modificando drasticamente a forma como a sociedade se relaciona com as organizações, uma vez que elas são movidas por propósito, buscam alcançar multidões por meio de escala, disrompem o mercado e trabalham com os chamados staffs sob demanda. Com características próprias, elas impõem um modo diferente de se relacionar com os consumidores (podemos até chama-los de seguidores), bem como com seus colaboradores. As Exos trouxeram maior competitividade para o mercado em uma velocidade não vista anteriormente. Com o embarque das tecnologias criadas pela Revolução 4.0, elas buscam atender as demandas do “bilhão emergente” (ISMAIL et al, 2015), consumidores nativos tecnologicamente e acostumados com inovações cotidianas. Esse bilhão emergente entrará no mercado de consumo até 2020, sendo consumidores ávidos por inovações em um ritmo mais veloz, bem como colaboradores que querem atuar em organizações cujos propósitos estejam alinhados com o deles, caso não encontrem esse “cenário perfeito”, criarão suas próprias organizações (startups), onde poderão aportar propósito e ambiente fértil para inovação. Estar alinhado com essas tendências é condição sine qua non para liderar no século XXI.

Recapitulando: o líder do século XXI deve conhecer profundamente os seguintes temas: Revolução 4.0, Mundo VUCA ou VICA, Organizações Exponenciais e Bilhão Emergente.

Referências Bibliográficas:

ISMAIL, Salim, MALONE, Michael, VAN GEEST, Yuri. Organizações exponenciais. São Paulo: HSM, 2015.

MCNULTY, Eric J. Leading in an Increasingly VUCA World. 2015. https://www.strategy-business.com/blog/Leading-in-an-Increasingly-VUCA-World. em: 23 out 2017. Tradução nossa.

MICHAEL, Rainier. Entenda o Mundo V.U.C.A e aprenda a viver nesta realidade. 2018.

SCHWAB, Klaus., NICHOLAS, Davis. Aplicando a Quarta Revolução Industrial. 1 ed. São Paulo: Edipro. 2018.

Ana Paula Arbache

Ana Paula Arbache

Pós-doutora em Educação pela PUC/SP. Doutora em Educação pela PUC-SP. Mestre em Educação pela UFRJ. Certificada pelo Massachusetts Institute of Technology/MIT- Challenges of Leadership in Teams (2015), Leading Innovative Teams (2018). Docente dos cursos de MBA e Pós MBA da Fundação Getúlio Vargas. Orientadora e avaliadora de trabalhos de pós-graduação. Sócia Diretora da Arbache Innovtions, responsável pelas ações de Gestão de Pessoas, Liderança, Governança Corporativa, Sustentabilidade Ética, Social e Ambiental e Elaboração e Aplicação Jogos de Negócios. Pesquisadora e autora das obras: A Educação de Jovens e Adultos Numa Perspectiva Multicultural Crítica (2001), Projetos Sustentáveis Estudos e Práticas Brasileiras (2010), Projetos Sustentáveis: Estudos e Práticas Brasileiras II (2011), Sustentabilidade Empresarial no Brasil: Cenários e Projetos (2012), A crise e o impacto na carreira (2015), O RH Transformando a Gestão – Org. (2018). Certificação em Coaching e Mentoring de Carreira para Executivos. Mentora do Capítulo PMI/SP. Curadora e Colunista do blog arbache.com/blog e Página Mundo Melhor de Empoderamento Feminino Arbache innovations. Fundadora do Coletivo HubMulheres. Palestrante em encontros nacionais e internacionais.

Deixe seu comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.