Gestão de Pessoas

O futuro imediato e os processos que colocam empresas e talentos no centro dessa discussão

Futuro Imediato

Em tempos incertos é preciso estar alinhado para viver e trabalhar nesse “futuro imediato”. Isto mesmo, enquanto algumas pessoas estão tentando entender o chamado futuro do trabalho, outras já estão entregando, gerando resultados… e, isso é o que chamo de futuro imediato!

Introdução

A partir dessa visão é necessário compreender como cada uma das empresas e seus talentos, irão se alinhar para entregar resultados e soluções em um mercado cada vez mais complexo e competitivo.

Um ponto importante, é como estabelecer novos relacionamentos com os sujeitos do século XXI: diverso, cheio de propósito e totalmente digital. Estamos convivendo em um mercado de trabalho multigeracional e com demandas diferentes.

Desafios

Para as empresas há dois desafios em relação a isso:

  1. captar um talento que veja propósito em trabalhar para sua marca.
  2. captar consumidores que vejam a marca da empresa alinhada aos seus valores.

Aqui estou falando dos melhores talentos do mercado, aqueles que investem tempo e dinheiro em sua carreira, e que não se engajarão em qualquer aventura pelo mercado de trabalho.

Também estamos falando de consumidores conscientes, sedentos por inovação e com capacidade de escolher as melhores marcas para se relacionar e estabelecer uma boa experiência de consumo. Desafiador não é mesmo?

O cenário acima traz um passo a passo, para às empresas chegarem  ao futuro imediato entregando inovação, sejam eles:

  • Primeiro: colocar todos na mesma sintonia (criar a cultura, comunicar o propósito, estabelecer o engajamento de todos);
  • Segundo: capacitar para que todos possam compreender as demandas, ferramentas e modos de operar. Educação é chave para quebrar resistências ao novo, além de acionar a inteligência coletiva, a colaboração e o crescimento conjunto, fatores importantes para a promoção do espírito inovador e empreendedor.
  • Terceiro: promover as entregas aderentes as demandas. Sim, esse cenário pede empatia e o estabelecimento de entregas que possam “solucionar a dor dos usuários e dos clientes”- ententer isso, é fator primordial em tempos de microcustomização.
  • Analisar: usando os recursos de dados coletados ao longo dos processos acima. Esses dados serão insumo para um analitycs de precisão, pois, “saber analisar dados é prerrogativa para trabalhar nesse cenário.
  •  Pivotar: ou seja, melhorar sempre, a partir da experiência do usuário de seu serviço ou produto.

Conclusão

Esses são alguns pontos importantes que temos que pensar quando tratamos do “futuro imediato”. Totalmente diferente, cheio de complexidade, desafiador mas uma janela de oportunidade para quem já está preparado para viver e trabalhar nele.

Ana Paula Arbache

Ana Paula Arbache

Pós-doutora em Educação pela PUC/SP. Doutora em Educação pela PUC-SP. Mestre em Educação pela UFRJ. Certificada pelo Massachusetts Institute of Technology/MIT- Challenges of Leadership in Teams (2015), Leading Innovative Teams (2018). Docente dos cursos de MBA e Pós MBA da Fundação Getúlio Vargas. Orientadora e avaliadora de trabalhos de pós-graduação. Sócia Diretora da Arbache Innovtions, responsável pelas ações de Gestão de Pessoas, Liderança, Governança Corporativa, Sustentabilidade Ética, Social e Ambiental e Elaboração e Aplicação Jogos de Negócios. Pesquisadora e autora das obras: A Educação de Jovens e Adultos Numa Perspectiva Multicultural Crítica (2001), Projetos Sustentáveis Estudos e Práticas Brasileiras (2010), Projetos Sustentáveis: Estudos e Práticas Brasileiras II (2011), Sustentabilidade Empresarial no Brasil: Cenários e Projetos (2012), A crise e o impacto na carreira (2015), O RH Transformando a Gestão – Org. (2018). Certificação em Coaching e Mentoring de Carreira para Executivos. Mentora do Capítulo PMI/SP. Curadora e Colunista do blog arbache.com/blog e Página Mundo Melhor de Empoderamento Feminino Arbache innovations. Fundadora do Coletivo HubMulheres. Palestrante em encontros nacionais e internacionais.

Deixe seu comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.