Empreendedorismo e Inovação Sustentabilidade

Nós e o Desenvolvimento Sustentável

Por Rossana Venturieri

O poder de mudança que as ideias trazem consigo é incalculável. Não apenas no seu aspecto intrínseco, como um produto, um processo, uma formula revolucionária, mas como um caldo de cultura com poder multiplicador de longo alcance. Como diz Steve Johnson no livro “As Ideias que Mudaram o Mundo – A história natural da inovação”, quando milhares de pessoas de uma mesma cultura compartilham ideias, estas ficam circulando nas suas mentes e são preservadas para as gerações futuras. Acho que é o que esta acontecendo com a descoberta do valor da sustentabilidade, já há algum tempo gravitando entre nós, em todo o mundo.

Todos somos conscientes disso, não há dúvida. Mas as nossas atitudes variam muito, desde a descrença até o engajamento firme e atuante. Como pessoas, como cidadãos, como sociedade, como empresas e como governos, todos temos esse poder nas mãos. E poder é uma capacidade que deve ser exercida com conhecimento, ética e equilíbrio. É certo que existem desvios, pessoas, empresas e organizações que se apropriam da sustentabilidade como discurso, mas as grandes marcas globais estão cada vez mais incorporando práticas sustentáveis em sua gestão.

Estamos mais atentos e participantes. Gerar boas discussões nos ajuda a conhecer melhor o tema e a formatar nossa participação nessa mudança para um mundo melhor, seja qual for a nossa posição. Vale a pena ler o artigo de Gil Friend “Mother Nature Doesn’t Care about Your Green Ranking”, sobre o livro de John R. Ehrenfeld and Andrew J. Hoffman, “Flourishing: A Frank Conversation about Sustainability” e conhecer o que pensam mais de 1.000 CEOS de 27 indústrias em 103 países, no relatório “The UN Global Compact-Accenture-CEO Study on Sustainability 2013- Architects of a Better World- CEOs on accelerating the journey from plateau to peak on sustainability”. Boa leitura!!

Mother Nature Doesn’t Care about Your Green Ranking/Gil Friend
Disponível em http://www.strategy-business.com/article/ac00051?gko=134fd&cid=BL20130822&utm_campaign=BL20130822&tid=27782251&pg=all (acesso em 21.10.13)

Relatório “The UN Global Compact-Accenture-CEO Study on Sustainability 2013- Architects of a Better World- CEOs on accelerating the journey from plateau to peak on sustainability”/United Nations Global Compact e AccentureDisponível em: http://www.accenture.com/microsites/ungc-ceo-study/Pages/home.aspx(acesso em 21.10.13)

As Ideias que Mudaram o Mundo/Steve Johnson
Resenha disponível em: http://www.senac.br/media/26362/resenha2.pdf (acesso em 21.10.13)

A apropriação da sustentabilidade pelas grandes marcas globais/Ricardo Abramovay
Disponivel em: http://www1.folha.uol.com.br/empreendedorsocial/colunas/2013/07/1312685-a-apropriacao-da-sustentabilidade-pelas-grandes-marcas-globais.shtml(acesso em 21.10.13)