Gestão de Pessoas

Mindset de crescimento: busca eterna por aprendizado

A vida profissional nos coloca diante de desafios diariamente. Para vencê-los, precisamos sair de nossas zonas de conforto e aumentar nossos conhecimentos e nossa capacidade produtiva.

Nossas crenças e a forma como nos enxergamos e enxergamos o mundo moldam as nossas atitudes. O mindset nada mais é que a mentalidade ou o “modelo mental” que usamos para encarar nossas ações, desafios e problemas no trabalho e na vida pessoal.

O mindset e sua importância

Podemos dizer que existem dois tipos principais de mindset: fixos e de crescimento. O mindset fixo é aquele que prejudica as pessoas a se adaptar a novas situações e mudar os padrões e hábitos do dia a dia. Essas são pessoas fechadas a novas ideias e que têm medo de errar, encarar novos desafios e experiências. O medo de ser julgado na vida profissional impede que elas tentem algo novo.

O mindset de crescimento é aquele que nos motiva a nos esforçar e aprender cada vez mais para entregar melhores resultados e seguir em busca de nossos objetivos. Quem aprende com os erros e sai da zona de conforto tem um mindset de crescimento e está mais capacitado a entender e adaptar-se às novas tendências e novos movimentos do mercado. Profissionais inovadores têm, necessariamente, um mindset de crescimento.

Quem possui um mindset de crescimento não tem medo de se desafiar e sair da caixa sempre que possível, buscando novos conhecimentos e se esforçando para se desenvolver cada vez mais em todas as áreas da vida, mesmo que tudo dê errado. O erro, para essa pessoa, é uma fonte de conhecimento e combustível para novos ciclos de aprendizagem e crescimento.

Curiosamente, o mindset fixo é algo que nós desenvolvemos ao longo da vida. Quando crianças, buscamos conhecer e aprender mais sobre o mundo de todas as formas, sem medo de cair ou errar. E, infelizmente, nem todos conseguem manter essa mentalidade ao longo da vida pessoal e profissional.

Desenvolvendo um mindset de crescimento em sua equipe

Um desafio de todo líder é criar um mindset de crescimento em seu time, favorecendo o desenvolvimento dessa mentalidade mais flexível e aberta em todos. Para isso, algumas ações podem ser produtivas:

  1. Cercar-se de pessoas com objetivos semelhantes aos seus, mas com visões diferentes e abertas a escutá-las e aprender com elas.
  2. Ser compreensivo(a) com as demais pessoas sempre que elas precisarem de apoio e ajudá-las com feedbacks claros e construtivos, que construam um ambiente de diálogo seguro.
  3. Ser um exemplo de profissionalismo e boa postura, tomando atitudes que demonstrem esforço, habilidade e agilidade nas entregas.

Nós somos capazes de desenvolver nossa inteligência e habilidades o tempo todo!

Mindset dos vencedores e líderes

Um ótimo exemplo é uma das mais famosas frases de Michael Jordan, considerado por muitos o melhor jogador de basquete de todos os tempos:

“Errei mais de 9.000 cestas na minha carreira e perdi quase 300 jogos. Em 26 vezes, confiaram em mim para arremessar a bola que venceria o jogo e eu falhei. Eu errei muitas e muitas vezes na minha vida, e é por isso que tive sucesso.”

Michael Jordan demonstrou ter uma mentalidade de crescimento e nunca desistiu. Mesmo com tantas dificuldades, ele acreditou que através do trabalho duro e dedicação seria possível chegar na posição que sonhava. Hoje ele é cultuado pelos apaixonados por basquete em todo o mundo.

No mundo dos negócios, em sua vida profissional e em sua vida pessoal, você também precisa ter força de vontade e acreditar que desafios são feitos para serem vencidos e que eles servem para te fazer crescer. Basta ter foco, vontade de evoluir continuamente e acreditar em sua capacidade de se adaptar e ser melhor a cada dia, abrindo-se ao novo e vendo as mudanças como parte da sua vida.