Empreendedorismo e Inovação Mercado

Mercado de Luxo No Brasil: as Marcas Mais Cobiçadas!

Quais são os desejos mais cobiçados pelos brasileiros em se tratando de mercado de luxo? A empresa de pesquisas Luxury Group, divulgou no dia 21/01/2014 que o consumidor busca: carros, moda, cosméticos, relógios, joias e hotelaria.

A Audi lidera a lista, seguida pela arquirrival BMW e a linha de cosméticos MAC. O ranking é resultado do rastreamento de 300 grifes em mais de 20 milhões de consultas dos consumidores nos principais motores de busca online no Brasil. Os carros são, de longe, o principal foco das pesquisas, ocupando 49% dos resultados. Na tão competitiva lista surge ainda algumas das marcas mais famosas do mundo: Moda: Chanel, Armani, Lacoste, Gucci, Buberry, Prada. Ralph Lauren; Joias e relógios: Omega, Rolex, TAG Heuer, Swarovski, Cartier; Carros: além da Audi e BMW, Ferrari, Mercedes, Ford; Cosméticos: além da MAC, Lancôme; hotelaria: Hilton, Sheraton, Tivoli, dentre outras…

Nenhuma surpresa na listagem das marcas favoritas, pois sem dúvida , as mais “cobiçadas”, são quase sempre as mesmas, surgindo uma ou outra surpresa, ou mudando somente a posição no ranking. Lembrando que , no cotidiano, quando falamos em marca, estamos referindo-nos a algo maior, que surge a partir da criação de um elevado nível de conhecimento, reputação e posicionamento no mercado; Uma marca forte agrega valor intangível ao produto, além de funcionar como avalista dos produtos em lançamento. Ela acrescenta ao produto físico sinais de identidades que lhes são próprios: cores, embalagens, serviços, propaganda, etc.. Formando o que se denomina composto do produto.

É importante falar de uma nova área na administração: o branding, especializado em estudar o processo de criação, desenvolvimento e gestão de marcas. Surge o brand equity (valor da marca), onde estão presentes todos os recursos necessários para que as marcas sejam posicionadas, comunicadas e vendidas com sucesso. O brand equity é o valor patrimonial de uma marca. Vai além dos ativos do balanço e, somados a estes, constitui o valor de uma marca para efeito de negociação. No segmento do luxo, a determinação do brand equity torna-se muito mais desafiadora, pois na maioria das vezes estamos falando em marcas com muitos anos de história: repleta de detalhes, charme e glamour.

È possível encontrar no Brasil todas as marcas listadas acima, mas um ponto importante surge para reflexão: no país de origem de cada uma delas, é possível adquirir os produtos com um preço bem menor do que o praticado por aqui; Por quê? Temos uma das maiores taxas para produtos importados do mundo, então é evidente que quem tem acesso a comprar o produto direto da matriz, sai em vantagem financeira. Mas mesmo assim, as grandes marcas não param de se estabelecer no país, atraídos pelo potencial de consumo desse mercado. Para nossa sorte, as altas taxas não desencorajaram as grandes marcas mundiais de se estabelecer por aqui.

A Angela Klink, do Valor Econômico é categórica quanto ao assunto:” Mesmo sem bandeirinha de “Ordem e Progresso” na mão, as grifes internacionais “urgem” em encontrar o caminho definitivo no coração dos brasileiros. Claro que elas são admiradas e desejadas, mas os investimentos feitos nos últimos anos precisam dar retorno. Este é um ano de consolidação das operações, os preços não podem ser subsidiados indefinidamente para convencer o consumidor a comprar em território nacional.”

Veja mais, acessando os links abaixo:

As marcas de luxo mais buscadas pelo consumidor brasileiro // Fonte: EXAME.com
Inteligência Competitiva Marcas de luxo: Quando globais tem que aprender com locais // Fonte: Inteligência Competitiva por Alfredo Passos