Carreira Coaching

Mapa de Carreira: Quando o Vento Soprar, Para Onde o Profissional Deve Ir?

Cada um de nós tem uma idéia, de como queremos desenvolver a nossa carreira. Por vezes, esta idéia é clara, concreta e nos oferece um horizonte confortável. Os profissionais que possuem este caminho atingem suas metas nos prazos estipulados e alcançam uma posição profissional e financeira desejadas.

No entanto, esta não é uma realidade vivida por grande parte dos profissionais que, ainda jovens e com um cotidiano de trabalho exaustivo, levam as suas carreiras para onde o “vento soprar”, e, hoje em dia, com o “ambiente de alta empregabilidade” , o vento acaba soprando para onde se paga bem!

Em algumas situações, este “vento” não passa de uma “brisa” leve, que pode ser abafada por um clima de trabalho pesado, uma cultura organizacional bastante verticalizada e sem brechas para compartilhamento de idéias e tomadas de decisões, além de possuir lideranças que nada servem de exemplos, como líderes organizacionais.
Desta forma, em nada resolve atender aos apelos do “vento”, pois o crescimento profissional, não estará em terreno fértil para o seu desenvolvimento. Quando a motivação se pauta, especificamente em uma dimensão financeira, sem levar em consideração outros aspectos que envolvem a vida do profissional, pode ser que a mesma fique confinada aos caprichos do vento!

Mas, como evitar tais caprichos? O profissional que busca o sucesso profissional e, concomitantemente, maior qualidade de vida e satisfação no trabalho, pode utilizar de diferentes formas para enxergar a sua trilha de carreira e traçar as melhores estratégicas para o alcance destes pontos.

Quando o profissional tem o seu mapa traçado, os caminhos a serem seguidos tornam-se mais claros e as ações mais focadas. Todo este esforço do mapeamento, serve para dar suporte às tomadas de decisões que o profissional terá que efetivar em prol da sua carreira e, mesmo que variáveis externas surjam no meio do caminho, o profissional poderá traçar outras estratégias, pois, ele saberá muito bem onde quer chegar, independente de qualquer vento, ou brisa, que venha a soprar!

Ana Paula Arbache

Ana Paula Arbache

Pós-doutora em Educação pela PUC/SP. Doutora em Educação pela PUC-SP. Mestre em Educação pela UFRJ. Certificada pelo Massachusetts Institute of Technology/MIT- Challenges of Leadership in Teams (2015), Leading Innovative Teams (2018). Docente dos cursos de MBA e Pós MBA da Fundação Getúlio Vargas. Orientadora e avaliadora de trabalhos de pós-graduação. Sócia Diretora da Arbache Innovtions, responsável pelas ações de Gestão de Pessoas, Liderança, Governança Corporativa, Sustentabilidade Ética, Social e Ambiental e Elaboração e Aplicação Jogos de Negócios. Pesquisadora e autora das obras: A Educação de Jovens e Adultos Numa Perspectiva Multicultural Crítica (2001), Projetos Sustentáveis Estudos e Práticas Brasileiras (2010), Projetos Sustentáveis: Estudos e Práticas Brasileiras II (2011), Sustentabilidade Empresarial no Brasil: Cenários e Projetos (2012), A crise e o impacto na carreira (2015), O RH Transformando a Gestão – Org. (2018). Certificação em Coaching e Mentoring de Carreira para Executivos. Mentora do Capítulo PMI/SP. Curadora e Colunista do blog arbache.com/blog e Página Mundo Melhor de Empoderamento Feminino Arbache innovations. Fundadora do Coletivo HubMulheres. Palestrante em encontros nacionais e internacionais.

Deixe seu comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.