Carreira da Mulher Coaching

Mãe e Profissional – E Agora?

Taiana Martins
Pós graduada em Gestão Empresarial pela FGV, atua como Gerente de Projetos no desenvolvimento de jogos de negócio e sistemas de informação.

No filme “Um presente para Ellen” uma carreira bem sucedida encontra seu tropeço quando Ellen recebe a guarda de seus sobrinhos depois da morte de sua irmã. Ela reluta em assumir o seu papel e suas novas responsabilidades, mas logo percebe que a “maternidade” foi a melhor coisa que lhe aconteceu e que no mundo corporativo sempre há exceções, mesmo quando ele insiste em dizer que uma carreira bem sucedida não combina com a agenda tumultuada de uma mãe.

Esse é o dilema que muitas mulheres enfrentam, a difícil decisão de ser mãe ou ser bem sucedida, entre um e outro fico com os dois, afinal descobri que a maternidade pode ser um dos melhores MBAs que existem. Com ela pude aprender na prática, a necessidade de um planejamento com múltiplos cenários e um bom mapeamento de riscos, pois quando sua filha nasce e dias depois fica doente, voltando para o hospital por 10 dias, como reagir se nem havia planejado a escolha de um pediatra? Aprendi que para ser um bom líder, sua equipe precisará de autonomia e principalmente da sua confiança, mesmo que isso signifique deixar de fazer coisas que realmente lhe dariam muita alegria, como dar a primeira papinha de frutas para sua filha. Aprendi que foco é um requisito muito importante quando se tem algumas poucas horas para se sentar no chão e brincar de maquiagem e boneca com sua filha, deixando em segundo plano as notificações do seu iPhone que insistem em dar o ar de sua graça, afinal em alguns poucos minutos ela pegará no sono feliz pela intensidade desse momento e você feliz da vida para colocar em ordem todas as notificações que recebeu. Agora essa eu considero a mais importante de todas as lições que ainda estou aprendendo, nossa capacidade nata de aprender com cada experiência e a cada dia poder dizer que o que eu vivi ontem me molda como mãe e profissional que sou hoje.

 O Blog Arbache e seus colunistas parabeniza a todas as nossas leitoras avós, mães, filhas e profissionais de muito sucesso e coragem!