Empreendedorismo e Inovação Mercado

Luxo: Estilo e Essência!

A Digital Luxury Group, empresa europeia de estratégica e marketing digital para indústria de luxo, divulgou recentemente dados do crescimento do mercado de produtos de luxo no Brasil. Em 2012, este mercado cresceu 24% em relação a 2011; Foi movimentado no País, um montante de U$ 12 bilhões.

Recentemente a revista Exame divulgou que a expectativa é que o mercado mundial de luxo cresça entre 4 % a 5% em 2013.

Para entender o significado e importância destes números no cenário da economia, acredito que devemos, em primeiro lugar, entender o que significa “ Luxo” na ótica de mercado : Luxo está ligado às sensações de prazer, causadas pela compra de determinados serviços ou produtos, geralmente considerados supérfluos e caros para a maioria das pessoas . Por que para a maioria? Porque se questionarmos o que é luxo para uma pessoa deste mercado, ela irá dizer que é aproveitar bem o tempo ou viver experiências únicas, e não somente está relacionado a obtenção de coisas caras e sofisticadas, até mesmo intangíveis.

Não é a toa que a marcas de luxo se mostram cada vez mais surpreendentes criando tendências exclusivas na superação das expectativas; Elas estão alertas para um aumento no padrão de exigência dos consumidores e não medem esforços para atende-los de forma criativa e personalizada. Não é tarefa fácil conquistar um público que não se importa com o valor monetário, e sim, com uma percepção única de valor. Seja no segmento de moda, decoração, viagens, entretenimento, veículos, joias , imóveis ou beleza, o que vale é oferecer muito mais que sofisticação, design e qualidade; O que vale é o talento em oferecer o estilo, a essência .

O mercado de luxo exige legitimidade e exclusividade; O desafio é aliar tradição com inovação. A relação do consumidor com o luxo é emocional, e ele pretende que o uso de uma marca, reflita os seus valores. Neste aspecto entra a preocupação em atender a expectativa da ética e da responsabilidade social; Muito mais do que um slogan, uma postura. As empresas que ainda não despertaram para a importância dessas exigências, não terão como sobreviver por muito tempo, pois não conseguirão obter a confiança nas suas marcas .

De olho neste mercado, as grandes grifes não param de se estabelecer no Brasil. Em plena ascensão, mas ainda “engatinhando”, o luxo no Brasil precisa se preocupar criar seu próprio “ DNA” e principalmente criar a identidade e traços com a nossa cultura. O investimento em qualidade e a profissionalização será fator primordial para o amadurecimento deste segmento.

“Para ser insubstituível, deve-se sempre ser diferente”. Coco Chanel

http://economia.terra.com.br/operacoes-cambiais/pessoa-fisica/mercado-de-produtos-de-luxo-cresceu-24-no-brasil-em-2012,ab6e2d69af3df310VgnVCM4000009bcceb0aRCRD.html

http://exame.abril.com.br/economia/noticias/mercado-de-luxo-crescera-entre-4-e-5-em-2013

http://www.lhmarketingdeluxe.com/2010_05_01_archive.html