Empreendedorismo e Inovação Sustentabilidade

Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&F BOVESPA – Parte 1

Entrevista realizada com Sônia Bruck Pereira – Gerente de Sustentabilidade da BM&F BOVESPA pelos professores Fernando Arbache e Ana Paula Arbache –12/04/2012 – BM&F BOVESPA – São Paulo.

Em recente visita a BM&F BOVESPA foi possível conhecer, um pouco mais, a respeito do ISE – Índice de Sustentabilidade Empresarial.

Na ocasião, a senhora Sônia Bruck Pereira, gerente de sustentabilidade da BM&F BOVESPA, nos recebeu e gentilmente apresentou as diretrizes e especificidades do ISE. Também foram relatados os critérios estabelecidos, para que as empresas possam estar inseridas na carteira do Índice, as atribuições do Conselho Deliberativo, bem como as lições aprendidas e os casos de sucesso já vivenciados nestes sete anos de ISE.

Para a BM&F BOVESPA, o ISE pode ser definido como “um índice que mede o retorno médio de uma carteira teórica de ações de empresas de capital aberto e listadas na BM&F BOVESPA, com as melhores práticas em sustentabilidade” .

O ISE é o quarto índice de sustentabilidade do mundo e foi criado em 2005, a sua carteira é revista anualmente e, hoje, o ISE é composto por 40 empresas, das 200 ações mais líquidas na BM&F BOVESPA.

A participação no índice é voluntária e o processo é participativo, conta com uma metodologia baseada em questionários e envio de evidências. Este questionário visa levantar informações em sete dimensões, sendo estas:

  1. Natureza do Produto: envolvendo os impactos pessoais, impactos difusos, princípio da precaução, informação ao consumidor;
  2. Geral: compromissos, alinhamento, transparência e corrupção;
  3. Governança Corporativa: propriedade, conselho de administração, auditoria e fiscalização, conduta e conflito de interesses;
  4. Social: política, gestão, desempenho, cumprimento legal;
  5. Econômico financeira: política, gestão, desempenho, cumprimento legal;
  6. Mudanças Climáticas: política, gestão, desempenho, reporte.

O Conselho Deliberativo do ISE (CISE) é o órgão máximo de governança do ISE. Este Conselho tem o compromisso de garantir um processo transparente de construção do índice, bem como de seleção das empresas. O CISE é presidido pela BM&F BOVESPA e conta com representantes de 11 empresas como o IBGG, ANBIMA, IFC, ETHOS, PNUMA, Ministério do Meio Ambiente, APIMEC, GIFE, ICSS, SINDAPP, IBRACON.

Para Pereira, integrar um índice de sustentabilidade é uma questão de reputação, como também de minimização de risco e melhoria de retorno financeiro para as empresas. Na carteira de 2012 estão:

AES TIETE* CPFL ENERGIA LIGHT S/A
ANHAMGUERA DURATEX NATURA*
BICBANCO ECORODOVIAS REDECARD
BRADESCO ELETROBRAS SABESP
BRASIL* ELETROPAULO SANDANTER
BRASKEM EMBRAER SUL AMERICA
BRF FOODS ENERGIAS BR SUZANO PAPEL
CCR* EVEN TELEMAR
CEMIG FIBRIA TIM PART S/A
CESP GERDAU TRACTEBEL
COELCE* GERDAU MET ULTRAPAR
COPASA ITAUSA VALE
COPEL ITAU UNIBANCO

*EMPRESAS QUE AUTORIZARAM A DIVULGAÇÃO DAS RESPOSTAS DO QUESTIONÁRIO.

Entre os objetivos da BM&F BOVESPA para o ISE estão: a ampliação de informações ao mercado, o aumento da participação das empresas no processo de seleção, aumento no volume de recursos investidos e produtos atrelados ao ISE e torna-lo um benchmark de investimento, o fortalecimento dos canais de comunicação e diálogo com as partes interessadas e o trabalho de aperfeiçoamento do escopo e processos de elaboração do questionário, com o refinamento da metodologia, processos de seleção das empresas, verificação entre outros aspectos.

OBS: No decorrer da entrevista, a senhora Sônia Pereira apresentou slides com informações referentes ao ISE e estes textos foram disponibilizados em formato impresso, para serem inseridos neste artigo, como ferramenta de analise de documentos e compilados para estudo. Maiores informações a respeito do ISE, estão disponíveis para o público no site da BM&F BOVESPA.

Fernando Arbache

Fernando Arbache

Mestre em Engenharia Industrial PUC/Rio. Independent Education Consultant working with MIT Professional Education. Graduado em Engenharia Civil, UFJF. Data and Models in Engineering, Science, and Business/MIT, Cambridge, MA (USA). Challenges of Leadership in Teams/MIT, Cambridge, MA (USA). Data Science: Data to Insights/MIT, Cambridge, MA (USA). AnyLogic Advanced Program of Simulation Modeling/Hampton, NJ (USA). Experiência Acadêmica: Educational Consultant working with MIT. Instructor in Digital Courses at MIT Professional Education in Digital Transformation and Leadership in Innovation. Atuou cimo coordenador da FGV em cursos de Gestão. Atuou como professor FGV, nas cadeiras e Logística, Estatística, Gestão de Riscos e Sistemas de Informação. Professor da HSM Educação, IBMEC e FATEC. Livros escritos: ARBACHE, F. Gestão da Logística, Distribuição e Trade Marketing. São Paulo: Ed. FGV, 2004. ARBACHE, F. Logística Empresarial. Rio de Janeiro: Ed. Petrobras, 2005. ARBACHE, A. P. e ARBACHE, F. Sustentabilidade Empresarial no Brasil: Cenários e Projetos. São José do Rio Preto- SP: Raízes Gráfica e Editora, 2012. Pesquisa: Desenvolvimento de modelos de mapeamento de Competências Comportamentais e Técnicas, por meio de gamificação com uso de Inteligência Artificial, utilizando Deep Learning e Machine Learning (http://www.arbache.com/mobi). Programa de Inovação com 75 cooperativas de diversas áreas de atuação e aproximadamente 500 participantes, com Kick-off no MIT PE (http://www.arbache.com/inovacoop). Desenvolvimento de Inteligências nos dados e métricas - Big data e precisão nas tomadas de decisões na gestão de pessoas. Experiência Profissional: CIO (Chief Innovations Officer) da empresa Arbache Innovations especializada em simulação, inovação com foro em HRTech e EduTech – empresa premiada no programa Conecta (http://conecta.cnt.org.br) como uma das 5 entre 500 startups mais inovadoras da América Latina. Acelerada pela Plug&Play (https://www.plugandplaytechcenter.com) em Sunnyvale, CA – Vale do Silício entre novembro e dezembro de 2018. Desenvolvimento de parceria com o MIT – Massachusetts Institute of Technology para cursos presenciais e digitais – http://www.arbache.com/mitpe, https://professional.mit.edu/programs/digital-plus-programs/who-we-work & https://professional.mit.edu/programs/international-programs/who-we-work

Deixe seu comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.