Arbache Indica Cotidiano Empreendedorismo Estratégia Gestão de Pessoas Liderança

A importância do comportamento na Gestão.

Entender o comportamento organizacional é fundamental para melhorar a gestão das pessoas e consequentemente a produção individual e coletiva da companhia.

Entender como os indivíduos de cada equipe se comportam é extremamente importante para melhorar os processos organizacionais e facilitar a integração entre times.

Mas então, o que é comportamento organizacional?

O comportamento organizacional é, basicamente, o estudo dos hábitos e atitudes das pessoas que trabalham em uma determinada empresa.

Ao analisar a conduta dos colaboradores se busca entender como desenvolver as pessoas, os grupos e a organização, além de encontrar e planejar formas de solucionar as mais variadas situações que ocorrem no dia a dia da empresa.

As análises geralmente são feitas em diferentes níveis, que são:

Nível individual: Bom, como o nome já sugere, é o estudo do colaborador individualmente, sua forma de trabalhar, seu rendimento e personalidade. Aqui, a psicologia estuda o que motiva os indivíduos dentro das empresas e quais seriam suas habilidades e competências em potencial.

Nível Grupal: Que visa entender os nichos e os departamentos que constituem a empresa. É o estudo de como ocorre à interação entre as pessoas e a eficiência da comunicação, com o objetivo de conectar os times.

Nível Empresarial: Aqui precisamos olhar para dentro da empresa, entender a sua estrutura, seus valores e a cultura da empresa.

Quando se dá a devida atenção ao comportamento organizacional, facilitamos a manutenção e a melhoria dos processos de gestão dentro da empresa. Isso porque os líderes, por exemplo, conseguem prever e evitar problemas individuais ou coletivos diante os colaboradores, ou então estruturar métodos de liderança e estratégias de gestão mais efetivas para alcançar as metas e resultados desejados.

O comportamento é um fator decisivo para a produção de uma empresa. Quando os líderes conseguem gerenciar as atitudes dos indivíduos e grupos, eles conseguem melhorar a performance dos colaboradores e otimizar os processos.

Idalberto Chiavenato, um profissional respeitado na área da administração e recursos humanos diz: “o potencial da organização está relacionado ao potencial dos seus colaboradores, de forma que o desempenho profissional também tem como referência o desempenho organizacional, envolvendo toda a organização na sua forma de se portar”.

Todo o estudo e percepção se faz muito importante em um mercado que se comporta de maneira cada vez mais competitiva. Dessa forma, a empresa poderá instruir os seus colaboradores no melhor caminho, tomando atitudes que culminarão em importantes mudanças na dinâmica e produção da sua empresa. E é por isso, que é muito importante o estudo de comportamentos para a gestão!