Gestão de Pessoas

Gerir um negócio é um ato contínuo de perseverança

Concentração, foco e perseverança são aliados para impulsionar um negócio. Mesmo em situações que trazem dúvidas e questionamentos sobre a própria capacidade de levar a empresa a diante, o empreendedor perseverante acredita em seu propósito, sem desanimar.

Aceitar que não sabemos o que está por vir é o primeiro passo para vencer as incertezas do mercado e negócios cada vez mais complexos. Também precisamos ter perseverança, afinal, empreendedores que não acreditam em si não conseguem atingir os seus objetivos.

Ela é uma das chaves de sucesso em qualquer área de atuação e nos permite manter o foco em nossos objetivos. Em meio às adversidades, muitas pessoas se sentem desmotivadas. Para superar isso, a perseverança ajuda a atingir metas em longo prazo e ter mais motivação e força de vontade. Ela orienta o pensamento de forma positiva e desperta entusiasmo, tornando possível o alcance de metas e sonhos.

Persistência X Perseverança

O empreendedor persistente trabalha para atingir os seus objetivos, independentemente das dificuldades e oposições que surgirem no caminho. Quando há uma definição de seus objetivos, o profissional foca totalmente naquilo e busca alcançá-los a todo custo. 

Por outro lado, a perseverança é uma característica que se mostra de forma distinta. O profissional perseverante é determinado e está disposto a superar obstáculos e situações difíceis. Ele tem firmeza para acreditar que, com esforço e dedicação, os resultados positivos virão. Entretanto, é preciso disposição para se adaptar para atingir objetivos e evitar falhas que levariam o negócio ou projeto ao fracasso. 

Persistência e perseverança são vistas como sinônimos, mas existem diferenças entre elas. Quando analisamos criteriosamente cada uma, vemos que o profissional persistente é até teimoso. Ele enxerga a concretização daquele objetivo em questão como o único caminho a ser seguido. Enquanto isso, o profissional perseverante está focado em encontrar a melhor forma de resolver os problemas e evoluir. Ele acredita no sucesso do objetivo principal e pratica o autoconhecimento para se realizar e ser feliz em seu trabalho.

Como vencer as dificuldades pessoais e alcançar os objetivos

Diante das adversidades do dia a dia, é normal nos sentirmos desmotivados e desanimados. Porém é preciso ter força de vontade para concretizar objetivos. Só assim teremos carreiras e negócios mais fortes e competitivos em um mercado cada vez mais concorrido.

O autoconhecimento é aliado do profissional perseverante. Ele é o responsável por orientá-lo a enxergar os seus verdadeiros problemas para alcançar os objetivos com determinação. A incapacidade de lidar com as emoções desperta falta de experiência nos indivíduos, e isso se reflete nas suas atitudes e em seu desempenho.

Mas é essencial ter em mente que é preciso passar por experiências ruins para aprender lições que nos farão crescer pessoal e profissionalmente. Essas situações podem parecer cansativas, mas é possível extrair elementos positivos responsáveis por nos orientar na busca por sucesso na carreira.

Quando nos sentimos despreparados para enfrentar alguma situação, é preciso ter persistência para juntar forças e recursos – intelectuais e/ou materiais – para seguir em frente. Ser persistente é aprender com os próprios erros para aprimorar habilidades e alcançar a felicidade e o bem-estar.

A pessoa com essa qualidade não tem medo de errar e assumir as suas dificuldades à frente de seu negócio ou carreira. O profissional perseverante as considera parte do caminho para o sucesso. Afinal, momentos de dificuldade existirão, e desistir nunca é a melhor opção!