Carreira Gestão de Projetos

Gerando Valores Através Do Conhecimento: A Gestão Do Conhecimento Aplicada Ao Gerenciamento de Projetos

A cada período da história comercial, observamos o crescimento da competitividade entre as organizações dentro do mercado. Inicialmente, apenas dentro do feudo, posteriormente, com as conquistas territoriais do imperialismo, e mais acentuadamente após a Revolução Industrial, esta se amplia a todo o Planeta. Na Economia Moderna, com a globalização e sob os efeitos da internet, as organizações passam a competir universalmente, exigindo assim das empresas, um alto padrão de qualidade, pesquisa e conhecimento para desenvolver novos produtos e agregar valor a estes para os seus clientes. Desta forma, o maior capital das organizações deixa de ser o patrimonial para ser o intelectual, o conhecimento.

Ao perceber que o conhecimento é uma das principais fontes geradoras de receitas, e que, são as pessoas que desenvolvem os melhores processos e produtos, as empresas começaram a organizar e gerir o conhecimento. Inicia-se também o desenvolvimento de metodologias e modelos para a gestão de ideias e informações que são traduzidas em lucratividade e aumento de mercado para as empresas.

A partir das boas práticas apresentadas pelo PMI (Project Management Institute) no Guia PMBOK (2008) podemos identificar a importância da gestão do conhecimento aplicado dentro dos projetos, o registro das lições aprendidas. Este tema, que às vezes passa despercebido durante a execução dos projetos, não ocorrendo de maneira eficiente, tem papel importante no sucesso dos projetos futuros. Sendo este, registro, fonte de dados e conhecimento para a solução de problemas e que pode potencializar o resultado de ações em outros projetos.

Mas quanto vale o conhecimento? Lições aprendidas, cursos, workshops, seminários e congressos que todos os dias chegam os convites em nossos e-mails, todos estes investimentos geram de fato valor para as nossas organizações? Têm potencializado os resultados dos nossos projetos?

A resposta é SIM, tem gerado bons resultados para as organizações que aplicam e incentivam a geração de conhecimento. Isto é perceptível, em empresas que não utilizavam as boas práticas desenvolvidas e disseminadas pelo PMI e iniciaram a utilização das ferramentas da gestão de projetos, começaram a investir em geração de conhecimento através das capacitações e incentivos para que seus funcionários. Além de participar de cursos e seminários, como também a criação de artigos e metodologias próprias e adaptáveis à organização. Isto está ocorrendo em todos os tipos de empresas, desde as micro e pequenas até as grandes organizações.

E na sua organização? A “torneira do conhecimento” está aberta, permitindo que os grandes talentos que podem fazer a diferença vão embora? Ou tem-se investido na retenção e desenvolvimento dos talentos internos? Lembre-se que uma grande ideia pode mudar os resultados da sua organização.

 http://www.hbrbr.com.br/

PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. A Guide to the Project Management Body of Knowledge. Project Management Institute, 2008.