Cotidiano Gestão de Pessoas

Fluir é Palavra de Ordem!

FLUIR, circular, emanar, correr… ser natural, soltar, relaxar qualquer tensão, nem segurar, nem forçar, deixar seu curso…

Está mudando a natureza da sociedade humana… a sociedade está na direção da interação, não mais só da participação! As redes sociais, como padrão de organização, sempre existiram! As células se comportam assim… a natureza se comporta em rede… nosso mundo está altamente conectado e isso é irreversível.

Não acredito na falta de criatividade, acredito em pessoas amarradas em conceitos velhos, com excesso de regras, relaxadas no conforto do não pensar, da inação. A força com que as pessoas têm se manifestado nas redes sociais, é a própria resposta para o que as pessoas querem e esperam, e empresas inteligentes tirarão proveito destas informações riquíssimas despejadas de graça na rede. A sensação que tenho como usuária e observadora, é que as empresas têm (na maioria das vezes) utilizado a rede ou para se defenderem, ou para apagarem incêndios! Aproveitem as informações enviadas ao “fale conosco” – Serviço de Atendimento ao Consumidor – Ombudsman – Ouvidoria, o nome que quiserem dar, para realmente perceberem como chegar mais à frente, se destacar, atender, satisfazer, ser lembrada (ou nunca esquecida)! Coloque alguém capaz neste posto, alguém que enxergue, que aceite o diferente, o confronto e seja resiliente aos impactos que acontecerão (pois eles serão a mola propulsora para o sucesso). Nada de amadores para esta função extremamente determinante, por favor. O consumidor não é o inimigo, e sim o que efetivamente dará lucro à sua empresa! Bobagem tomar as palavras como algo pessoal ou destruidor! As palavras não têm opiniões. As palavras retratam situações, ou sentimentos, ou fatos, ou crenças certas ou erradas. Compete às pessoas quererem de fato se entenderem e perceberem que as informações necessárias para que o serviço, o produto ou a relação se aprimore, já está ao alcance das suas mãos! Não é preciso mais ferramentas, mais consultores, mais estatísticas! Plano de ação + gente competente = resultado mais do que esperado! Parar de se defender já me parece um plano de ação!

E nós, quando na qualidade de consumidores, devemos sim, fazer a nossa parte no elogio e na crítica, pois o movimento da vida, a fluidez dos conteúdos, as possibilidades, tudo isso, é o que nos mantém vivos e ativos! Minha alegria de viver não está contida em manuais de auto-ajuda, minha alegria de viver está em circular por esta vida tão cheia de cores e cheiros e possibilidades!

Avatar

Ana Luiza Alves Lima

Nascida em Santos, São Paulo, Brasil. Advogada e Consultora na Gestão de Pessoas em São Paulo – SP, Brasil. Formação: Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Santos (UniSantos-SP); Pós-graduado em Gestão de Seguros (Fundação Getúlio Vargas – FGV-SP); Consultora do Serviço Nacional do Comércio (SENAC para cursos livres e de pós graduação) e Administração de Recursos Humanos, pelo SENAC/SP. Membro da Ordem dos Advogados do Brasil, Secção de São Paulo e da Associação dos Advogados de São Paulo.

Deixe seu comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.