Coaching Gestão de Pessoas

Feedback: Você Sabe o Que Significa? Esse é o Momento de Utilizar Esse Importante Recurso Nas Empresas e Em Nossa Vida.

O feedback é um momento importante entre os líderes e sua equipe. É um momento de reflexão que deve ser realizado para avaliação das tomadas de decisões e do comportamento originado pelo trabalho em equipe ou individual.

A reunião de equipe deve ser iniciada contemplando os pontos positivos da equipe, de forma leve e com a transparência de uma discussão focada em fatos e dados e não apenas com foco nas pessoas. Todos os apontamentos devem ser palpáveis e fundamentados na construção de uma imagem concreta do que está sendo discutido.

Esse tipo de conversa deve ser realizada em um ambiente estrategicamente reservado ao feedback com a finalidade de não gerar humilhação ou exposição do colaborador perante o grupo.

Uma premissa importante para a realização do feedback também se concentra na argumentação e regras durante as falas, com a finalidade de reflexão e não para que se crie um ambiente de culpabilidade. A escuta ativa e a comunicação assertiva são ferramentas indispensáveis nesse processo. Todos devem respeitar o momento certo para exprimir suas ideias e assim sendo, poder conduzir uma conversa sem acusações, defesas ou construção de conflitos.

No final, deve-se realizar uma recapitulação rápida e breve para que seu pensamento produza a transformação necessária.

Como disse, anteriormente, estamos no momento de um feedback pessoal. Você tem se avaliado e questionado frente suas ações e seus projetos? Isso se faz importante nesse momento temporal que vivemos.

Um ciclo de projetos e realizações se finda e inicia-se outro ciclo. Parafraseando Drummond,”Quem teve a idéia de cortar o tempo em fatias, a que se deu o nome de ano, foi um indivíduo genial.” Nesse momento, podemos começar nosso feedback pessoal analisando nossos planos e projetos traçados no início de 2015. Como foi realizado esse planejamento? Quais as atitudes que permitiram a realização e conclusão de nossos planos?

Todas as pessoas precisam manter em si a esperança, foco e fé na transformação. Precisa-se avaliar as atitudes que promoveram mudanças importantes e as que não permitiram avanso na caminhada de 2015. É importante que tenhamos um olhar frente as metas palpáveis e não metas futuristas, metas que possam contemplar a capacidade da realização.

O autoconhecimento é determinante para o sucesso de cada um e a pergunta da hora é a seguinte: Quais recursos internos que alavancam minha vida e quais as crenças que me limitam na caminhada?

O momento que estamos é único e aí deixo a seguinte pergunta: Você vai viver 2016 para ganhar ou viver para não perder? A escolha é Sua, Pense nisso e um 2016 repleto de Saúde e Conquistas para todos nós.