Sustentabilidade

Ética Empresarial – Uma Breve Reflexão Sobre a Obra: o Que o Dinheiro Não Compra: os Limites Morais do Mercado – de Michael Sandell

ética

Por Profa. Dra. Ana Paula Arbache

O que o dinheiro não compra? É com esse questionamento que Sandell (2014) inicia a sua reflexão ética, tão necessária ao nosso tempo!

Com exemplos concretos o autor nos coloca frente a perguntas urgentes, que nem sempre possuem as respostas claras! A marca do texto do autor está na análise da realidade e do mercado nas última três décadas. Em um dos seus argumentos, Sandell indica que “devemos repensar o papel a ser desempenhado pelos mercados em nossa sociedade […] precisamos analisar os limites morais do mercado. Precisamos perguntar se não existem certas coisas que o dinheiro não pode comprar”. (2014, p.13)

A sua preocupação incide na evidência de que nossa sociedade está colocando quase tudo a venda, desde barriga de aluguel de um indiana, o direito de abater um rinoceronte em perigo de extinção, um espaço promocional na testa de algum indivíduo, um upgrade em uma cela de prisão, ou até ter acesso ao telefone de um médico de butique para atendimento em qualquer horário.

Sandell, alerta para o que, pode ou não, ser comprado. Para o autor quando determinamos algumas coisas como mercadorias, estamos fazendo com que as mesmas sejam instrumento de lucro e uso. O autor também ressalta que a degradação humana e ambiental, a corrupção, a desigualdade, são conceitos que evidenciam a fragilidade do debate dos limites do mercado em nosso tempo, sendo necessário um entendimento mais profundo dessa temática.

Para o autor é desafiador e polêmico trazer à tona essa reflexão, do mesmo modo que é importante debruçar sobre os impactos inevitáveis, que a falta de clareza a esse respeito pode gerar na sociedade. Sandell (2014) nos coloca para pensar “a moralidade do mercado” nas práticas cotidianas sociais e nas relações humanas dia-a-dia.

A leitura da obra de Sandell pode abastecer lideranças que possuem a ética como vetor de suas ações, fazendo com que seus pensamentos e práticas possam ser subsidiados por reflexões mais profundas, sobre o limite do mercado em suas vidas e em seus espaços de atuação.

Fonte:
SANDEEL, Michael. O que o dinheiro não compra: os limites morais do mercado. Tradução Clóvis Marques. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2014.

Ana Paula Arbache

Ana Paula Arbache

Pós-doutora em Educação pela PUC/SP. Doutora em Educação pela PUC-SP. Mestre em Educação pela UFRJ. Certificada pelo Massachusetts Institute of Technology/MIT- Challenges of Leadership in Teams (2015), Leading Innovative Teams (2018). Docente dos cursos de MBA e Pós MBA da Fundação Getúlio Vargas. Orientadora e avaliadora de trabalhos de pós-graduação. Sócia Diretora da Arbache Innovtions, responsável pelas ações de Gestão de Pessoas, Liderança, Governança Corporativa, Sustentabilidade Ética, Social e Ambiental e Elaboração e Aplicação Jogos de Negócios. Pesquisadora e autora das obras: A Educação de Jovens e Adultos Numa Perspectiva Multicultural Crítica (2001), Projetos Sustentáveis Estudos e Práticas Brasileiras (2010), Projetos Sustentáveis: Estudos e Práticas Brasileiras II (2011), Sustentabilidade Empresarial no Brasil: Cenários e Projetos (2012), A crise e o impacto na carreira (2015), O RH Transformando a Gestão – Org. (2018). Certificação em Coaching e Mentoring de Carreira para Executivos. Mentora do Capítulo PMI/SP. Curadora e Colunista do blog arbache.com/blog e Página Mundo Melhor de Empoderamento Feminino Arbache innovations. Fundadora do Coletivo HubMulheres. Palestrante em encontros nacionais e internacionais.

Deixe seu comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.