Empreendedorismo e Inovação Mercado

Estará Nosso Mundo Mudando?

Na semana passada, após um debate em aula, fiquei refletindo acerca de uma afirmação feita pelo meu Professor. O tema era microfinanças e falávamos no fato de hoje, as pessoas com baixa renda poderem criar seu próprio emprego através do acesso ao sistema bancário. Meu Professor falava que “O mundo está mudando”.

Quando falamos em microfinanças, é impossível não nos remetermos imediatamente para o Grameen Bank, criado em 1976 pelo Prêmio Nobel da Paz, Professor Muhammad Yunus. Como forma de erradicação da pobreza, Yunus criou um sistema que permite o acesso a serviços bancários por parte da população rural de baixa renda do Bangladesh, promovendo o auto emprego e erradicando pobreza. Hoje, o Grameen Bank conta com mais de 2.185 agências e já emprestou mais de 5,5 bilhões de dólares a cerca de 6,6 milhões de pessoas. Emprega quase 19.000 funcionários remunerados e sua taxa de não cumprimento é de apenas 1,15%, recebendo de volta quase 99% dos empréstimos concedidos. Esta prática de sucesso foi replicada e reformulada pelo mundo fora, dando origem a diversos modelos de empréstimo e poupança entre as classes mais desfavorecidas.

Em 2006, o Grameen Bank fundou o Grameen Danone Foods em parceria com a multinacional francesa de produtos alimentares Danone. A ideia foi criar um modelo de negócio que resolvesse um problema social – a desnutrição – sem filantropa, que fosse auto-sustentável e economicamente viável. Assim, foi construída uma fábrica na cidade de Bogra (Bangladesh) que emprega a população local, para a produção de um iogurte enriquecido em nutrientes inexistentes na rotina alimentar da maioria dos habitantes das zonas rurais do país. Em 2010, a Grameen Danone Foods vendeu cerca de 72.000 embalagens de iogurtes por dia, tendo criado mais de 150 postos de trabalho e trabalhando com cerca de 400 micro agricultores. Trata-se de um modelo de negócio com impacto social e econômico, replicável para outras áreas de atuação e que permite a uma multinacional penetrar numa região onde ainda não atuava, como foi o caso da Danone no Bangladesh.

Como este, existem mais de vinte outros negócios sociais que provêm dos primeiros $27 emprestados por Yunnus a 42 habitantes da aldeia de Jobra no Bangladesh para que eles pudessem iniciar seus pequenos negócios. Mais de vinte negócios pertencem à família de organizações Grameen e, com ou sem fins de lucro, empoderam as massas para a erradicação da pobreza, chegando mesmo a aumentar o PIB local, como foi o caso da Grameenphone que produz e vende celulares no Bangladesh, permitindo que a população se comunique e se informe com mais facilidade e eficiência, promovendo a atividade econômica. Esta foi uma iniciativa sugerida por Iqbal Quadir que acredita que a chave para o progresso econômico em países como Bangladesh, está no empoderamento das massas no lugar da tradicional abordagem “top-down” de ajuda externa a governos de países em desenvolvimento que cria um enorme distanciamento entre os políticos e a população.

Mohammad Yunus, Iqbal Quadir e tandos outros empreendedores sociais, que dedicam sua vida a criar e desenvolver este tipo de soluções para uma luta universal que é a erradicação da pobreza, estão provando outro ponto fulcral para o progresso econômico. Através de seus projetos, eles estão provando que a base da pirâmide também pode ser um mercado criando assim desenvolvimento econômico em regiões onde nem é possível comprar uma coca-cola. Isso sim, para mim, pode ser a grande mudança para o mundo.

Links úteis:

http://www.grameen-info.org/
http://www.grameencreativelab.com/
http://grameenphone.com/
http://www.economist.com/node/5571572?story_id=5571572
http://www.forbes.com/sites/csr/2010/05/21/danone-and-grameen-bank-partners-in-csr-and-marketing/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Neg%C3%B3cio_Social