Empreendedorismo e Inovação Sustentabilidade

Educação Para a Sustentabilidade: Teoria e Prática Gerando Lucro Para Empresas!

Lucas Toffoli Alcino

Supervisor de Planejamento e Controle de Produção, formado em Engenharia de Produção Mecânica – Depoimento aluno de Gestão Industrial – Ribeirão Preto – 05/10/2013

 

“Atualmente curso a Pós-Graduação de Gestão Industrial na Uniseb/FGV, a fim de agregar maior conhecimento estratégico na área que atuo. Trabalho em uma metalurgia de médio porte, uma empresa familiar com aproximadamente 20 anos no mercado, consagrada por pronto atendimento e qualidade no mercado sucroalcooleiro, mineração, siderurgia e outros setores.

No ultimo sábado, assistimos à aula de Ética Empresarial ministrada pela Ana Paula Arbache, com ênfase em sustentabilidade. Antes das aulas, já acompanhava algumas revistas digitais no Flipboard sobre o tema, por até então achar interessante. Após a aula, as ideais de sustentabilidade tornaram-se mais expressivas e, começaram encaixar no dia-a-dia.

 

Por sermos uma empresa com perfil em Engenharia Sob-encomenda (ETO – Engineering to Order), quando nos apresentamos a um cliente potencial, nos demonstramos tecnicamente capazes através dos nossos recursos fabris e know-how de toda equipe. Nós fizemos investimentos em maquinas novas e mais modernas, para sermos mais competitivos em relação a concorrência.

Na semana seguinte da aula, recebemos uma equipe de consultores de um grande fabricante de aços, que buscam um contrato por cinco anos com uma empresa para reforma e fabricação de redutores de velocidade. Ora, por que não demonstrarmos algo além da parte técnica? A partir deste momento, decidimos apresentar os trabalhos que realizamos há alguns anos, como:

 

  • Segregação de panos e serragem contaminada com óleo mineral, sendo descartada por empresa especializada;
  • Trabalhos sociais com creches e grupos de alcoólicos anônimos e dependentes químicos;
  • Reciclagem de óleo mineral por empresa especializada;
  • Estamos participando da construção de estação de tratamento de água em nosso distrito industrial;
  • Certificada pelo Secretário Municipal do Meio Ambiente, como Empresa Sustentavel através de um Selo Verde.

De forma rápida e sucinta, apresentamos aos nossos visitantes e, fomos parabenizados, já que muitas oportunidades são perdidas, por empresas que não tem nenhum tipo de política para meio ambiente ou trabalho social. As ideias existem e estão em prática, basta agora criarmos a conscientização de todos, para que este legado não seja apenas para vencemos uma concorrência comercial, mas também para refletirmos e nos criticarmos, afinal, que mundo vamos deixar para os nosso filhos?”