Coaching

Do Planejamento para a Ação. Do imaginário para o concreto. Estabeleça a trajetória de sua carreira.

Do Planejamento para a Ação. Do imaginário para o concreto. Estabeleça a trajetória de sua carreira.

Este texto tem como objetivo demonstrar que as adversidades encontradas no âmbito empresarial, como instituição, podem ser utilizadas para exemplificar e estimular nossa compreensão a respeito de nossa trajetória. O sair do planejamento para a ação, sair do nosso imaginário para a vida real, o concreto.

Como sabemos a maior mudança que uma empresa deve sofrer para atingir seus objetivos traçados é a mudança de cultura.

Cultura  é um sistema comum de significados ,que nos mostra a que devemos prestar atenção, como devemos agir e o que devemos valorizar”  (Trompenaars, 1994)

Vejamos, estamos falando de um sistema comum de significados, ou seja, o que os gestos, as palavras, as ações, as atitudes existentes nas empresas nos revelam o modo de agir e o que devemos valorizar.

Pense agora em sua vida pessoal e profissional, pense em seus gestos, suas atitudes , suas as ações ! Como elas revelam o seu objetivo? Se a empresa precisa conhecer a sua razão de existir por que negligenciamos em conhecer a razão de existir de nossas vidas? O que revela suas ações, como é a sua “cultura” o modo de agir?

Em uma empresa, uma vez definida a estratégia, todos devem compartilhar desta decisão e demonstrar, através das ações do dia a dia, o seu comprometimento. Entendemos aqui todos os envolvidos, desde os stakeholders até a entrega do produto ou serviço ao cliente.

Não há como implementar novos comportamentos se as ações não convergirem para este ponto. Vivenciamos, mais vezes do que gostaríamos, a descrença de diretores , gerentes e colaboradores em projetos  apresentados. Pronto, isto é mais que o necessário para se começar a matar os planos traçados.

Encontramos  aqueles que aceitam a proposta  de mudança  e, no dia-a-dia, não demonstram interesse em agir.  Aceitaram apenas para não cortar o entusiasmo,  ou para não ser tido como sabotador. Mal sabem que esta é a pior atitude à ser tomada. Tornam-se, mesmo que inconscientemente, os verdadeiros sabotadores da mudança.

A real e principal ação a ser trabalhada é a unidade, este sim é o verdadeiro antídoto. Lembremos que somente com uma equipe motivada, impulsionada por eficientes modelos de Liderança, com uma visão de futuro e uma atitude propensa a mudança, a empresa será suficientemente capaz de manter  a sua sobrevivência e impulsionar o seu crescimento.

Podemos traçar um paralelo desta situação com nossa vida pessoal e profissional. Não é diferente, os sabotadores estarão lá, presentes, inconscientes ou conscientes contrários aos nossos objetivos. É preciso ter claramente planejado os passos necessários para vencer cada etapa. Não se iluda com palpites e emoções.  Não há como alcançar novos horizontes, se as ações não estiverem ligadas, encadeadas e pertencentes a um plano definido.

Estão disponíveis ferramentas cientificamente comprovadas que tornarão possível o alcance do objetivo.  Utilizando um processo estruturado, validado e bem aplicado e orientado você poderá  atingir seus propósitos , eles farão parte da sua realidade.

Este é o trabalho do coach, compartilhar ferramentas e processos capazes de, em conjunto, leva-lo ao alcance de seus objetivos pessoais e profissionais.

Não seja o seu próprio sabotador.

Pare, pense e reflita. Conheça a metodologia e as ferramentas que o ajudarão a derrubar suas crenças limitantes. Visite arbache.com/mentoring

 

 

Luiz Manoel Chiara

Luiz Manoel Chiara é consultor, Auditor da Qualidade, Coach e Mentor possui 35 anos de experiência nas áreas de Qualidade , Comercial , Marketing, Gestão Empresarial, Governança em Empresas Familiares, Sucessões empresarias. Mestrando em Direção Estratégica de Empresas Familiares pela Universidad Europea – Espanha. Perito Judicial. Foco nas áreas de Desenvolvimento Humano, Planejamento de Carreiras ,Planejamento Estratégico e Negociação Empresarial. Atuação nos segmentos: Naval, Petróleo, Engenharia Biomédica, Hospitalar e Indústria automobilística.

Deixe seu comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Entre em contato conosco

 

Mensagem enviada com sucesso

Em breve retornaremos o contato.

◄ Voltar

Outros projetos da Arbache Tec

Telefone para contato
+55 11 97289-0180
Nosso e-mail
contato@arbache.com
Todos os direitos reservados @arbache 2017