Empreendedorismo e Inovação Gestão de Projetos

Dissecando A ISO 21500:2012 – Orientações Sobre Gerenciamento De Projeto (Parte 1 De 3)

Escolhi começar pela novidade quentíssima do cenário de gerenciamento de projetos! Em setembro, foi liberada a primeira versão da ISO 21500:2012. Esta norma vem a público com potencial para se tornar um novo referencial internacional em gerenciamento de projetos para o desenvolvimento de metodologias e boas práticas.

A motivação do desenvolvimento desta norma deu-se em 2007 por iniciativa da British Standard International. Como é normal no desenvolvimento de qualquer nova norma, esta também foi elaborada por representantes multinacionais e voluntários que atenderam a uma programação de encontros periódicos em diferentes locais do mundo. Assim e durante cinco anos, representantes de, cerca de, 70 países seguiram um cronograma à risca e trabalharam em conjunto para o desenvolvimento e todas as fases da aprovação desta norma. Entre estes, Brasil e EUA através de representantes do Project Management Institute (PMI). Isto demonstra o reconhecimento da relevância dada ao desenvolvimento do trabalho visto ser o PMI, o principal expoente referencial de boas práticas na área de gerenciamento de projetos em boa parte do mundo.

A norma já pode ser adquirida no site da International Standard (http://www.iso.org) ou da Associação Brasileira de Normas Técnicas (http://www.abntcatalogo.com.br). Neste, pelo preço de R$ 124,80.

Nos dois próximos posts, falaremos sobre as abordagens, conteúdo e possíveis abrangências da norma no cenário do gerenciamento de projetos, mundial e brasileiro.