Carreira da Mulher Datas Especiais

Dia da Mulher – Jovem Profissional: Entrevista Realizada Com Engenheira de Produção Discute o Mundo do Trabalho e os Desafios da Mulher Neste Ambiente.

Por Ana Paula Arbache

Nome: Paula Luiza Belucio

Profissão Engenheira de produção – Docente do MBA de Gestão de Projetos/FGV/BH – 05/03/2013

Quais os maiores desafios de sua profissão?

“Integrar as áreas de gerenciamento de projetos onde atuou. Hoje tem muito o foco em análise econômico financeira e física, mas estamos caminhando”.

Como você vê o ambiente de trabalho para a mulher nos dias de hoje?

“É um pouco mais difícil achar o seu lugar, ainda é muito masculinizado. A parte de gerenciamento de projetos está um pouco melhor. Eu encontrei este caminho para minha profissão”.

Como você lida com isto e quais os desafios que você enxerga?

“Eu acho que vai muito do jeito que você lida com isto – se tem subtendido que vai ter dificuldade . Eu tento seguir por esta linha de raciocínio. Não tenho a pretensão de que não vou encontrar obstáculos – ás vezes questionamentos, testes, para ver se o que você está falando é correto sempre vai acontecer!.

Você já passou por alguma situação na qual acredita que por ser mulher foi tratada com alguma diferença?

“Quando eu fiz entrevistas em uma empresa, eu não fui escolhida porque eu era mulher e era um cargo para campo. Eles deram o retorno falando que as minhas notas tinham sido ótimas, mas o concorrente ficou com a vaga porque homem”.

O que você pode fazer, como mulher e jovem profissional, para mudar tais situações?

“Ter embasamento, se mostrar que tem conhecimento do que está fazendo, você ganha respeito mais rápido – tem que investir mais nisto – estruturação e conhecimento”.

Você pode dar uma dia para nossas jovens profissionais e leitoras?

“Conseguir equilibrar a vida profissional com a pessoal. No início esquecemos um pouco da vida pessoal, equilibrar é fundamental! Não adianta ser bem sucedida em um lado e não ser do outro! Você não vai ser totalmente feliz – é um degrau de cada vez! O que meu pai conseguiu em 50 anos, eu quero em 25! Se eu não conseguir, eu fico frustrada, temos que monitorar nossa ansiedade de jovens”.

Ana Paula Arbache

Ana Paula Arbache

Pós-doutora em Educação pela PUC/SP. Doutora em Educação pela PUC-SP. Mestre em Educação pela UFRJ. Certificada pelo Massachusetts Institute of Technology/MIT- Challenges of Leadership in Teams (2015), Leading Innovative Teams (2018). Docente dos cursos de MBA e Pós MBA da Fundação Getúlio Vargas. Orientadora e avaliadora de trabalhos de pós-graduação. Sócia Diretora da Arbache Innovtions, responsável pelas ações de Gestão de Pessoas, Liderança, Governança Corporativa, Sustentabilidade Ética, Social e Ambiental e Elaboração e Aplicação Jogos de Negócios. Pesquisadora e autora das obras: A Educação de Jovens e Adultos Numa Perspectiva Multicultural Crítica (2001), Projetos Sustentáveis Estudos e Práticas Brasileiras (2010), Projetos Sustentáveis: Estudos e Práticas Brasileiras II (2011), Sustentabilidade Empresarial no Brasil: Cenários e Projetos (2012), A crise e o impacto na carreira (2015), O RH Transformando a Gestão – Org. (2018). Certificação em Coaching e Mentoring de Carreira para Executivos. Mentora do Capítulo PMI/SP. Curadora e Colunista do blog arbache.com/blog e Página Mundo Melhor de Empoderamento Feminino Arbache innovations. Fundadora do Coletivo HubMulheres. Palestrante em encontros nacionais e internacionais.

Deixe seu comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.