Empreendedorismo e Inovação Gestão de Projetos

Desenvolvendo GP No Norte de Minas

O Brasil é um país heterogêneo, composto de várias culturas, credos e raças. Ao longo de sua história sofreu influências de varias nações, Portugal, Inglaterra, EUA, entre outras.Em Minas Geraisnão poderia ser diferente, encontramos em um mesmo Estado, várias culturas, folclore e mesmo diferenças sociais profundas. Dentro do Estado temos regiões que apresentam uma economia vibrante, outras que começam a receber investimentos dos governos, estadual e federal, e assim iniciam um processo de crescimento que poderá gerar muitos frutos.

O Estado de Minas Gerais é a terceira economia do Brasil, possuindo 8,9% do PIB – Produto Interno Bruto – brasileiro, predominando o setor de serviços que representa 53,6% do PIB mineiro e o segundo estado mais populoso do país, com uma população de quase vinte milhões de habitantes. São 853 municípios dos quais 89 municípios fazem parte da região Norte de Minas. A região Norte de Minas possui mais de 2,5 milhões de habitantes e representa 5,1% do PIB mineiro. A maior cidade da região é Montes Claros, com população de mais de 360 mil habitantes, é referência em saúde, educação e apresenta o maior PIB da região.(IDENE, IBGE)

A cidade de Montes Claros possui um comércio dinâmico, um setor de serviços em franca expansão e um parque industrial, composto por grandes indústrias, nacionais e multinacionais. Mas mesmo assim, a região Norte Mineira ainda apresenta sinais de desigualdade, pobreza e baixo IDH – Índice de Desenvolvimento Humano.

Há um pouco mais de um ano, iniciaram-se os trabalhos de abertura de um Escritório Regional do Project Management Institute – Chapter Minas Gerais. Com sedeem Montes Claros, o Escritório Regional Norte, tem atuado de maneira a desenvolver o gerenciamento de projetos na região, por meio dos eventos mensais: Noite do GP e de ações como o Projeto Casa da Imprensa, que tem como objetivo apoiar a construção da sede da Associação Casa da Imprensa do Norte de Minas, que apoiará o desenvolvimento sócio-cultural na região.

Como ferramenta de mudança dentro das organizações, os projetos, tem papel fundamental no desenvolvimento de uma região, seja por meio do setor privado, público ou terceiro setor. No setor privado, quando as organizações tem sucesso em seus projetos, isto pode gerar melhorias nos produtos, processos ou mesmo novos produtos e processos, o que impactará no resultado da empresa, podendo assim, gerar emprego e renda para a população local. O mesmo ocorrendo para o setor público. Porém, os resultados deste, serão melhorias diretas para a sociedade local, sejam por serviços prestados na saúde, educação ou mesmo por melhores obras públicas, como praças, estradas e prédios públicos. Para o terceiro setor, um bom gerenciamento de projetos é ainda mais importante, pois, estes possuem uma limitação maior de recursos, financeiros e econômicos, assim a tolerância ao erro é menor.

Mas o que é desenvolvimento? Conforme GUIMARÃES (2010, pág. 17):

Desenvolvimento é o processo de melhoria das condições de vida da população em todos os aspectos, em especial os econômicos, sociais, culturais, políticos e ambientais, via um modelo que permita a manutenção dessas conquistas por prazo indefinido, ou seja, sustentável.

Buscando o desenvolvimento da região norte mineira, o sucesso dos projetos que aqui se realizam, ganha uma enorme importância. Desta forma, os trabalhos e ações, que tem como objetivo gerar e “popularizar” o conhecimento em gerenciamento de projetos ganham significativa relevância.

Nesta coluna, buscaremos promover este conhecimento e apresentar as boas práticas utilizadas nesta região que vem gerando resultados não só para as organizações que as aplicam, mas que também tem gerado ganhos significativos para toda a região Norte Mineira.

Referências:

http://www.casadaimprensa.com.br<acessado> 30\06\2012.

http://www.mg.gov.br<acessado> 30\06\2012.

http://www.idene.mg.gov.br/<acessado> 30\06\2012.

http://www.ibge.gov.br<acessado> 30\06\2012.

GUIMARÃES, Flávio Barcellos. Guia de Políticas Públicas para o Desenvolvimento Econômico Municipal, Belo Horizonte: SEBRAE\MG, 2010.

OLIVEIRA, Fabrício Augusto de, SIQUEIRA, Wilson Benício (organizadores). As Muitas Minas: Ensaios sobre a economia mineira. Belo Horizonte: Conselho Regional de Economia, Minas Gerais, 2010.