Mentoring

Descubra como o mapeamento das competências pode impactar o seu negócio

Descubra como o mapeamento das competências pode impactar o seu negócio

O mapeamento de competências é uma ferramenta essencial para qualquer empresa que busque maximizar o desempenho de sua força de trabalho e que deseje utilizar o conhecimento como uma verdadeira vantagem competitiva. Através deste levantamento é possível identificar quais conhecimentos, habilidades e aptidões são necessárias para atingir um melhor nível de eficiência e ter sucesso na busca por objetivos. No ambiente corporativo as competências são fundamentais para o sucesso de uma empresa. Quando conseguimos mapear as competências necessárias para o bom desenvolvimento de uma operação é visível o ganho de produtividade, de qualidade, de compromisso e valor ao longo de toda a cadeia produtiva. Já a ausência destas habilidades normalmente resulta em prejuízos, retrabalho, deficiências técnicas, baixa qualidade de produtos e serviços. É visível a diferença, não?

Mentoring e as vantagens do mapeamento de competências

Apesar de ser uma ferramenta acessível, nem sempre a análise e interpretação dos resultados do mapeamento é algo simples de se decifrar, por isso o mentoring é a estratégia mais adequada para as empresas que desejam estabelecer um novo nível de compromisso com seus resultados e com seus colaboradores. Separamos a seguir 05 exemplos de impactos positivos que o mapeamento de competências e o mentoring trarão à sua operação!

Assertividade na identificação das necessidades de treinamento

Em um ambiente que busca por melhorias contínuas, o mapeamento de competências funciona como uma análise SWOT de cada pessoa na sua equipe – através deste trabalho é possível estabelecer quais são os as forças e fraquezas de seu time ao mesmo tempo em que se tornam visíveis onde estão as ameaças e oportunidades que precisam ser trabalhadas. O mentoring voltado para o mapeamento de competências ajuda a definir de forma mais assertiva e eficaz onde e como direcionar os esforços e investimentos de treinamento, reduzindo o tempo necessário para desenvolver novas habilidades e também os custos envolvidos na implantação de novos projetos de educação corporativa.

Valorização profissional e maior engajamento

Cada profissional tem uma ideia geral sobre seu desempenho e sobre seu potencial, mas é praticamente impossível para uma pessoa identificar de forma objetiva onde estão suas deficiências. O mapeamento se concentra na observação e definição técnica do desempenho individual de cada colaborador: seu nível de domínio técnico, confiabilidade, credibilidade, capacidade de adaptação, engajamento, etc.. O mentoring é essencial para estabelecer uma conexão entre os colaboradores e a empresa de forma que entendam que os esforços do mapeamento de competências são uma excelente oportunidade de crescimento pessoal e profissional, uma nova forma de estabelecer novos parâmetros para sua atuação profissional que modificarão seu futuro. Um profissional valorizado, que compreende seu papel dentro da organização e vê mérito na realização de suas tarefas é um profissional engajado, que contribui ativamente para o sucesso de sua empresa.

Promoção do conhecimento como vantagem competitiva

Um dos principais objetivos do mapeamento de competências é garantir que o desenvolvimento de habilidades se sustente como uma vantagem competitiva adquirida pela empresa. Através do mapeamento e do trabalho de mentoring é possível garantir que o desempenho de cada profissional esteja alinhado não apenas à execução prática de suas tarefas no dia-a-dia, mas também à cultura corporativa, de forma a combinar competências em prol dos objetivos comerciais enquanto se enriquece a biblioteca comum de conhecimento que permeia toda organização. Esta cadeia de informações é um grande trunfo para as empresas que entendem a importância do conhecimento no seu posicionamento competitivo.

Construção de objetivos comuns para resultados excepcionais

O mapeamento é essencial para estabelecer não apenas quais conhecimentos e habilidades são necessários ao seu time para que desempenhem como o esperado – também é uma ferramenta importante para desenvolver equipes orientadas por objetivos, onde cada peça trabalha, individual e coletivamente, com autonomia e foco, dentro dos escopos definidos pelos gestores. É literalmente treinar suas equipes para funcionarem como um grande relógio, onde cada parte reconhece sua importância no todo e o todo reconhece que não funciona sem suas pequenas partes: a união entre competências e objetivos aprimora os resultados operacionais e abre espaço para novas oportunidades de negócios.

Preparando o caminho para o futuro

Um dos maiores desafios corporativos é o planejamento de sucessão. Para realizar este planejamento é preciso considerar uma série de fatores, do próprio nível de competências e experiências profissionais dos colaboradores a ameaças internas e externas que podem levar à perda de talentos para o mercado ou a concorrência depois de investimentos pesados em planos de carreira falhos. O mapeamento de competências e o mentoring corporativo são essenciais para desenhar de forma correta o planejamento de sucessão, indicando de forma clara o perfil dos profissionais adequados para os cargos de liderança ao mesmo tempo em que envolve estes profissionais na construção de suas competências e carreiras de forma conjunta à evolução da história da empresa, gerando uma visão de futuro e mais afinidade e comprometimento entre estes profissionais e o processo sucessório.

Alcance seus resultados, acesse plataforma Mentoring e fique conectado aos principais profissionais do mercado.

Fernando Arbache

Formação: Graduado em Engenharia Civil, ufjf, Especialização em Curso de Análise, Projeto e Gerência de Sistemas, Mestre em Engenharia Industrial PUC/Rio. Doutorado em Sistemas de Informação – COPPE/UFRJ. Data and Models in Engineering, Science, and Business/MIT, Cambridge, MA (USA). AnyLogic Advanced Program of Simulation Modeling/Hampton, NJ (USA). Pesquisa em desenvolvimento de Infraestrutura Aeronáutica – ITA. Pesquisa em desenvolvimento de Aeroportos – ITA. Experiência Acadêmica: Coordenador da FGV em cursos de Gestão (curso de MBA em Gestão das Casas Bahia). Professor BSP nas cadeiras e Logística e Sistemas de Informação. Professor da Fundação Getúlio Vargas/São Paulo nas cadeiras e Logística e Sistemas de Informação. Professor da HSM Educação. Professor IBMEC nas cadeiras de Logística e Administração de Projetos. Professor do Alto comando da Marinha de Guerra Brasileira nas cadeiras de Logística e Sistemas de Informação. Professor da pós-graduação do IME (Instituto Militar de Engenharia). Professor Fundação Dom Cabral – Jogos de Negócios e Logística. Professor concursado na FATEC/São José dos Campos – Estatística Aplicada e Jogos de Negócios. Livros escritos: ARBACHE, F. Gestão da Logística, Distribuição e Trade Marketing. São Paulo: Ed. FGV, 2004. ARBACHE, F. Logística Empresarial. Rio de Janeiro: Ed. Petrobras, 2005. ARBACHE, A. P. e ARBACHE, F. Sustentabilidade Empresarial no Brasil: Cenários e Projetos. São José do Rio Preto- SP: Raízes Gráfica e Editora, 2012. Experiência Profissional: Atual Sócio-Diretor das empresas: Arbache Tecnologia Educacional (http://www.arbache.com). Jogos de Negócios para clientes como: Vale (I. Desenvolvimento de Jogos de Negócios, para gerenciamento de Risco Ferroviário – com enfoque em Saúde e Segurança. II. Desenvolvimento de Jogos de Negócios para capacitar aos gestores a compreenderem a visão holística de toda a cadeia de valor da empresa no Brasil e em Moçambique), Ecorodovias (desenvolvimento do Simulador do Pedágio – treinamento dos operadores de cabine de pedágio, para aceleração do conhecimento a respeito da operação de pedágio).

Deixe seu comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Entre em contato conosco

 

Mensagem enviada com sucesso

Em breve retornaremos o contato.

◄ Voltar

Outros projetos da Arbache Tec

Telefone para contato
+55 11 97289-0180
Nosso e-mail
contato@arbache.com
Todos os direitos reservados @arbache 2017