Carreira MIT

Depoimento Sobre a Experiência MIT

Tudo começou no dia 06/07/2013 na aula de Sistemas Integrados de Gestão e Negócios Eletrônicos do meu MBA em Logística & Supply Chain Management. Naquele dia, conheci o Prof. Fernando Arbache, responsável pela disciplina. Ali o sonho começou… Em algum momento da aula o Prof. Arbache comentou sobre um curso de curta duração no MIT, o que de imediato chamou a atenção da turma, e comigo não foi diferente. MIT?!

Logo que cheguei em casa, comentei com minha esposa e filhos sobre a possibilidade, e todos acharam incrível. Porém, tratei de deixar claro que ainda haveria todo um processo de inscrição, análise de currículo e seleção. O fato é que fiquei realmente empolgado com a possibilidade! Assim, ao longo dos meses fui mantendo contato com o Prof. Arbache para ir acompanhando a evolução do assunto.

Em Janeiro de 2014, finalmente veio a confirmação de aprovação! Acho que desde o vestibular, 25 anos antes, não passava por uma sensação como aquela. Eu, no MIT, a melhor universidade do mundo? Um local que já gerou mais de 70 Prêmios Nobel? A ficha demorou a cair. Mas caiu, avisei minha família e amigos e foi uma grande comemoração. Tudo correu muito bem na preparação para a viagem. E por fim, chegou o grande dia: com os votos de sucesso e boa sorte de familiares e amigos parti para Boston.

Em Boston, fiquei em um Hotel junto à Ponte Longfellow, sobre o Rio Charles, que divide Boston de Cambridge. Ao longo do curso, fiz sempre o deslocamento a pé para o MIT, no qual não levava mais que 20 minutos. A caminhada matutina era muito agradável, pois o entorno é simplesmente belíssimo, muitas pessoas circulando de bicicleta e a pé, o Charles River, os prédios, etc. Ao final dos trabalhos não era diferente, mesmo às 21 h, a sensação de segurança era total e o cenário, atualizado com as características noturnas, mantinha o padrão de beleza.

De fato, participei do: “Technology, Organizations, and Innovation – Putting ideas to work” que ocorreu de 23 a 26 de junho/14. O MIT chama atenção pela grandiosidade e qualidade de suas instalações. Portanto, antes de iniciar as atividades já é nítido que o ambiente no qual tudo ocorre, é mais que adequado para que todas as necessidades sejam atendidas. Mas, não só de infraestrutura se faz um curso, é preciso ter uma organização de alto nível e, principalmente, material humano para fazer tudo acontecer. A mistura então estava perfeita, pois o nível dos professores do nosso curso era realmente diferenciado. Eram profissionais reconhecidos em todo o mundo como exemplos em suas áreas de atuação, com larga experiência acadêmica (maioria absoluta de Ph.D.) e também corporativa (vários CEOs), o que é um diferencial importantíssimo. É claro que o nível dos alunos também influencia diretamente na qualidade do evento, e a partir de suas intervenções e perguntas inteligentes. Na nossa turma, composta por 30 alunos de 9 países, foi exatamente isso que ocorreu… As aulas passaram “voando” e no final sempre ficava aquele gostinho de “quero mais”.

Por fim, aconteceu algo inusitado para mim. No penúltimo dia de aulas, o Prof. Sanford Weiner – Diretor do Curso – me chamou no canto da sala e disse:

– Você gostaria de apresentar seu material de Pré-curso para toda a turma amanhã? É que gostei muito do conteúdo e acredito que contribuirá de forma importante para as discussões finais.

Confesso que, surpreso com a pergunta, não titubeei:

– Sim! Será um prazer!

E assim ocorreu no dia 26/6. Estavam lá:

  • Peter Skrbek, Bend/Oregon – USA e
  • Tibério Pereira, Crato/Ceará – Brasil.

A Apresentação do Peter foi sobre a indústria cervejeira. Muito bacana!

A minha, que durou 45 minutos, foi sobre Inovação para Produtividade em Logística de Combustíveis. Foi um grande sucesso, pois gerou várias perguntas e o debate necessário para reforçar a importância do tema do curso.

Além de tudo, não posso deixar de mencionar algo de grande relevância: fazer novos amigos e ampliar o networking. E isso foi sensacional, pois tive a oportunidade de interagir e conhecer a visão de pessoas de vários países como: EUA, Canadá, Peru, México, Suíça, Holanda, Austrália e Vietnam.

O curso superou minhas expectativas, e espero em breve poder estar lá novamente participando de novos.

O mais importante que vejo desta iniciativa é perceber que posso fazer muito aqui no Brasil. Tenho que incentivar meus filhos, meus irmãos, parentes, amigos e colegas a fazerem algo semelhante. Outras pessoas precisam perceber o valor de investir alguns “milhares de dólares” para conhecer o estado da arte, da tecnologia e da boa prática acadêmica e corporativa. Não tenho dúvidas que o retorno sobre este investimento ocorrerá, de diversas formas, e muito rapidamente. Há muito de organização, planejamento, capacidade técnica, mas principalmente, de atitude em instituições como o MIT. Lá temos a nítida sensação que não há nenhum isolamento entre academia e corporação, e isso é chave para o sucesso. Precisamos ter algo semelhante no Brasil, diminuir a burocracia, a papelada, as ineficiências, e promover cada vez mais a ideia de que a Academia precisa estar próxima das empresas, e vice versa. Não tem saída!

Por fim, não posso deixar de registrar meu muito obrigado ao Prof. Fernando Arbache pelo apoio, mas principalmente, por ter aberto esta “janela” de possibilidades e oportunidades. Antes de conhecê-lo, estar no MIT era algo que jamais imaginei na vida. Ter estado lá fez a diferença para mim a cada dia!

Tiberio Pereira

Aluno do curso da MIT Technology, Organizations, and Innovation – Putting ideas to work que ocorreu em junho/14.

Deixe seu comentário

Clique aqui para publicar um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Entre em contato conosco

 

Mensagem enviada com sucesso

Em breve retornaremos o contato.

◄ Voltar

Arbache Innovations

São Paulo, SP:
Rua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 445 - Pinheiros
CEP: 05415-030
Maringá, PR:
Rua Vitor Meirelles, 45 - Zona 5 - Ed. Ilhas Gregas
Sala 207 - CEP: 87015-080
Telefone para contato
+55 11 4130-9707
Nosso e-mail
contato@arbache.com
Todos os direitos reservados @arbache 2018