Geral

Criatividade e inovação: o que um botão de ímã pode fazer pela sua vida?

Recentemente, vi em uma publicação no LinkedIn um rapaz que possui paralisia cerebral abotoando a sua própria camisa. Para muitos de nós, esse é um ato simples e cotidiano, e nem paramos para pensar ao abotoarmos uma camisa. Para aquele rapaz, essa ação era impossível até então, se não fosse pela ideia de uma pessoa de criar botões com ímãs que facilitariam sua vida. Pois é, mas só a ideia de criar a camisa com esses botões não era suficiente. A ideia pela ideia não mudaria a realidade, não é mesmo?

A segunda parte dessa história é que outra pessoa acreditou nessa ideia e produziu uma camisa com os botões de imãs. Com a camisa se tornando uma realidade, o rapaz pôde vesti-la sozinho e se sentir feliz realizando essa ação que, até pouco tempo atrás, não poderia realizar.

Essa história traz dois conceitos-chaves para ambientes inovadores. A primeira parte da história remete ao conceito de criatividade. A criatividade é uma das competências mais requisitadas para profissionais que atuam em empresas no século XXI. Ela é a capacidade de gerar novas ideias, solucionar problemas, criar novas soluções e facilitar a adaptação em ambientes que passam por constantes mudanças. A criatividade provoca o processo de criação de novos produtos, serviços e modos de trabalhar e viver, como a ideia da camisa.

No entanto, é a inovação responsável por colocar todas essas ideias em prática. A inovação é outra competência altamente demandada no contexto em que vivemos. As constantes mudanças e o ambiente de incertezas exigem que as empresas e os profissionais vão além de suas zonas de conforto e impulsionem movimentos inovadores. Isso só acontece quando a organização oferece um ambiente seguro, para que os seus profissionais possam acionar sua criatividade e, então, tornar essa criatividade um negócio. Isso é inovação.

A camisa pronta e disponível para o rapaz comprar e vestir é inovação. A inovação é a criatividade aplicada, colocada em prática, sendo diretamente direcionada para quem precisa dessa inovação. Portanto, criatividade e inovação caminham de mãos dadas, mas nem toda criatividade é inovação! Por outro lado, toda inovação precisa de criatividade.

É por isso que as empresas buscam profissionais que possuem essas duas competências essenciais para ambientes inovadores. Por meio desses profissionais, é possível impulsionar o ciclo de inovações e gerar negócios, produtos e serviços mais aderentes às necessidades atualizadas do mercado e dos consumidores.

Como desenvolver a criatividade e inovar?

Há vários modos de desenvolver a criatividade nas equipes, estabelecendo processos que permitem que a inteligência coletiva venha à tona. Alguns exemplos são o clássico brainstorming, o world café, o design thinking, a dinâmica dos seis chapéus, entre outros.

A criatividade e a inovação somente serão acionadas pelos profissionais se eles tiverem um ambiente seguro, que permite a liberdade para pensar “fora da caixa” e a possiblidade de errar sem punição. O erro em ambientes inovadores é visto como passo para o sucesso. No entanto, é claro, não se pode cometer o mesmo erro duas vezes! O processo de aprender com os erros e avançar em melhorias contínuas e ágeis é importante para a criatividade e a inovação. Muito além de salas coloridas e diversão dentro da empresa, é preciso haver liberdade e um ambiente fluido para criar.

Outro ponto importante: o líder deve estar preparado para dar suporte à sua equipe nos processos criativos. Lembre-se: o líder deve estar a serviço do grupo. 

Começamos este artigo contando a inspiradora história da camisa com botões de imãs e encerramos a conversa com aspectos necessários para desenvolver a inovação. E deve ser assim mesmo: a criatividade e a inovação, juntas, têm a capacidade de mudar as vidas das pessoas. Agora, toda vez que estiver abotoando a sua camisa, lembre-se do rapaz que teve sua vida transformada por uma ideia que virou realidade, ou melhor, inovação!

Conheça e desenvolva suas habilidades

Quer conhecer melhor seu grau de dominância das competências “Criatividade” e “Inovação”? Acesse o site da Arbache Innovations  (http://www.arbachemarketplace.com)  e realize o Mobi People Profissional do Futuro ou o Mobi People Líder 4.0. Nossos assessments gamificados lhe apresentarão relatórios completos e de fácil compreensão, apontando o seu potencial para aplicar essas competências em sua realidade e o que você pode e precisa desenvolver.

Se quiser saber um pouco mais a respeito desses temas, sugerimos conhecer nossas trilhas de aprendizagens. A Trilha de Aprendizagem – Criatividade é muito interessante e pode ser acessada a qualquer hora e em qualquer lugar, por meio de smartphones ou computadores. Clique no link acima e conheça as soluções Arbache Innovations!

Ficou curioso(a) e quer conhecer a história da camisa que contamos neste artigo? Clique no link abaixo: https://www.linkedin.com/posts/ricardoamorimricam_destaquesoutubro-inovaaexaeto-propaejsito-ugcPost-6729498338263101440-yiSX/?fbclid=IwAR3vEuVZ__EvEvqmeyQMAW9doUxV-ejSm1IpdEJzcBEKYxcqrKBzG0dvZ1Q

Uma imagem contendo no interior, pessoa, mesa, homem

Descrição gerada automaticamente

Uma imagem contendo no interior, pessoa, homem, cozinha

Descrição gerada automaticamente

Ana Paula Arbache

Ana Paula Arbache

Pós-doutora em Educação pela PUC/SP. Doutora em Educação pela PUC-SP. Mestre em Educação pela UFRJ. Certificada pelo Massachusetts Institute of Technology/MIT- Challenges of Leadership in Teams (2015), Leading Innovative Teams (2018). Docente dos cursos de MBA e Pós MBA da Fundação Getúlio Vargas. Orientadora e avaliadora de trabalhos de pós-graduação. Sócia Diretora da Arbache Innovtions, responsável pelas ações de Gestão de Pessoas, Liderança, Governança Corporativa, Sustentabilidade Ética, Social e Ambiental e Elaboração e Aplicação Jogos de Negócios. Pesquisadora e autora das obras: A Educação de Jovens e Adultos Numa Perspectiva Multicultural Crítica (2001), Projetos Sustentáveis Estudos e Práticas Brasileiras (2010), Projetos Sustentáveis: Estudos e Práticas Brasileiras II (2011), Sustentabilidade Empresarial no Brasil: Cenários e Projetos (2012), A crise e o impacto na carreira (2015), O RH Transformando a Gestão – Org. (2018). Certificação em Coaching e Mentoring de Carreira para Executivos. Mentora do Capítulo PMI/SP. Curadora e Colunista do blog arbache.com/blog e Página Mundo Melhor de Empoderamento Feminino Arbache innovations. Fundadora do Coletivo HubMulheres. Palestrante em encontros nacionais e internacionais.

Fernando Arbache

Fernando Arbache

Mestre em Engenharia Industrial PUC/Rio. Independent Education Consultant working with MIT Professional Education. Graduado em Engenharia Civil, UFJF. Data and Models in Engineering, Science, and Business/MIT, Cambridge, MA (USA). Challenges of Leadership in Teams/MIT, Cambridge, MA (USA). Data Science: Data to Insights/MIT, Cambridge, MA (USA). AnyLogic Advanced Program of Simulation Modeling/Hampton, NJ (USA). Experiência Acadêmica: Educational Consultant working with MIT. Instructor in Digital Courses at MIT Professional Education in Digital Transformation and Leadership in Innovation. Atuou cimo coordenador da FGV em cursos de Gestão. Atuou como professor FGV, nas cadeiras e Logística, Estatística, Gestão de Riscos e Sistemas de Informação. Professor da HSM Educação, IBMEC e FATEC. Livros escritos: ARBACHE, F. Gestão da Logística, Distribuição e Trade Marketing. São Paulo: Ed. FGV, 2004. ARBACHE, F. Logística Empresarial. Rio de Janeiro: Ed. Petrobras, 2005. ARBACHE, A. P. e ARBACHE, F. Sustentabilidade Empresarial no Brasil: Cenários e Projetos. São José do Rio Preto- SP: Raízes Gráfica e Editora, 2012. Pesquisa: Desenvolvimento de modelos de mapeamento de Competências Comportamentais e Técnicas, por meio de gamificação com uso de Inteligência Artificial, utilizando Deep Learning e Machine Learning (http://www.arbache.com/mobi). Programa de Inovação com 75 cooperativas de diversas áreas de atuação e aproximadamente 500 participantes, com Kick-off no MIT PE (http://www.arbache.com/inovacoop). Desenvolvimento de Inteligências nos dados e métricas - Big data e precisão nas tomadas de decisões na gestão de pessoas. Experiência Profissional: CIO (Chief Innovations Officer) da empresa Arbache Innovations especializada em simulação, inovação com foro em HRTech e EduTech – empresa premiada no programa Conecta (http://conecta.cnt.org.br) como uma das 5 entre 500 startups mais inovadoras da América Latina. Acelerada pela Plug&Play (https://www.plugandplaytechcenter.com) em Sunnyvale, CA – Vale do Silício entre novembro e dezembro de 2018. Desenvolvimento de parceria com o MIT – Massachusetts Institute of Technology para cursos presenciais e digitais – http://www.arbache.com/mitpe, https://professional.mit.edu/programs/digital-plus-programs/who-we-work & https://professional.mit.edu/programs/international-programs/who-we-work

Deixe seu comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.