A criatividade, uma das competências mais requisitadas para os profissionais no século XXI, pode impulsionar a inovação, que coloca ideias criativas em prática, e melhorar a vida das pessoas.
Introdução:
Recentemente, vi em uma publicação no LinkedIn um rapaz com paralisia cerebral abotoando a sua própria camisa. Para muitos de nós, esse é um ato simples e cotidiano, e nem paramos para pensar ao abotoá-la.
Para aquele rapaz, essa ação era impossível até então, se não fosse pela ideia de uma pessoa de criar botões com ímãs que facilitariam sua vida. Pois é, mas só a ideia de criar a camisa com esses botões não era suficiente, somente ela não mudaria a realidade, correto?
A segunda parte dessa história é que outra pessoa acreditou nessa ideia e produziu uma camisa com os botões de ímãs. Com a camisa se tornando uma realidade, o rapaz pôde vesti-la sozinho e se sentir feliz realizando essa ação que, até pouco tempo atrás, não poderia realizar.
Qual a importância de ter ambientes inovadores?
Essa história traz dois conceitos-chaves para ambientes inovadores. A primeira parte dela remete ao conceito de criatividade. Ela é a capacidade de gerar novas ideias, solucionar problemas, criar novas soluções e facilitar a adaptação em ambientes que passam por constantes mudanças. A criatividade provoca o processo de criação de novos produtos, serviços e modos de trabalhar e viver, como a ideia da camisa.
No entanto, a inovação é outra competência altamente demandada no contexto em que vivemos. As constantes mudanças e o ambiente de incertezas exigem que as empresas e os profissionais vão além de suas zonas de conforto e impulsionem movimentos inovadores. Isso só acontece quando a organização oferece um ambiente seguro, para que os seus profissionais possam acionar sua criatividade e, então, torná-la parte do negócio. Isso é inovação.
A camisa pronta e disponível para o rapaz comprar e vestir é inovação e pode ser definida como a criatividade aplicada, colocada em prática, sendo diretamente direcionada para quem precisa. Portanto, criatividade e inovação caminham de mãos dadas, mas nem toda criatividade é inovação! Por outro lado, toda inovação precisa de criatividade.
É por isso que as empresas buscam profissionais que possuem essas duas competências essenciais para ambientes inovadores. Por meio desses profissionais, é possível impulsionar o ciclo de inovações e gerar negócios, produtos e serviços mais aderentes às necessidades atuais do mercado e dos consumidores.
Como desenvolver a criatividade e inovar?
Há vários modos de desenvolver a criatividade nas equipes, estabelecendo processos que permitem que a inteligência coletiva venha à tona. Alguns exemplos são o clássico brainstorming, o world café, o design thinking, a dinâmica dos seis chapéus, entre outros.
Tanto ela, quanto a inovação, somente serão acionadas pelos profissionais se eles tiverem um ambiente seguro, que permita a liberdade para pensar “fora da caixa” e a possibilidade de errar sem punição.
O erro em ambientes inovadores é visto como um passo para o sucesso. No entanto, é claro, não se pode cometer o mesmo erro duas vezes! O processo de aprender com eles e avançar em melhorias contínuas e ágeis é importante para a criatividade e a inovação. Muito além de salas coloridas e diversão dentro da empresa, é preciso haver liberdade e um ambiente fluido para criar.
Outro ponto importante: o líder deve estar preparado para dar suporte à sua equipe nos processos criativos. Lembre-se: o líder deve estar a serviço do grupo.
Conclusão
Começamos este artigo contando a inspiradora história da camisa com botões de ímãs e encerramos a conversa com aspectos necessários para desenvolver a inovação. E deve ser assim mesmo: a criatividade e a inovação, juntas, têm a capacidade de mudar as vidas das pessoas. Agora, toda vez que estiver abotoando a sua camisa, lembre-se do rapaz que teve sua vida transformada por uma ideia que virou realidade, ou melhor, inovação!
Conheça e desenvolva as suas habilidades
Quer conhecer melhor seu grau de dominância das competências Criatividade e Inovação? Acesse o site da Arbache Innovations e realize os assessments SELF Profissional do Futuro e Liderança 4.0.
Nossos assessments gamificados lhe apresentarão relatórios completos e de fácil compreensão, apontando o seu potencial para aplicar essas competências em sua realidade e o que você pode e precisa desenvolver. Clique no link acima e conheça as soluções da Arbache Innovations!
Deixe seu comentário