Geral

Conheça e domine as soft skills

Entenda o que são as soft skills e o que elas podem fazer para o desempenho profissional e os resultados das empresas

As soft skills, também conhecidas como habilidades comportamentais, são compostas por um conjunto de conhecimentos e habilidades voltadas para o comportamento humano e para os aspectos socioemocionais. Essas habilidades são as grandes aliadas dos negócios inovadores, como relata Christensen Clayton, criador do termo “inovação disruptiva” (2015).

Essas habilidades comportamentais são desenvolvidas no dia a dia, ou seja, em situações cotidianas da vida doméstica e profissional. Elas são importantes para dar às pessoas a capacidade de pensar, lidar com as emoções próprias e alheias e agir em uma sociedade.

Em todos os momentos da vida, elas estão lá, sendo requeridas para que possamos desempenhar alguma função ou, até mesmo, realizar tarefas triviais. Alguns exemplos são a comunicação, a criatividade, a inteligência emocional, a empatia, o relacionamento conectivo, a gestão de conflitos, a colaboração, a flexibilidade, entre outras.

As soft skills e a inovação

Essas habilidades estão diretamente ligadas a ambientes inovadores. Isso ocorre porque esses ambientes exigem dos profissionais tais habilidades. Não por acaso, as empresas mais inovadoras valorizam profissionais que tenham alto grau de dominância dessas habilidades em seus processos de recrutamento e seleção. Documentos de organizações globais apontam essas habilidades como necessárias para a força de trabalho nesses cenários (UNITED NATIONS CARRERS, 2020).

A criatividade e a empatia são essenciais para processos de inovação, assim como a comunicação e a colaboração. Da mesma forma, a flexibilidade e resiliência desempenham importante papel na capacidade do profissional de se erguer quando um projeto não dá certo. Os profissionais que possuem e usam com assertividade essas habilidades têm maiores chances de atuar em ambientes inovadores e ter melhores desempenhos nesse contexto.

Para as empresas, as soft skills são a chave do sucesso e grandes aliadas. Uma capacidade instalada de talentos com essas habilidades pode transformar rapidamente um ambiente inerte, em um ambiente tracionado para a inovação. Junto com as habilidades técnicas (hard skills), as softs skills fazem o casamento perfeito e são capazes de fornecer energia suficiente para que as empresas possam inovar na velocidade requerida pelo século XXI (UNITED NATIONS, 2020).

Conclusão

Portanto, o profissional deve se conhecer e entender se possui essas habilidades e saber o quanto está preparado para utilizá-las em ambientes de grandes transformações e inovações. As empresas devem identificar qual é a capacidade instalada de seus talentos que possuem essas habilidades, para conseguir adequar a sua estratégia à essa realidade.

Por outro lado, caso não tenha talentos com alta dominância dessas habilidades, a organização deve direcionar suas forças em treinamento e desenvolvimento, para poder seguir em frente e não ser superada por uma empresa inovadora.

Para lidar com esse mundo VUCA e com as grandes transformações da sociedade 5.0, as soft skills serão nossas melhores amigas!

Conheça-se e desenvolva suas soft skills com a Arbache Innovations

Quer saber qual é o seu grau de dominância de soft skills? Conheça as ferramentas gamificadas da Arbache Innovations em nossa loja virtual! Por meio de uma experiência simulada, você poderá aplicar essas habilidades e saber se você está ou não preparado para atuar em ambientes inovadores. Escolha as habilidades que deseja avaliar em nossas ferramentas gamificadas:  https://www.arbachemarketplace.com

A sua empresa ainda não sabe se possui uma capacidade instalada de talentos com o domínio de soft skills suficientes para tracionar sua estratégia de inovação? Faça um diagnóstico por meio de nossas tecnologias com gamificação, inteligência artificial e people analytics e tome decisões de precisão. Antecipe-se e garanta a sua competitividade! Entre em contato com a Arbache Innovations e agende uma conversa conosco: https://arbache.com/blog/

Referências Bibliográficas:

CHRISTENSEN, C. M. et al. What is disruptive innovation? Harvard Business Review, v. 93, n. 12, p. 44–53, 2015.

UNITED NATIONS. United Nations Development Programme Core Competency Framework.  In: < https://www.google.com/search?client=safari&rls=en&q=UNITED+NATIONS.+United+Nations+Development+Programme+Core+Competency+Framework.&ie=UTF-8&oe=UTF-8>. Acesso em Ago.. 2020.

UNITED NATIONS CARRERS. United Nations Competencies For The Future. In: <https://careers.un.org/lbw/attachments/competencies_booklet_en.pdf>. Acesso em Ago. 2020.

A autora.

Pós-doutora em Educação pela PUC/SP. Doutora em Educação pela PUC–SP. Mestre em Educação pela UFRJ. Certificada pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) – Challenges of Leadership in Teams (2015), Leading Innovative Teams (2018). Docente convidada dos cursos de MBA FGV. Sócia-diretora da HR Tech Arbache Innovations e responsável pelas ações de Recursos Humanos, Liderança, Governança Corporativa, Sustentabilidade, Gamification e People Analytics. Fundadora da página de empoderamento feminino “Mundo Melhor” e do Coletivo HuBMulher. Parceira WEPS/Pacto Global. Pesquisadora e autora das obras “Projetos sustentáveis: Estudos e práticas brasileiras” (2010), “Projetos sustentáveis: Estudos e práticas brasileiras II” (2011), “Sustentabilidade empresarial no Brasil: Cenários e projetos” (2012), “A crise e o impacto na carreira” (2015), “O RH transformando a gestão – Org.” (2018) e “Carreira Feminina” (2020). Certificação em coaching. Mentora de carreira para executivos. Criadora do programa Get Songs de acompanhamento de carreira/Pearson. Mentora voluntária PMI/SP e Instituto Ser Mais. Editora, colunista e gestora blog arbache.com/blog e palestrante em encontros nacionais e internacionais.

Ana Paula Arbache

Ana Paula Arbache

Pós-doutora em Educação pela PUC/SP. Doutora em Educação pela PUC-SP. Mestre em Educação pela UFRJ. Certificada pelo Massachusetts Institute of Technology/MIT- Challenges of Leadership in Teams (2015), Leading Innovative Teams (2018). Docente dos cursos de MBA e Pós MBA da Fundação Getúlio Vargas. Orientadora e avaliadora de trabalhos de pós-graduação. Sócia Diretora da Arbache Innovtions, responsável pelas ações de Gestão de Pessoas, Liderança, Governança Corporativa, Sustentabilidade Ética, Social e Ambiental e Elaboração e Aplicação Jogos de Negócios. Pesquisadora e autora das obras: A Educação de Jovens e Adultos Numa Perspectiva Multicultural Crítica (2001), Projetos Sustentáveis Estudos e Práticas Brasileiras (2010), Projetos Sustentáveis: Estudos e Práticas Brasileiras II (2011), Sustentabilidade Empresarial no Brasil: Cenários e Projetos (2012), A crise e o impacto na carreira (2015), O RH Transformando a Gestão – Org. (2018). Certificação em Coaching e Mentoring de Carreira para Executivos. Mentora do Capítulo PMI/SP. Curadora e Colunista do blog arbache.com/blog e Página Mundo Melhor de Empoderamento Feminino Arbache innovations. Fundadora do Coletivo HubMulheres. Palestrante em encontros nacionais e internacionais.

Deixe seu comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.