Empreendedorismo e Inovação Gestão de Projetos

Comunidade de Gerenciamento de Processos, Projetos, Programas e Portfólio

Prezado(a) colega da Comunidade de Gerenciamento de Processos, Projetos, Programas e Portfólio,

Embora exista a valorização do gerenciamento de projetos, com as organizações canalizando recursos humanos e financeiros para o desenvolvimento de competências nessa área, elas não têm obtido os resultados esperados.

A minha tese de doutorado buscou identificar as práticas que aumentam a chance do sucesso no gerenciamento de projetos no Brasil, nas dimensões processo, tecnologia, pessoas e organização. Essas práticas foram chamadas de “balas de prata”, que são ações que têm uma maior eficácia na solução de um problema. Para o levantamento de dados foi realizada uma pesquisa com 202 projetos no Brasil, no ano de 2011, dos mais variados tipos de organização, categorias, orçamentos e prazos.

Das 106 práticas pesquisadas, 9 foram associadas ao ótimo resultado de prazo, 5 ao ótimo resultado de custo, 25 ao ótimo resultado para o negócio e 34 aos ótimos resultados ou de prazo, ou de custo ou para o negócio. Os agrupamentos de práticas referentes ao gerenciamento dos “Riscos”, “Pessoas” (conhecimentos e habilidades do gerente do projeto, assim como as atitudes dos executivos, clientes, equipe e colaboradores do projeto) e o gerenciamento de “Tempo, Escopo e Integração”, foram os que mais influenciaram nos resultados ou de prazo, ou de custo ou para o negócio.

Caso tenha interesse em saber mais acerca desse estudo, baixe a tese completa em http://www.beware.com.br/arquivos/as-balas-de-prata-no-gerenciamento-de-projetos-tese-doutorado-carlos-magno-da-silva-xavier-2014.pdf.

Um abraço,

Magno

=================================================================

Carlos MAGNO da Silva Xavier (Doutor, PMP)

+55(21) 9.8111.4555 (TIM) magno@beware.com.br

Skype: carmagno

Linkedin: magno@beware.com.br

Professor da FGV (MBA em Gerenciamento de Projetos)