A ONU entende competências como a combinação de competências, atributos e comportamentos, que são orientados para um bom desempenho no trabalho. A organização indica que são elas que ajudam a descrever como o trabalho será realizado (UNITED NATIONS CARRERS, 2020). Este artigo é o segundo de uma série de três trextos. A primeira parte está disponível aqui.
Introdução
Do mesmo modo, a Universidade de Harvard aponta que competências são coisas que os indivíduos demonstram para serem eficazes em um trabalho ou função. Essas coisas incluem comportamentos utilizados para exercer esse trabalho (HARVARD HUMAN RESOURCES, 2020).
Percebe-se, assim, que os comportamentos estão presentes em discussões em torno de competências, conforme esclareceremos abaixo.
Os comportamentos: referência de desempenho
As competências, com seu conjunto de atributos (conhecimento, habilidades e atitudes), se expressam por meio dos comportamentos. Eles são acionados quando os profissionais se deparam com situações reais de trabalho.
Nesse caso, são os comportamentos que colocam as competências em ação, como indicam os apontamentos de Harvard (HARVARD HUMAN RESOURCES, 2020). Entende-se, portanto, que comportamentos são as competências em ação
Por isso, os comportamentos são importantes nessa discussão, uma vez que eles se relacionam diretamente com o que se espera de um profissional ao desenvolver a sua função: o desempenho.
É aqui que o debate em torno de competências se une à discussão a respeito de comportamentos e desempenho
Os estudiosos da área mostram que é possível medir competências por meio dos comportamentos aplicados em uma determinada função ou tarefa.
Para Carbone et al (2016), os comportamentos são passíveis de observação e servem como referência para medir desempenho, ou seja, o que o profissional diz ou faz e que resulta em um bom ou mau desempenho.

Conclusão
Sendo os comportamentos vistos desse modo, é viável gerar medidas e indicadores para avaliá-los. Para cada competência é possível descrever um indicador comportamental, ações ou comportamentos que evidenciem uma competência na prática
Esses indicadores servem de orientação para as organizações planejarem e definirem estratégias, tomarem decisões, recrutarem, promoverem e desenvolverem recursos humanos.
Os resultados dessas medidas dão suporte para que haja compreensão e alinhamento entre a meta de desempenho esperada pela organização e a meta de desempenho a ser obtida pelos seus recursos humanos.
Esse alinhamento é importante para trazer à tona a “tração” necessária para o alcance da meta esperada pela organização, de modo que ela mantenha a sua sustentabilidade e competitividade no mercado em que atua (ARBACHE et. al., 2020).
Leia a primeira parte em: https://arbache.com/blog/profissional-do-futuro-2/
Acesse o canal da Arbache para saber mais sobre competências: https://www.youtube.com/arbacheinnovations
Deixe seu comentário