Carreira

Competências, comportamentos e desempenho: conceitos chaves para as organizações e os recursos humanos do profissional do futuro (parte 3)

O esclarecimento da expectativa e da realidade informa o que deve ser feito para a organização e os indivíduos atingirem o resultado esperado, além de um melhor desempenho comportamental profissional

Competências são um dos temas mais discutidos quando tratamos de recursos humanos, pois interessam às organizações e aos indivíduos, visto que as competências envolvem comportamentos humanos e desempenho. Descubra o que são competências, qual a sua relação com comportamentos e desempenho, para que elas servem, por que é importante discutir competências frente às mudanças e transformações que vivemos e quais são as competências do “profissional do futuro”.


O esclarecimento da expectativa e da realidade informa o que deve ser feito para a organização e os indivíduos atingirem o resultado esperado, além de um melhor desempenho comportamental profissional como mostra o quadro em seguida:

Quadro 1: Vantagens de medir o desempenho comportamentalQuadro 1 Vantagens de medir o desempenho comportamentalFonte: Elaborado pelos Autores

Como aponta a ONU (UNITED NATIONS CARRERS, 2020), focar em suas competências possibilita ao profissional um desempenho comportamental profissional proativo em seu processo de desenvolvimento, e isso orienta os esforços efetivos para a mudança de seus comportamentos e o desenvolvimento de novos. O quadro acima detalha esse aspecto e mostra que, ao protagonizar esse percurso de autoconhecimento e desenvolvimento, o indivíduo ganha valor social, ou seja, reconhecimento pela sua capacidade individual (CARBONE, et. al., 2016).

Para as organizações, o foco em competências viabiliza o alinhamento comentado acima, possibilitando que estratégias, valores e o desempenho individual de seus recursos humanos estejam em equilíbrio. Isso garantirá a geração de valor econômico advindo pelo alcance das metas da organização (IDEM).

Vale ressaltar que a discussão em termos de desempenho evoluiu e deixou de focar apenas nos resultados para ir além, oferecendo insumo para feedbacks produtivos a respeito das responsabilidades dos indivíduos e das competências necessárias para a realização de seu trabalho. Desse modo, é factível o aprimoramento dos comportamentos no decorrer do processo de desenvolvimento humano, e não somente ao fim. Isso traz a noção de trajetória e de avaliação em percurso e viabiliza correções de rotas e ajustes necessários para o atingir o que é esperado.

Leia a parte 1 clicando aqui e leia a parte 2 clicando aqui.

Conheça um pouco mais sobre a Arbache Innovations: https://www.youtube.com/watch?v=fPQgeGUcbBw

Ana Paula Arbache

Ana Paula Arbache

Pós-doutora em Educação pela PUC/SP. Doutora em Educação pela PUC-SP. Mestre em Educação pela UFRJ. Certificada pelo Massachusetts Institute of Technology/MIT- Challenges of Leadership in Teams (2015), Leading Innovative Teams (2018). Docente dos cursos de MBA e Pós MBA da Fundação Getúlio Vargas. Orientadora e avaliadora de trabalhos de pós-graduação. Sócia Diretora da Arbache Innovtions, responsável pelas ações de Gestão de Pessoas, Liderança, Governança Corporativa, Sustentabilidade Ética, Social e Ambiental e Elaboração e Aplicação Jogos de Negócios. Pesquisadora e autora das obras: A Educação de Jovens e Adultos Numa Perspectiva Multicultural Crítica (2001), Projetos Sustentáveis Estudos e Práticas Brasileiras (2010), Projetos Sustentáveis: Estudos e Práticas Brasileiras II (2011), Sustentabilidade Empresarial no Brasil: Cenários e Projetos (2012), A crise e o impacto na carreira (2015), O RH Transformando a Gestão – Org. (2018). Certificação em Coaching e Mentoring de Carreira para Executivos. Mentora do Capítulo PMI/SP. Curadora e Colunista do blog arbache.com/blog e Página Mundo Melhor de Empoderamento Feminino Arbache innovations. Fundadora do Coletivo HubMulheres. Palestrante em encontros nacionais e internacionais.

Fernando Arbache

Fernando Arbache

Mestre em Engenharia Industrial PUC/Rio. Independent Education Consultant working with MIT Professional Education. Graduado em Engenharia Civil, UFJF. Data and Models in Engineering, Science, and Business/MIT, Cambridge, MA (USA). Challenges of Leadership in Teams/MIT, Cambridge, MA (USA). Data Science: Data to Insights/MIT, Cambridge, MA (USA). AnyLogic Advanced Program of Simulation Modeling/Hampton, NJ (USA). Experiência Acadêmica: Educational Consultant working with MIT. Instructor in Digital Courses at MIT Professional Education in Digital Transformation and Leadership in Innovation. Atuou cimo coordenador da FGV em cursos de Gestão. Atuou como professor FGV, nas cadeiras e Logística, Estatística, Gestão de Riscos e Sistemas de Informação. Professor da HSM Educação, IBMEC e FATEC. Livros escritos: ARBACHE, F. Gestão da Logística, Distribuição e Trade Marketing. São Paulo: Ed. FGV, 2004. ARBACHE, F. Logística Empresarial. Rio de Janeiro: Ed. Petrobras, 2005. ARBACHE, A. P. e ARBACHE, F. Sustentabilidade Empresarial no Brasil: Cenários e Projetos. São José do Rio Preto- SP: Raízes Gráfica e Editora, 2012. Pesquisa: Desenvolvimento de modelos de mapeamento de Competências Comportamentais e Técnicas, por meio de gamificação com uso de Inteligência Artificial, utilizando Deep Learning e Machine Learning (http://www.arbache.com/mobi). Programa de Inovação com 75 cooperativas de diversas áreas de atuação e aproximadamente 500 participantes, com Kick-off no MIT PE (http://www.arbache.com/inovacoop). Desenvolvimento de Inteligências nos dados e métricas - Big data e precisão nas tomadas de decisões na gestão de pessoas. Experiência Profissional: CIO (Chief Innovations Officer) da empresa Arbache Innovations especializada em simulação, inovação com foro em HRTech e EduTech – empresa premiada no programa Conecta (http://conecta.cnt.org.br) como uma das 5 entre 500 startups mais inovadoras da América Latina. Acelerada pela Plug&Play (https://www.plugandplaytechcenter.com) em Sunnyvale, CA – Vale do Silício entre novembro e dezembro de 2018. Desenvolvimento de parceria com o MIT – Massachusetts Institute of Technology para cursos presenciais e digitais – http://www.arbache.com/mitpe, https://professional.mit.edu/programs/digital-plus-programs/who-we-work & https://professional.mit.edu/programs/international-programs/who-we-work

Deixe seu comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.