Mentoring

Como desenvolver competências com o mentoring corporativo

Education concept: arrow with Mentoring on grunge textured concrete wall background, 3d render

Como desenvolver competências com o mentoring corporativo

Uma equipe preparada, experiente, qualificada e bem treinada é fundamental para o sucesso de uma empresa. O conjunto de conhecimentos (aquilo que aprendamos no ensino formal), habilidades (a forma como colocamos em prática o que sabemos) e atitudes (a vontade, o desejo de fazer mais e melhor) necessários para um bom desempenho corporativo é conhecido como competências e representa um conceito importante de gestão.

Desenvolver estas competências através do mentoring corporativo é uma excelente forma de provocar discussões e análises sobre caminhos profissionais, pontos fortes e fracos da operação, estratégias administrativas, visão de futuro e muito mais – as organizações que entendem a importância desta estratégia são as que obtêm os melhores resultados e realmente conseguem transformar a gestão por competências em uma vantagem competitiva real. O mentoring é uma estratégia poderosa para provocar, nutrir e estabelecer uma série de mudanças comportamentais que ajudarão a empresa a:

Vencer barreiras

  • Validar estratégias;
  • Aprimorar processos;
  • Identificar desafios e oportunidades;
  • Recrutar de forma mais eficaz;

Ultrapassar limitações

  • Vencer a falta de conhecimento;
  • Acelerar o aprendizado;
  • Identificar as lacunas de habilidade e competência de forma mais eficiente;
  • Melhorar as relações interpessoais;

Alcançar objetivos

  • Gestão de talentos;
  • Desenvolvimento de lideranças;
  • Maior velocidade na tomada de decisões;
  • Melhorar a produtividade;

Atingir os melhores resultados

  • Maior lucratividade;
  • Maior engajamento e satisfação profissional;
  • Tornar-se referência;

Preparar para o futuro

  • Incentivar a reflexão e o pensamento crítico;
  • Ampliar a visão de negócios;
  • Novas perspectivas;
  • Provocar discussões sobre o futuro;

As competências não versam sobre currículos, sobre funções: falam sobre pessoas. Por isso esqueça as descrições de cargo – competências são muito mais do que simplesmente listar as tarefas que compõem determinado trabalho. Elas se concentram nas características das pessoas que agregam produtividade, lucratividade e valor às suas funções. E são essenciais para que uma empresa se posicione de forma flexível, inovadora e competitiva frente ao seu mercado de atuação, garantindo que esteja sempre apta a enfrentar os desafios inerentes à sua atividade.

Existem 03 passos principais no processo de desenvolvimento de competências. O mentoring corporativo é a melhor ferramenta para ajudar sua empresa nesta jornada – uma parceria que nutre de forma abrangente toda a comunidade de colaboradores e toda a estrutura organizacional, promovendo um aprendizado duradouro e um conhecimento enriquecedor:

  • Identificação dos gaps: como primeiro passo, o mentoring ajudará sua empresa a identificar onde estão as principais falhas de desempenho. Baixa produtividade, falhas estruturais, processos ultrapassados, sistemas defasados, falta de treinamento técnico, problemas de relacionamento, alocação equivocada de recursos, dentre outros;
  • Plano de ação: uma vez que os desafios foram todos mapeados, é hora de estabelecer o plano de ação para o desenvolvimento das competências corporativas. Neste momento o mentoring auxiliará os gestores de sua empresa a preparar planos operacionais detalhados, que permitam um gerenciamento objetivo de todos os recursos financeiros e humanos de sua organização. Nesta fase é importante compreender corretamente as estratégias e os objetivos e alinhar todos os esforços do time na busca por estes resultados.
  • Avaliação prática: o mentoring permite que a avaliação prática do desenvolvimento de competências tenha espaço não apenas após o período de consultoria, mas durante todo o seu desenrolar. A troca de experiências e a difusão do conhecimento são importantíssimas neste momento, e o papel de orientação do mentor é fundamental para ajudar a empresa a desenvolver por conta própria sua própria visão sobre o que deve ser feito para atingir os melhores resultados.

O mentoring corporativo reduz custos, valoriza os colaboradores, promove o reconhecimento de talentos e habilidades, constrói liderança e propaga conhecimento – não existe estratégia melhor para fazer sua empresa crescer e se desenvolver continuamente!

Converse com os melhores profissionais do mercado. Alavanque a sua carreira, acesse: arbache.com/mentoring

Fernando Arbache

Formação: Graduado em Engenharia Civil, ufjf, Especialização em Curso de Análise, Projeto e Gerência de Sistemas, Mestre em Engenharia Industrial PUC/Rio. Doutorado em Sistemas de Informação – COPPE/UFRJ. Data and Models in Engineering, Science, and Business/MIT, Cambridge, MA (USA). AnyLogic Advanced Program of Simulation Modeling/Hampton, NJ (USA). Pesquisa em desenvolvimento de Infraestrutura Aeronáutica – ITA. Pesquisa em desenvolvimento de Aeroportos – ITA. Experiência Acadêmica: Coordenador da FGV em cursos de Gestão (curso de MBA em Gestão das Casas Bahia). Professor BSP nas cadeiras e Logística e Sistemas de Informação. Professor da Fundação Getúlio Vargas/São Paulo nas cadeiras e Logística e Sistemas de Informação. Professor da HSM Educação. Professor IBMEC nas cadeiras de Logística e Administração de Projetos. Professor do Alto comando da Marinha de Guerra Brasileira nas cadeiras de Logística e Sistemas de Informação. Professor da pós-graduação do IME (Instituto Militar de Engenharia). Professor Fundação Dom Cabral – Jogos de Negócios e Logística. Professor concursado na FATEC/São José dos Campos – Estatística Aplicada e Jogos de Negócios. Livros escritos: ARBACHE, F. Gestão da Logística, Distribuição e Trade Marketing. São Paulo: Ed. FGV, 2004. ARBACHE, F. Logística Empresarial. Rio de Janeiro: Ed. Petrobras, 2005. ARBACHE, A. P. e ARBACHE, F. Sustentabilidade Empresarial no Brasil: Cenários e Projetos. São José do Rio Preto- SP: Raízes Gráfica e Editora, 2012. Experiência Profissional: Atual Sócio-Diretor das empresas: Arbache Tecnologia Educacional (http://www.arbache.com). Jogos de Negócios para clientes como: Vale (I. Desenvolvimento de Jogos de Negócios, para gerenciamento de Risco Ferroviário – com enfoque em Saúde e Segurança. II. Desenvolvimento de Jogos de Negócios para capacitar aos gestores a compreenderem a visão holística de toda a cadeia de valor da empresa no Brasil e em Moçambique), Ecorodovias (desenvolvimento do Simulador do Pedágio – treinamento dos operadores de cabine de pedágio, para aceleração do conhecimento a respeito da operação de pedágio).

Deixe seu comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Entre em contato conosco

 

Mensagem enviada com sucesso

Em breve retornaremos o contato.

◄ Voltar

Outros projetos da Arbache Tec

Telefone para contato
+55 11 97289-0180
Nosso e-mail
contato@arbache.com
Todos os direitos reservados @arbache 2017