Empreendedorismo e Inovação Mentoring

Como desenvolver competências com o mentoring corporativo

Como desenvolver competências com o mentoring corporativo

Uma equipe preparada, experiente, qualificada e bem treinada é fundamental para o sucesso de uma empresa. O conjunto de conhecimentos (aquilo que aprendamos no ensino formal), habilidades (a forma como colocamos em prática o que sabemos) e atitudes (a vontade, o desejo de fazer mais e melhor) necessários para um bom desempenho corporativo é conhecido como competências e representa um conceito importante de gestão.

Desenvolver estas competências através do mentoring corporativo é uma excelente forma de provocar discussões e análises sobre caminhos profissionais, pontos fortes e fracos da operação, estratégias administrativas, visão de futuro e muito mais – as organizações que entendem a importância desta estratégia são as que obtêm os melhores resultados e realmente conseguem transformar a gestão por competências em uma vantagem competitiva real. O mentoring é uma estratégia poderosa para provocar, nutrir e estabelecer uma série de mudanças comportamentais que ajudarão a empresa a:

Vencer barreiras

  • Validar estratégias;
  • Aprimorar processos;
  • Identificar desafios e oportunidades;
  • Recrutar de forma mais eficaz;

Ultrapassar limitações

  • Vencer a falta de conhecimento;
  • Acelerar o aprendizado;
  • Identificar as lacunas de habilidade e competência de forma mais eficiente;
  • Melhorar as relações interpessoais;

Alcançar objetivos

  • Gestão de talentos;
  • Desenvolvimento de lideranças;
  • Maior velocidade na tomada de decisões;
  • Melhorar a produtividade;

Atingir os melhores resultados

  • Maior lucratividade;
  • Maior engajamento e satisfação profissional;
  • Tornar-se referência;

Preparar para o futuro

  • Incentivar a reflexão e o pensamento crítico;
  • Ampliar a visão de negócios;
  • Novas perspectivas;
  • Provocar discussões sobre o futuro;

As competências não versam sobre currículos, sobre funções: falam sobre pessoas. Por isso esqueça as descrições de cargo – competências são muito mais do que simplesmente listar as tarefas que compõem determinado trabalho. Elas se concentram nas características das pessoas que agregam produtividade, lucratividade e valor às suas funções. E são essenciais para que uma empresa se posicione de forma flexível, inovadora e competitiva frente ao seu mercado de atuação, garantindo que esteja sempre apta a enfrentar os desafios inerentes à sua atividade.

Existem 03 passos principais no processo de desenvolvimento de competências. O mentoring corporativo é a melhor ferramenta para ajudar sua empresa nesta jornada – uma parceria que nutre de forma abrangente toda a comunidade de colaboradores e toda a estrutura organizacional, promovendo um aprendizado duradouro e um conhecimento enriquecedor:

  • Identificação dos gaps: como primeiro passo, o mentoring ajudará sua empresa a identificar onde estão as principais falhas de desempenho. Baixa produtividade, falhas estruturais, processos ultrapassados, sistemas defasados, falta de treinamento técnico, problemas de relacionamento, alocação equivocada de recursos, dentre outros;
  • Plano de ação: uma vez que os desafios foram todos mapeados, é hora de estabelecer o plano de ação para o desenvolvimento das competências corporativas. Neste momento o mentoring auxiliará os gestores de sua empresa a preparar planos operacionais detalhados, que permitam um gerenciamento objetivo de todos os recursos financeiros e humanos de sua organização. Nesta fase é importante compreender corretamente as estratégias e os objetivos e alinhar todos os esforços do time na busca por estes resultados.
  • Avaliação prática: o mentoring permite que a avaliação prática do desenvolvimento de competências tenha espaço não apenas após o período de consultoria, mas durante todo o seu desenrolar. A troca de experiências e a difusão do conhecimento são importantíssimas neste momento, e o papel de orientação do mentor é fundamental para ajudar a empresa a desenvolver por conta própria sua própria visão sobre o que deve ser feito para atingir os melhores resultados.

O mentoring corporativo reduz custos, valoriza os colaboradores, promove o reconhecimento de talentos e habilidades, constrói liderança e propaga conhecimento – não existe estratégia melhor para fazer sua empresa crescer e se desenvolver continuamente!

Converse com os melhores profissionais do mercado. Alavanque a sua carreira, acesse: arbache.com/mentoring

Fernando Arbache

Fernando Arbache

Mestre em Engenharia Industrial PUC/Rio. Independent Education Consultant working with MIT Professional Education. Graduado em Engenharia Civil, UFJF. Data and Models in Engineering, Science, and Business/MIT, Cambridge, MA (USA). Challenges of Leadership in Teams/MIT, Cambridge, MA (USA). Data Science: Data to Insights/MIT, Cambridge, MA (USA). AnyLogic Advanced Program of Simulation Modeling/Hampton, NJ (USA). Experiência Acadêmica: Educational Consultant working with MIT. Instructor in Digital Courses at MIT Professional Education in Digital Transformation and Leadership in Innovation. Atuou cimo coordenador da FGV em cursos de Gestão. Atuou como professor FGV, nas cadeiras e Logística, Estatística, Gestão de Riscos e Sistemas de Informação. Professor da HSM Educação, IBMEC e FATEC. Livros escritos: ARBACHE, F. Gestão da Logística, Distribuição e Trade Marketing. São Paulo: Ed. FGV, 2004. ARBACHE, F. Logística Empresarial. Rio de Janeiro: Ed. Petrobras, 2005. ARBACHE, A. P. e ARBACHE, F. Sustentabilidade Empresarial no Brasil: Cenários e Projetos. São José do Rio Preto- SP: Raízes Gráfica e Editora, 2012. Pesquisa: Desenvolvimento de modelos de mapeamento de Competências Comportamentais e Técnicas, por meio de gamificação com uso de Inteligência Artificial, utilizando Deep Learning e Machine Learning (http://www.arbache.com/mobi). Programa de Inovação com 75 cooperativas de diversas áreas de atuação e aproximadamente 500 participantes, com Kick-off no MIT PE (http://www.arbache.com/inovacoop). Desenvolvimento de Inteligências nos dados e métricas - Big data e precisão nas tomadas de decisões na gestão de pessoas. Experiência Profissional: CIO (Chief Innovations Officer) da empresa Arbache Innovations especializada em simulação, inovação com foro em HRTech e EduTech – empresa premiada no programa Conecta (http://conecta.cnt.org.br) como uma das 5 entre 500 startups mais inovadoras da América Latina. Acelerada pela Plug&Play (https://www.plugandplaytechcenter.com) em Sunnyvale, CA – Vale do Silício entre novembro e dezembro de 2018. Desenvolvimento de parceria com o MIT – Massachusetts Institute of Technology para cursos presenciais e digitais – http://www.arbache.com/mitpe, https://professional.mit.edu/programs/digital-plus-programs/who-we-work & https://professional.mit.edu/programs/international-programs/who-we-work

Deixe seu comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.