Coaching

Como Organizar Sua Vida Profissional Com Um Planejamento Adequado de Carreira

carreira

Por Prof. Fábio Botteon 

O mundo vem sofrendo várias transformações no desenvolvimento do trabalho em todas as áreas de atuação. As oportunidades de emprego, hoje, se apresentam escassas e abre-se um leque de grande diversidade quando se trata de funções e carreira. Para que cada indivíduo possa ser assertivo em suas escolhas e, assim sendo, construa uma carreira profissional de sucesso é preciso: analisar o cenário empresarial, identificar as oportunidades de negócio na área escolhida e alinhar esse cenário à formação profissional do indivíduo.

As empresas buscam profissionais que tenham conhecimento, flexibilidade, dinamismo, comprometimento e acima de tudo gratidão. Nesse aspecto o mercado se posiciona com uma relação de oferta-procura muito interessante permanecendo de um lado muitas vagas nos níveis de atuação operacional, tático e estratégico e, por outro lado, uma procura por profissionais com inteligência cultural.

Atualmente não é satisfatório somente o conhecimento adquirido no curso de formação técnica ou universitária para garantir a empregabilidade em determinada área. Para aqueles que estão no mercado de trabalho a especialização e a atualização do conhecimento vem sendo praticada sistematicamente, uma vez que a evolução do conhecimento se deu de maneira muito rápida e, em consequência disso, os processos produtivos tiveram que se adaptar as mudanças. A competitividade do mercado de trabalho é acirrada e para que os profissionais sejam identificados e alocados nas empresas é necessário uma excelente preparação científica e emocional.

Como ficam os profissionais recém-formados? Qual o mercado de trabalho para eles? Esses profissionais apresentam suas competências de acordo com projetos desenvolvidos em estágios curriculares e extracurriculares, monografias de conclusão de curso, desempenho no exame do ENADE ou vivência de práticas profissionais anteriores.

Qual o maior segredo do sucesso? O segredo do sucesso é saber definir o perfil desse profissional da atualidade, suas características e, sobretudo descobrir o que cada um realmente gosta de fazer. Depois disso deve-se construir um currículo que apresente crescimento contínuo, metas e perfil alinhado estrategicamente aos seus ideais. Uma contratação se dá com o alinhamento existente entre os valores do profissional e a empresa escolhida para trabalhar.

Uma gestão de carreira se faz com a elaboração de um excelente planejamento estratégico de ação que apresente todas as competências essenciais que diferem você de todos os outros profissionais do mercado.

Alinhar cultura e valores é um trabalho árduo e que requer investimento. Investimento este que se descreve com o tempo dedicado à gestão da carreira, mentoring e até muitas vezes com um trabalho de coaching de carreira.

Muitos especialistas atribuem a gestão de carreira à um processo pelo qual as pessoas desenvolvem, implementam e monitoram metas e estratégias de carreira, demonstrando a importância da continuidade desse processo ao longo do tempo.

Um profissional com competitividade no mercado de trabalho é aquele que consegue criar e manter a empregabilidade. Muitas pessoas tem dificuldade de realizar essa gestão e para isso existem os gestores de carreira, muitas vezes, erroneamente definidos como uma agência de emprego.

Gerenciar carreira vai muito além de alocar um funcionário em uma empresa. Gestor de carreira é o profissional de alinha e promove o desenvolvimento de pessoas no mundo organizacional.

Desta forma tem um papel fundamental de promover ao indivíduo um direcionamento de carreira, dando oportunidade para que este possa descobrir seu perfil além de apresentar soluções inovadoras para a melhoria contínua de suas competências, desenvolvendo assim sua empregabilidade.

Por um lado o desemprego é uma realidade que assombra os brasileiros, porém temos também uma vasta lista de empresas procurando profissionais em sites de agências de empregos, linkedin entre outros, e o que irá colocar as pessoas nas respectivas vagas é o gerenciamento correto de sua carreira profissional.

Fábio Botteon

Deixe seu comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.