Arbache Indica Empreendedorismo e Inovação

Como atrair e manter funcionários na era digital

É consenso no mercado que um dos grandes desafios do mercado nos tempos atuais é conseguir atrair e manter os talentos dentro das companhias. A tecnologia e a alta escala de informações alteraram os interesses das novas gerações de trabalhadores.

Só para observarmos claramente esse movimento, podemos citar os trabalhos home office e os nômades digitais. Hoje, é muito fácil encontrar informações sobre outras culturas e consequentemente ser estimulado a conhecer esses lugares ao redor do mundo. O problema é que o trabalho formal, com local fixo e horário estipulado, é um obstáculo no caminho de quem sonha em se satisfazer viajando e conhecendo outras culturas.

Some isso à possibilidade do trabalho remoto, trazida e difundida pela internet e você terá novos perfis de profissionais. Com a tecnologia disponível no mundo, uma parte considerável dos trabalhos pode ser feitos remotamente. Essa facilidade e a possibilidade de prestar trabalhos pontuais a empresas diversas criou a cultura dos nômades digitais, que trabalham autonomamente como prestadores de serviço de qualquer lugar do mundo, para qualquer empresa do globo.

Esse é só um exemplo de como o mundo mudou e as relações trabalhistas evoluíram. O problema é que algumas empresas parecem não acompanhar as mudanças, criando resistência, o que causa o descontentamento dos profissionais e um turnover elevadíssimo.

E para te ajudar, trouxemos uma lista de mudanças pontuais que podem mudar a relação dos seus talentos com o trabalho e com a companhia. Veja:

Envolva os colaboradores em uma causa

As pessoas se engajam não em tarefas cotidianas, mas em uma causa. Por isso, é importante compartilhar com os funcionários uma visão de futuro, estabelecendo os desafios de cada um para que ela seja alcançada.

Desenvolva os talentos

Cabe ao gestor criar um ambiente propício para que os funcionários talentosos se sintam motivados a explorar seu potencial.

Multiplique a competência

Aproxime os profissionais com potencial daqueles que já apresentam um bom desempenho. A evolução é um dos objetivos das novas gerações.

Além dessas pequenas mudanças, é importante investir em treinamentos e na seleção dos talentos. Com o uso da inteligência artificial já é possível encontrar os profissionais com o perfil ideal para sua empresa, bem como treinar seus colaboradores para desenvolverem seus pontos fracos.

Essa é uma das funções do Mobi, uma plataforma gamificada, aliada com a inteligência artificial, para engajar, selecionar e reduzir o turnover dos colaboradores.