Empreendedorismo e Inovação Sustentabilidade

Coletânea Sobre Práticas Sustentáveis Nas Empresas Brasileiras

Segundo livro da coletânea, Projetos Sustentáveis: Estudos e Práticas Brasileiras II traz para o mercado editorial o que há de mais atual sobre os projetos de sustentabilidade ética, social e ambiental nacional.

 Discutir e preparar as empresas para a temática que envolve projetos sustentáveis têm sido essencial para as instituições brasileiras. Isto porque o assunto atualmente envolve muito mais que estratégias de marketing, mas sim requisitos necessários para ampliar a lucratividade, preceito de qualquer empresa no mercado.

Atualmente os projetos de sustentabilidade são regidos por três pilares, a responsabilidade ética, social e ambiental. Este é o propósito do livro “Projetos Sustentáveis: Estudos e Práticas Brasileiras II”. Sendo o segundo título da coleção, o material foi organizado pela consultora empresarial, Profa. Dra. Ana Paula Arbache, especialista no assunto, em conjunto com diversos autores reconhecidos pelo trabalho de pesquisa e desenvolvimento de projetos relacionados à sustentabilidade e alunos de MBA de Gerenciamento de Projetos da FGV.

“Sustentada pelos conceitos teóricos desenvolvidos no primeiro livro Projetos Sustentáveis: estudos e práticas brasileiras, a presente obra traz, ainda, um diálogo fértil entre profissionais que atuam em empresas, ONGs e ambiente acadêmico. O livro é uma iniciativa pertinente e necessária. Realizar uma coletânea de experiências reunindo os temas Sustentabilidade e Gerenciamento de Projetos não poderia ser mais oportuno. O primeiro livro iniciou a discussão, que é aquecida aqui pela presença de profissionais renomados e atuantes em diferentes segmentos  – Nestlé, Mapfre, FGV, Instituto Ipê”, afirma a Profa. Dra. Ana Paula Arbache.

Entre os temas abordados na publicação destacam-se: Projetos sustentáveis em uma multiplicidade de cenários/negócios, organizações não-governamentais e acadêmicos: quais os limites e contribuições?; Equipes de projetos – integração das Gerações BB, X, Y e Z nas nove áreas de conhecimento do Guia PMBOK; O monitoramento e controle do escopo em projeto de construção e montagem eletromecânica no segmento de biocombustíveis considerando a aplicação da metodologia PMBOK 2008; Análise de risco na implementação de um sistema de recarga para veículos elétricos; Smart Grid – a rede elétrica sustentável; Aplicação do gerenciamento de risco na prevenção e redução de impactos nos desastres naturais.

A finalidade desta publicação é apresentar casos de sucesso que sirvam de subsídio para empresas nacionais de todos os portes que desejam implantar ações relacionadas à sustentabilidade, contribuindo com cada etapa do processo, inclusive para a formação de líderes competentes nos quesitos ambiental, social e ético. Isto é claro sem deixar de lado o  principal objetivo das empresas no mercado: a lucratividade.

Ana Paula Arbache

Ana Paula Arbache

Pós-doutora em Educação pela PUC/SP. Doutora em Educação pela PUC-SP. Mestre em Educação pela UFRJ. Certificada pelo Massachusetts Institute of Technology/MIT- Challenges of Leadership in Teams (2015), Leading Innovative Teams (2018). Docente dos cursos de MBA e Pós MBA da Fundação Getúlio Vargas. Orientadora e avaliadora de trabalhos de pós-graduação. Sócia Diretora da Arbache Innovtions, responsável pelas ações de Gestão de Pessoas, Liderança, Governança Corporativa, Sustentabilidade Ética, Social e Ambiental e Elaboração e Aplicação Jogos de Negócios. Pesquisadora e autora das obras: A Educação de Jovens e Adultos Numa Perspectiva Multicultural Crítica (2001), Projetos Sustentáveis Estudos e Práticas Brasileiras (2010), Projetos Sustentáveis: Estudos e Práticas Brasileiras II (2011), Sustentabilidade Empresarial no Brasil: Cenários e Projetos (2012), A crise e o impacto na carreira (2015), O RH Transformando a Gestão – Org. (2018). Certificação em Coaching e Mentoring de Carreira para Executivos. Mentora do Capítulo PMI/SP. Curadora e Colunista do blog arbache.com/blog e Página Mundo Melhor de Empoderamento Feminino Arbache innovations. Fundadora do Coletivo HubMulheres. Palestrante em encontros nacionais e internacionais.

Deixe seu comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.